No mês de abril a galeria de arte LOGO funciona como um portal para duas dimensões singulares, mas ambas graficamente explosivas e dinâmicas: a arte de Emerson Pingarilho e de Adriano Cinelli. Do angular, afiado e agressivo, ao orgânico, macio e derretido.
- São Paulo - Na sala 1 da galeria, Emerson Pingarilho apresenta telas e serigrafias em grande formato inéditas em sua mostra "ZÆON". Nascido no sul do Brasil, mas criado em Manaus, Pingarilho desenvolve seu trabalho a partir de experiências entre a metrópole e a floresta, usando os mitos amazônicos e a Antropofagia como força visual do seu imaginário. Procurando explorar o abstracionismo dentro da pintura pictórica, desenvolve o conceito de "Metagrafismo" para explorar seus próprios métodos de investigação visual, inspirado em culturas tribais, na camuflagem militar razzle-dazzle, no geometrismo da alquimia, do barroco baiano, do gótico europeu e da indumentária carnavalesca. As imagens de suas pinturas são influenciadas pelo grafismo indígena, pinturas corporais gráficas, insígnias simbólicas e pela cultura Amazônica. Para sua exposição na LOGO, além dos trabalhos em suportes tradicionais, aproveita estruturas visuais inspiradas em Paradas (Parade Propaganda), através de bandeiras, vídeos e uma performance.
Na sala 2, a LOGO apresenta "Mapeamento Gráfico Aleatório", a primeira individual em São Paulo de Adriano Cinelli, mais conhecido pelo pseudônimo Onio. Artista gráfico e pioneiro da arte de rua na cidade de Brasília, desde 1999 carrega latas de spray dentro da mochila. As novas pinturas, desenhos e instalação de Onio configuram um emaranhado de linhas que remetem a tubulações orgânicas, aglomerações urbanas e maquinários impossíveis, resultados de um processo de pintura ou desenho obsessivo que o artista denomina "infinitografia". Ele explora uma grande variedade de cores para preencher contornos abstratos ou figurativos, lidando principalmente com a iconografia inocente do graffiti que foi "pasteurizada" por jogos de video game dos anos 80 e 90, por desenhos animados e produtos de consumo. Suas experiências e intervenções na cidade, como grafiteiro que segue a tradição de escrever seu nome na parede com spray, foram destiladas em sua pintura no atelier, realizada com pincel sobre tela, em outro ritmo e densidade.
.[ZÆON - Emerson Pingarilho |Mapeamento Gráfico Aleatório - Adriano Cinelli (Onio), com visitação de 31 de março a 28 de abril de terça a sábado, das 11h às 19h, na galeria LOGO,Rua Artur de Azevedo, 401,Jardim Paulista,São Paulo, Brasil. Telefone(+55 11 )3062 -2381 | www.galerialogo.com ].
Fonte: Portal Fator