Descrição OVOS IMPERIAIS FABERGÉ
Título Peter Karl Fabergé (1846-1920)
História da Arte 846-1920) -------------------------------------------------------------------------------- Os Ovos Imperiais Fabergé têm cerca de 13 centímetros, são decorados com desenhos cheio de detalhes e crivados de pedras preciosas - todos foram criados para a família imperial russa. Os ovos podiam ser feitos de prata, ouro e cobre ou de pedras encontradas na região, como o quartzo, jade e lápis-lázuli. No século XIX, poucas cores eram utilizadas e a esmaltação translúcida era uma técnica muito valorizada. Mas, Fabergé criou mais 140 tonalidades. Sobre a base do ovo era feito um desenho, com a utilização de muitas pedras preciosas, principalmente diamantes. A Casa Fabergé está representada na França, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e no Brasil. A joalheria produz séries limitadas de ovos, em cristal "Saint Louis" vermelho, azul, verde ou translúcido, a lapidação reproduzindo o desenho dos originais do século XIX e início do século XX. Do lado esquerdo: exemplar Fabergé em cristal translúcido. No centro: exemplar que celebra a floração das macieiras. Do lado direito: exemplar em cristal Saint Louis azul. -------------------------------------------------------------------------------- História A Páscoa é a mais importante festa do calendário da Igreja Ortodoxa Russa - a tradição "pede" troca de ovos de galinha decorados (como símbolo de esperança e vida renovada) e três beijos na comemoração... Essa história de ovos decorados é bem antiga... Peter Karl Fabergé, nasceu em 18/05/1846... Filho de Gustav Fabergé, estudou na Inglaterra, França, Alemanha e Itália. Em 1870, com 24 anos, herdou o negócio de jóias que seu pai tinha estabelecido em 1842, em São Petersburgo, na atual Federação Russa, ganhando rapidamente reputação internacional por seu trabalho... Foi na Páscoa de 1885 que o czar Alexander III resolveu inovar... Ele encomendou para Fabergé, joalheiro oficial da corte imperial russa desde 1882, o presente para sua esposa, a czarina Maria Feodorovna. A partir de então, Fabergé passou a receber a encomenda de um novo presente a cada ano, com a condição de que a peça fosse única e contivesse, no seu interior, uma surpresa inesquecível para a Imperatriz. Com grande criatividade e talento técnico, Fabergé anualmente superava o desafio, buscando inspiração em fatos da vida do casal imperial. Os motivos se tornaram temáticos: cenas da história da Rússia, a inauguração da estrada de ferro que ligava Moscou à Sibéria e atos de bravura dos militares. Com base no luxo e a sofisticação da família imperial e às tradições religiosas da festa da Páscoa, Fabergé criou um pequeno ovo de ouro e pedras preciosas. O 1° Ovo Imperial Fabergé, presentes de Alexander III à sua esposa, Maria Feodorovna. Presentes de Alexander III à sua esposa, Imperatriz Maria Feodorovna: 1885 - "The First Imperial Egg" ou "The Hen Egg" (Fundação Victor Vekselberg). "O Primeiro Ovo Imperial" foi criado em honra ao Vigésimo Aniversário do Casamento de Alexander III e Maria Fedorovna, nascida Princesa Dagmar, da Dinamarca. Um comum ovo de galinha, lavrado em ouro e platina, gemas preciosas e esmalte. Dentro do ovo que se abre como uma caixa, contém uma galinha com olhos de rubi. 1886 - "Hen Egg with Sapphire Pendant" ou "The Second Egg" (Missing). "O Segundo Ovo", com 64 milímetros de comprimento, acolhe em seu interior uma coroa imperial em miniatura, trabalhada com diamantes e rubis, e um pingente de safira. 