Descrição Jazz
Título Henri Matisse
História da Arte Jazz / Henri Matisse PUBLICAÇÃO: Arcueil : Anthese, 2005 DESCR. FÍSICA: 146, [9] p., [20] f. il. : il., estampas color. ; 41 cm NOTAS: Fac-símile do exemplar nº 169 da edição original do livro Jazz de Henri Matisse, de Tériade Éditeur, Paris, 1947 ISBN: 2-912257-24-7 COTA: E-P 156 res "Não basta pôr cores, por muito belas que sejam, umas ao pé das outras, é preciso ainda que essas cores actuem umas sobre as outras. Senão é pura cacofonia. Jazz é um ritmo e uma significação". Estas considerações de Henri Matisse sobre as combinações cromáticas foram recolhidas em 1952, exactamente dois anos antes do seu falecimento, e surgiram a propósito do livro que, em 30 de Setembro de 1947, tinha sido publicado pelas edições Verve e a que o artista tinha dado o nome de Jazz. Matisse tinha então percorrido um longo percurso artístico desde o dia em que, em 1889, decidiu abandonar a sua carreira profissional de solicitador e partiu para Paris para estudar pintura. O processo da produção de Jazz iniciou-se em 1943, quando Henri Matisse convalescia de uma grave intervenção cirúrgica que o deixou fisicamente muito debilitado. Obrigado a passar longos períodos na cama, Matisse - na altura já com 72 anos - dedicou-se ao desenho. Durante 1941 e 1942 produziu cerca de 158 desenhos e ilustrou várias obras literárias, entre as quais as Cartas portuguesas escritas pela freira de Beja. Em Jazz, Matisse conseguiu de forma admirável a combinação perfeita entre o desenho e a pintura, ao utilizar, como processo criativo, colagens feitas com papeis recortados previamente coloridos. "Desenhar com a tesoura", foi como o designou. Não era a primeira vez que utilizava as colagens, mas nas 20 composições que constituem Jazz, Matisse foi mais longe. Durante dois anos de trabalho foi experimentando formas e cores, utilizando folhas de papel que coloria, com vivas e brilhantes cores de guache, e recortava até atingir o resultado que pretendia. Contou desde o início com o apoio cúmplice e entusiástico do editor de origem grega Tériade (1897-1983). Tériade foi um dos mais importantes editores de arte dos anos entre 1930 e 1960 - editor, por exemplo, das revistas Minotaure e Verve -, e tinha já colaborado com Matisse em diversos outros projectos que envolviam imagem e texto. No caso de Jazz, Tériade considerava-o como um exemplo do que poderia ser um livro iluminado moderno e fez todos os esforços para que o processo de impressão não adulterasse as brilhantes cores de Matisse. O resultado final foi a impressão, em stencilling, de uma tiragem de 250 exemplares que conseguiu reproduzir com bastante fidelidade o trabalho original. Jazz tinha também diversos textos escritos à mão por Matisse, que afirmava na introdução considerá-los apenas como uma forma para melhor apresentar os seus papéis recortados e acompanhar as suas composições cromáticas. Este livro teve um enorme sucesso na época e foi muito justamente considerado como uma das obras mais importantes de Henri Matisse. Os exemplares da edição original são hoje muito raros e valiosos. A Biblioteca de Arte possui no seu fundo documental a edição facsimilidada realizada em 2005, que foi também ela numerada e restrita.
Data 07/02/2007
Fonte biblarte

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