Matéria |
- Belo Horizonte/MG - A mestra vai encantar BH outra vez. Dona Izabel Mendes da Cunha, que se tornou conhecida pelas belas bonecas de barro que inventou em Santana do Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, ganha exposição na Galeria GTO do Sesc Palladium. Sua obra se destaca entre os artistas populares, muitos deles discípulos da escola criada por essa mineira que trouxe novo olhar para a cerâmica popular.
Dona Izabel, de 88 anos, mora no Vale de Jequitinhonha e tem admiradores espalhados pelo mundo. Deixou a primeira-dama norte americana Michelle Obama deslumbrada ao deparar com uma de suas noivas de barro, em mostra no Palácio do Planalto, em março de 2011.
Até 24 de fevereiro, a exposição Dona Izabel e outros contemporâneos ficará em cartaz em BH. Além de peças da escultora, serão mostradas obras dos artistas plásticos Erli Fantini, Yara Tupynambá, Bruno Amarante, Juliana Capibaribe, Lucas Dupin e Adel Souki, que remetem às lições da homenageada. Em fevereiro, seminário discutirá o diálogo entre a arte popular e o saber erudito.
DONA IZABEL E OUTROS CONTEMPORÂNEOS Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium. Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, (31) 3279-1500. Terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Até 24 de fevereiro.
Fonte: O Estado de Minas |