1887 - "Blue Serpent Clock Egg" (Coleção do Príncipe Rainier III de Mônaco) 1888 - "Cherub Egg with Chariot" (Missing) 1889 - "Necessaire Egg" (Missing) 1890 - "Danish Palaces Egg" (New Orleans Museum of Art: Matilda Geddings Gray Foundation Loan). O "Ovo dos Palácios Dinamarqueses" guarda em seu interior um biombo dobrável, com painéis pintados sobre madripérola, emoldurados em ouro colorido. Oito painés mostram palácios e residências na Dinamarca, onde a Imperatriz passou sua infância. 1891 - "Memory of Azov Egg" ou "The Azov Egg" (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo do Veleiro Azov" foi esculpido em peça sólida de jaspe heliуtrope, decorado com diamantes em estilo Luís XV (rococó). Dentro, réplica do veleiro Pamiat Azov, feito em ouro e platina, com janelas em pequenos diamantes, o qual descansa em uma placa de água-marinha, representando a água. 1892 - "Diamond Trellis Egg" (coleção privada anônima) 1893 - "The Caucasus Egg" (New Orleans Museum of Art: Matilda Geddings Gray Foundation Loan). O "Ovo do Cáucaso" representa vistas de minúsculas montanhas retratadas no Cáucaso, onde o grão-duque George, irmão mais jovem de Nicolau II, devido a sua saúde precária, gastou grande parte de sua vida. As miniaturas foram assinadas por Krijitski, são mostradas abrindo-se as 4 portas circundadas de pérolas e, cada uma delas comporta um numeral do ano em diamantes. 1894 - "Renaissance Egg" ou "The Egg of 1894" (Fundação Victor Vekselberg). O "Ovo do Renascimento" foi esculpido em bloco de ágata leitosa, como porta-jóias montado horizontalmente sobre base de ouro esmaltado (padrão linear no Renascimento), com ouro, diamante, esmeralda, lápis-lazuli e rubi. Este ovo foi o último presente que Alexander deu à sua esposa. Foi esculpido por Le Roy, agora localizado em Dresden, Alemanha. Não é conhecido o que há dentro do ovo (the nature of the surprise it contained is unknown). -------------------------------------------------------------------------------- Os 3 Ovos Imperiais Fabergé abaixo, parcialmente não identificados, pois eu não sei de quando são... Entre 1885 e 1890 - "Ovo da Ressurreição" (The Resurrection Egg). Feito em rocha de cristal transparente, com desenho inspirado na Renascença. Dentro, cena da Ressurreição representa Cristo ascendendo da tumba. É o único ovo com direta referência à Sagrada Páscoa. Entre 1885 e 1890 ou entre 1890 e 1894 - "Ovo do Coelho" (The Rabit Egg). Em 3 cores de ouro e safira azul esmaltada, no topo uma coroa imperial com safiras e diamantes. Dentro, figura em ágata de um coelho com olhos de rubi. 1914 (mãe) - "Ovo de Catarina, a Grande". Criado por Henrik Wingstrцm - último artesão de Fabergé. Vassily Zuiev pintou o monocromo em esmalte rosa, um painel com cenas em miniatura alegórica das artes e ciências do artista francês François Boucher. De acordo com uma carta de Maria Feodorovna para sua irmã, a rainha Alexandra da Inglaterra, a surpresa neste ovo foi uma liteira mecânica carregada por dois negros, com Catarina, a Grande, sentada nela (até hoje acha-se desaparecida). -------------------------------------------------------------------------------- Os ovos Fabergé passaram a ser cobiçados por toda a corte. Desde o czar Alexander III até a sua morte e, posteriormente, por seu filho Nicolau II que presenteou a czarina com novas criações... Dez anos mais tarde, em outubro de 1894, com a morte súbita de Alexander III, aconteceram o casamento de seu herdeiro com a princesa alemã Alix de Hessen-Darmstadt e sua coroação, como Nicolau II.

