Descrição O Estilo
Título Maneirismo
História da Arte ESTILO - MANEIRISMO . maneirismo03.jpg (14915 bytes) maneirismo03a.jpg (10899 bytes) . *O ideal de clareza e equilíbrio do Renascimento é solapado bruscamente; *O desequilíbrio é marcado pela imitação exagerada e artificial das grandes fórmulas em voga; *É a exacerbação do Eu do humanismo, repleto de significados obscuros e dramáticos; *O manierismo, em geral gracioso, indicaria, sobretudo a preocupação de integrar a obra no ambiente. *Os arquitetos maneiristas cuidaram especialmente da fachada e da urbanística; *Alguns teóricos sustentam que foi uma ligação entre a Renascença e o Barroco; *Naquele período foi considerado por muitos uma arte pequena, sem valor genuíno; *A noção de equilíbrio é relativizada por essa arte mais turbulenta e insólita; *Floresceu entre 1525 até mais ou menos 1600, entre o renascimento pleno e o barroco; *Tal como acontecerá no Rococó posteriormente, apresenta capricho nos detalhes e labirintos; *Semelhantemente ao Gótico do passado, prioriza as igrejas em planos longitudinais, isto é, mais longas que largas; buscava-se uma atmosfera de serena dignidade; *As naves são escuras, o acesso aos coros é com escadas em caracol, há guirlandas de frutas e flores nas construções civis; *As formas côncavo-convexas exageram os contrastes de luz e sombra; o interesse maior era pela realidade de todos os dias; *Quanto ao nome do novo tempo, uns o chamaram Renascimento Tardio, outros (os alemães, desde 1920) Manierismo; *Exemplo típico: Palácio do Tè, em Mantua; * Principais nomes: Paolo Veronese, Tintoretto, Andrea Palladio, Giorgio Vassari, Rosso Fiorentino, Giovanni di Bologna.
Data 06/02/2007
Fonte Marcel de Almeida Freitas

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