O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) realiza a 1ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art, com a participação de 64 artistas nacionais e nacionais cujos trabalhos são dedicados à arte urbana.
Durante todo o evento, que vai até outubro, o público poderá apreciar os artistas pintando ao vivo; assistir ao Ciclo Graffiti Fine Art, com os principais filmes que influenciaram e ajudaram a difundir a cena do graffiti; além de participar das mesas de debates com profissionais, artistas e intelectuais de distintas áreas: teoria da arte, ONG´s, mercado da arte, urbanismo e arquitetura.
Além de ocupar as paredes do salão principal com murais, os artistas também apresentam telas (caso da dupla Osgemeos) e esculturas (como Alex Hornest) na parte externa do museu. Durante o evento, obras de nomes consagrados do porte de Rui Amaral, Titi Freak, John Howard e Zezão dividem espaço com jovens artistas como Vito - A Firma e Tikka. Destaque também para a participação de Chivitz, colaborador da MTV Brasil, e Pato, que recentemente tem exposto seus trabalhos em diversas galerias no exterior.
Com um estilo particular, associado ao hip hop e aos jovens dos bairros pobres da cidade, e com um procedimento transgressivo, não autorizado, o Graffiti surgiu em Nova York na década de 70 e de lá pra cá se espalhou por todo o planeta. Esta Bienal pretende chamar a atenção da sociedade para o fato de que a arte das ruas das grandes metrópoles tem tanto valor quanto aquela valorizada em grandes museus, colocando o Brasil como referência inescapável para quem se debruça sobre a arte de hoje.
Detalhes
1ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art
Até 03 de outubro
Entrada Franca
Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)
Avenida Europa, 218, São Paulo
Informações: (11) 2594-2601
Fonte:Opperaa