Convicto adepto dos rituais, o novo Czar decidiu levar adiante o presente anual encomendando um ovo para sua mãe e um segundo, para a esposa, batizada na Catedral de São Fedor, com o nome de Alexandra Feodorovna. Parece que apenas seis Ovos Imperiais Fabergé são automatizados (mecânicos)... Abaixo, presentes de Nicolau II à sua esposa, czarina Alexandra Feodorovna, e à sua mãe viúva, a Imperatriz Maria Feodorovna, em ordem cronológica. Nota: Muitos eu não tenho a imagem ilustrativa... 1895 - "Twelve Monograms Egg", mãe (The Hillwood Museum, Washington, D.C.). O "Ovo dos Doze Monogramas" têm fileiras de diamantes que dividem o ovo em 12 painéis. A cifra coroada de Alexander III e Maria Feodorovna, assentada em diamantes, abastece ainda uma simples e elegante decoração em contraste ao esmalte azul escuro. 1895 - "Rosebud Egg", esposa (Fundação Victor Vekselberg). O "Ovo Botão de Rosa" tem a miniatura de Nicolau II no alto do ovo e o ano, em diamante, na parte inferior, também a flecha do Cupido em diamantes. Dentro, um botão de rosa amarela (símbolo de amor entre o casal), que por sua vez, ao ser girado, revela duas surpresas: uma miniatura da coroa imperial e um ovo de rubi como pingente?. was also a reminder de seu país de origem, a Alemanha, where the a rosa de ouro amarelo is the most prized color. Dentro do botão uma coroa imperial de diamantes, representando a nova vida de Alexandra como Imperatriz da Rússia. 1896 - "Revolving Miniatures Egg" (Virginia Museum of Fine Arts, Richmond) 1896 - "Alexander III Egg" (Missing) 1897 - "Mauve Enamel Egg" (Missing) 1897 - "Coronation Egg", esposa (Fundação Victor Vekselberg). Em 9 de maio de 1896, Nicolau e Alexandra foram coroados na Catedral Uspenski, em Moscou. A carruagem original foi usada pela bisavó de Nicolau, Catarina, a Grande, em 1793. O "Ovo da Coroação" foi concebido em diamantes, rubis, platina, ouro e cristal de rocha. A surpresa no interior deste ovo é a exata réplica da carruagem imperial que transportou a czarina pelas ruas de Moscou. Uma placa de diamantes e ouro traz inscrito o ano. A carruagem é encimada pela coroa imperial em diamantes rosa e seis águias de duas cabeças; equipada com janelas esculpidas em cristal de rocha e descansos em platina; em cada porta uma águia imperial em diamantes. 1898 - "Lilies of the Valley Egg", mãe (Fundação Victor Vekselberg). O "Ovo dos Lírios do Campo", de estilo "art-nouveau", abriga um trio de retratos em miniatura de Nicolau II em uniforme militar e das suas primeiras filhas Olga e Tatiana (pintados por Johannes Zehngraf). O pink e o lírio foram, respectivamente, a cor e a flor favoritas da imperatriz. Feito em translúcido pink-enameled treasure coberto com gold-stemmed flores feitas em pérolas, diamantes e rubis. Uma flor, quando turned, releases a geared mecânismo dentro to raise the fan of tiny miniatures from the top... 1898 - "Pelican Egg" ou "The Gold Pelican Egg", mãe (Virginia Museum of Fine Arts, Richmond). O "Ovo do Pelicano de Ouro" comemora o Centenário das Instituições de Caridade (fundadas principalmente para a educação de meninas), sob a proteção da Imperatriz da Rússia, este ovo em ouro está gravado com as datas comemorativas "1797-1897" e com motivos das Artes e das Ciências. Sobrepondo-o, a estrutura em diamante suporta um pelicano com filhote, em diamantes e esmalte branco opalescente, símbolo da maternidade, representando ainda as doutrinas da Crença Cristã, da Caridade e do Sacrifício. 1899 - "Bouquet of Lilies Clock Egg", esposa (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo Relógio Bouquet de Lírios" tem formato de relógio e mostrador giratório, colorido à quatro cores em ouro, ricamente ornado com diamantes. Assentado sobre uma plataforma de ônix decorada em ouro colorido, rosetas e o ano em diamantes. 1899 - "Pansy Egg" (coleção privada anônima) 1900 - "Cockerel Egg" ou "The Cuckoo Egg", mãe (Fundação Victor Vekselberg). O "Ovo Cuco", em estilo barroco, feito como relógio de mesa, quando um botão na parte detrás é pressionado, uma grade no alto se abre em cuco, surgi um galinho "cocoricando", emplumado com penas naturais, olhos de rubi, pernas em ouro, o bico e asas se movem até o cocoricó terminar, descendo outra vez para dentro do ovo. 1900 - "Trans-Siberian Railway Egg", esposa (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo da Ferrovia Transiberiana" mostra o mapa da Rússia gravado com a rota São Petersburgo à Vladivostok. Cada estação é marcada por uma pedra preciosa. A heráldica com a águia eleva-se da tampa, mostrando uma coroa. O ovo é suportado por três grifos Romanov, cada um brandindo uma espada e um escudo. A base é de ônix branco em forma de triângulo. Dentro, réplica do Expresso Transiberiano, com locomotiva em platina e ouro, e farol de rubi, os cinco carros são em ouro com as janelas de cristal de rocha, denominados: "Correio", "Somente para Senhoras", "Fumantes", "Não fumantes" e "Capela". 1901 - "Basket of Wild Flowers Egg" (Coleção Real, Rainha Elizabeth II) 1901 - "Gatchina Palace Egg", mãe (The Walters Art Museum, Baltimore, Maryland). O "Ovo do Palácio Gatchina", quando aberto, revela uma réplica em miniatura da principal residência da Imperatriz fora de São Petersburgo. 1902 - "Clover Egg", esposa (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo do Trevo" mostra folhas de trevo como símbolo do casamento feliz de Nicolau II e Alexandra Feodorovna. 1902 - "Empire Nephrite Egg" (Missing) 1903 - "Danish Jubilee Egg" (Missing) 1903 - "Peter the Great Egg", esposa (Virginia Museum of Fine Arts, Richmond). O "Ovo de Pedro, o Grande" marca o Bicentenário da Fundação de São Petersburgo. Executado em ouro, de extravagante estilo rococó, com ouro verde, diamante, safira e rubi. Aberto, um mecanismo levanta uma miniatura de Pedro, o Grande, cópia do monumento em Neva. 1904 - Unknown 1904 - Unknown 1905 - Unknown 1905 - Unknown 1906 - "Moscow Kremlin Egg", esposa (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo do Kremlin de Moscou" foi feito em ônix branco, no centro está a Catedral da Anunciação. O domo (cúpula) da catedral é feito em ouro polido. Através de uma das janelas da catedral, pode-se ver a pintura que mostra as decorações interiores. O modelo é uma espécie de caixa de música com uma chave de ouro para dar corda. 1906 - "Swan Egg" (Fundação Edouard e Maurice Sandoz, Suíça) 1907 - "Rose Trellis Egg" (The Walters Art Museum, Baltimore, Maryland) 1907 - "Cradle with Garlands Egg" (coleção privada anônima) 1908 - "Peacock Egg" (Fundação Edouard e Maurice Sandoz, Suíça) 1908 - "Alexander Palace Egg", esposa (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo do Palácio Alexander" mostra 5 camafeus das crianças, feitas em aquarela sobre um monograma de diamantes, e diamantes triangulares formando as iniciais A F (Alexandra Feodorovna). Dentro, a réplica do palácio em Tsarskoe Selo e as datas de nascimento de cada filho. 1909 - "Standart Egg", esposa (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo do Iate Standart" foi feito em cristal montado horizontalmente sobre ursos de ouro. Dentro, a réplica em ouro do iate descansa sobre uma base oval de cristal de rocha, representando o mar. 1909 - "Alexander II Commemorative Egg" (Missing)? 1910 - "Alexander III Equestrian Egg", mãe (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo de Alexander III" foi esculpido em rocha de cristal, com diamante e platina. 1910 - "Colonnade Egg" (Coleção Real, Rainha Elizabeth II) 1911 - "Bay Tree Egg" ou "The Orange Tree Egg", mãe (Fundação Victor Vekselberg). O "Ovo da Laranjeira" mostra um pássaro mecânico que emerge cantando quando a "laranjeira" é girada. 1911 - "Fifteenth Anniversary Egg", esposa (Fundação Victor Vekselberg). O "Ovo do 15° Aniversário" comemora a subida ao trono do czar Nicolau II e está decorado com miniaturas pintadas por Vassily Zuiev, representando o casal imperial, seus filhos e os maiores eventos da saga e história dos Romanov. 1912 - "Czarevich Egg" (Virginia Museum of Fine Arts, Richmond) 1912 - "Napoleonic Egg" ou "The Napoleon Egg", mãe (New Orleans Museum of Art: Matilda Geddings Gray Foundation Loan). O "Ovo de Napoleão" guarda uma série de molduras em miniatura (pintadas por Vassily Zuiev) celebra a vitória do príncipe Kutuzov - centenário da vitória da Rússia sobre os exércitos de Napoleão, em 1812. 1913 - "Winter Egg" (coleção privada anônima) 1913 - "Romanov Tercentenary Egg" ou "The Romanov Egg", esposa (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo dos Romanov" tem 8 retratos em miniatura dos czares Romanov. Dentro, um globo terrestre (rotativo) de aço e esmalte azul escuro mostra os territórios da Rússia em 1613 e 1913, representados em ouro. 1914 - "Grisaille Egg" (The Hillwood Museum, Washington, D.C.) 1914 - "Mosaic Egg" (Coleção Real, Rainha Elizabeth II) 1915 - "Red Cross Egg with Imperial Portraits", esposa (Virginia Museum of Fine Arts, Richmond). O "Ovo da Cruz Vermelha" foi feito em esmalte branco, com uma cruz vermelha. Dentro, pequenos ícones com a pintura da grã-duquesa Tatiana, como enfermeira. 1915 - "Red Cross Egg with Triptych" (The Cleveland Museum of Art) 1916 - "Steel Military Egg", esposa (Museu Tesouros do Kremlin, Moscou). O "Ovo Militar de Aço" Com desenho superposto por uma coroa de ouro, descansa sobre quatro projéteis de Artilharia. Mostra imagem de Jorge, o Conquistador. Dentro, um cavalete em esmalte ouro e branco ostenta o emblema da Ordem de São Jorge, e suporta a pintura em miniatura feita em marfim por Vassily Zuiev, representando o czar Nicolau II e seu filho na frente de batalha. 1916 - "Order of St. George Egg", mãe (Fundação Victor Vekselberg). O "Ovo Ordem de São Jorge" foi feito em prata e esmalte, no lugar de ouro e diamantes, para homenagear Nicolau II pela bravura frente ao exército russo, durante a Primeira Guerra Mundial... Away from St. Petersburg supervisionando as atividades da Cruz Vermelha no sul, ela escreveu para seu filho wrote to her son: "I thank you with all my heart for your lovely Egg, which dear old Faberge brought himself. It is beautiful. I wish you, my darling Nickya, all the best things and success in everything. Your fondly loving old Mama." The Order of St. George Egg had been delivered to Maria in the Crimea. Ela nunca retornou à São Petersburgo, and when she was finally evacuated on a British cruiser, she carried it with her. It was the egg she held most dear. -------------------------------------------------------------------------------- Continuando a história... Na Exposição Internacional de Paris, em 1900, os ovos foram mostrados ao público pela primeira vez. O juri, extasiado, distribuiu prêmios e honras. A concepção criativa e a opulência na confecção ajudaram a difundir a fama das jóias Fabergé por toda a Europa. A peça criada em 1900 (foto abaixo), contornada por diamantes, imita uma pinha. A partir de 1906, a joalheria ampliou seus negócios e surgiram ateliers, supervisionados pelo próprio Fabergé, em Kiev, Moscou e Londres. Ali se produziam aparelhos de jantar e chá, objetos de decoração e objetos de uso pessoal: relógios, cigarreiras e isqueiros. Nicolau gostava da pompa e dos rituais da vida militar, mas quando devia mostrar aptidão para seu papel histórico mostrava vacilação e suas atitudes contraditórias colaboraram para que uma firme oposição se desenvolvesse. A família real se manteve ilhada na esfera doméstica, onde as decisões a serem tomadas eram bem mais simples. Fabergé pesquisava os interesses dos Romanov, transformando os feitos importantes de suas vidas em presentes de Páscoa, para agradar e surpreender. A cada ano os ovos da Páscoa Imperial ficavam mais extravagantes. Segundo o expert Géza von Habsburg "até hoje são o topo supremo, o apogeu do artesanato em jóias". A Primeira Guerra Mundial forçou a utilização - com mais frequência - de materiais semipreciosos. Naquele instante, a já indisfarável impopularidade do Czar foi congelada pela união em defesa da Rússia, mas a caótica administração e as condições econômicas catastróficas tornaram impossível o esforço de guerra que Nicolau II comandava. Greves e boicotes, com multidões em busca de alimentos começaram a explodir em Moscou e São Petesburgo e até as tropas imperiais se juntaram ao povo descontente. Os movimentos sociais, que culminaram na Revolução Russa, fizeram com que Fabergé decidisse pelo fechamento de seu atelier em 1916. Sem o apoio da aristocracia, em 15 de Março de 1917, Nicolau abdicou. No dia seguinte, um decreto do novo governo ordenou a prisão do Czar e de sua família, que foram enviados à Sibéria. Em 17 de julho de 1918, Nicolau, Alexandra e seus cinco filhos foram executados. Na fotografia da Stills e no selo de 1998 (com vinheta que retrata uma pintura), podemos ver a família imperial: o Imperador Nicolau II (último Czar da Rússia), junto com a esposa, a Imperatriz Alexandra Féodorovna, e seus cinco filhos, as Grã-duquesas Olga (03/11/1895), Tatiana (29/05/1897), Maria (30/06/1899), Anastácia (05/06/1901) e, o Grão-duque, Alexei (30/07/1904) - em alguns sites chamado de Alexia ou Alexis. Da família apenas a rainha mãe, Imperatriz Maria Fedorovna, escapou da fúria assassina. Ao fugir para a Inglaterra, a bordo do navio Marlborough, levou o ovo da Ordem de São Jorge, o último que recebeu de seu filho. Logo após a revolução, os bens dos Romanov foram confiscados pelos bolcheviques. A maioria dos Ovos Fabergé foi inventariada, empacotada e enviada ao Kremlin. Muitos desapareceram durante a pilhagem ocorrida nos palácios... Ligados à decadência do Império Russo, os Ovos Fabergé tiveram seus preços, inicialmente, desvalorizados... O filho de Fabergé, Agathon, foi preso pelos revolucionários, mas conseguiu negociar uma anistia para avaliar as jóias e pedras preciosas confiscadas. Com a Revolução Russa e a intolerância do novo regime para os objetos de luxuria, Fabergé mudou-se para Suíça. Exilado na cidade de Lausanne, Peter Karl Fabergé morreu em 1920. O fim do império e o advento do regime comunista não significou o final da lenda, da mística dos ovos Fabergé... Ao contrário, agregando a aura da tragédia, estes pequenos tesouros passaram a ser disputados por colecionadores do mundo todo, atingindo valores exorbitantes quando são leiloados no mercado internacional. De acordo com estimativas, entre 1884 e 1916, teriam sido confeccionados 56 ovos para a corte imperial. Até 1998, haviam sido localizados 44 destes exemplares... Conforme noticiado em 1992, um ovo imperial foi leiloado em Nova York por 3 milhões de dólares e, em 1994, um outro, na Suíça, por 5 milhões de dólares. Em 2002, o noticiário internacional dava conta que um ovo imperial foi arrematado em um leilão da casa Christies, por 9,6 milhões de dólares. Mas, o mais caro de que se tem notícia, traz a figura da carruagem em que a mulher do czar Nicolau II passeava por Moscou, o qual ultrapassou os 24 milhões de dólares, segunda a casa de leilão Sothebys. Atualmente, são cidadãos americanos os 5 maiores colecionadores das jóias e ovos Fabergé: Matilda Geddings Gray, Lillian Thomas Pratt, Marjorie Merriweather Post, India Early Minshall e Malcolm S. Forbes. Uma luxuriante exposição no Museu de Artes Decorativas em Paris, mostrou ao mundo, para fechar o século XX, toda a opulência da Russia dos Czares. Ainda hoje, a Casa Fabergé produz séries limitadas de ovos em cristal, com lapidação reproduzindo desenhos dos originais do século XIX e início do século XX. -------------------------------------------------------------------------------- Fontes: A&D Arte e Decoração, Lúcia Cristina de Barros | George Savage in Dictionary of Antiques http://www.brazilantiques.com.br/ | http://www.antiguidades.com.br/ Texto de Thereza Pires (therezapires@uol.com.br), de 8/4/2004, adaptado para Girafamania. http://mixbrasil.uol.com.br/cultura/especiais/faberge/faberge.asp# http://www.faberge.de/ http://gatchina3000.ru/eggs/index.htm

Data 16/11/2007
Fonte www.sergiosakall.com.br

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