História da Arte |
uado no norte do Irã. Entretanto, é também o nome do mais pesado (com relação à espessura do tapete) do atados é mais denso de todos o tapete persa.
Porque a densidade do nó varia entre 260.000 a 420.000 nós por o m2, não é simplesmente possível conseguir um grau mais elevado de densidade usando este tipo grosso e denso de fio.
A habilidade do artesão de bater as fileiras dos nós até o estojo compacto do tapete é tão espantoso quanto uma prancha do carvalho. Isto significa que você nunca verá um tapete de Bidjar desgastado para fora com o uso normal - não importa quanto tempo exista.
Alguns dos melhores tapetes de Bidjar têm nomes tais como Gerus e Afshar (cidades de país) e Halvai (teste padrão "desenhos"). Os testes padrões encontrados nesses tapetes mais comuns são "herati" .
Os testes padrões são simétricos, geralmente com um medalhão sextavado no centro, envolvido por outros por 2 medalhões hexágonos.
Os beirais são decorados com rosettes e flores. A Rosa Bidjar, que é chamada também "o Farang dourado" foi produzida primeiramente no ano de 1800´s após uma ordem da França, que importava muitos tapetes de Bidjar.
Enquanto sugere o nome, o motivo principal compreende em rosas grandes, vermelhas.
Os tapetes de Bidjar oferecem uma riqueza das cores profundas, fortes, que torna o teste padrão poderoso. Uma cor característica é céu-azul pálido.
O malva da cor, que é um roxo pálido, é encontrado somente nos tapetes de Bidjar.
Os tapetes produzidos na província de Ardilan e das redondezas da cidade de Bidjar são também chamados Sarak por terem sua origem em Kurde. É um tipo de tapete tradicional, que agrada particularmente pela espessa e rara flor.
A sua cor de fundo é o marfim, vermelho ou o amarelo: às vezes empregam o típico pêlo de camelo sobre os suaves tons de marfim, compondo o colorido do desenho. Raramente chegam peças com fundo preto ou azul-escuro.
Eles não tem linhas específicas; os grupos de figuras com simetria, ocupando a metade do comprimento da peça; eles não apresentam contorno preto. A medida dos beirais tem sempre grande significação nos tapetes Bidjar. Dependendo da largura, o galão tem de 3 a 8 linhas, mas encontramos galões largos que tem apenas dois riscados principais. Eles se compõem de grandes rosetas, arabescos, galhos de floração, gavinhas e desenhos Herat. Os tapetes Bidjar apresentam laçadas muito finas que oscilam entre 1.500 até 2.600 nós gjordes por dm².
Pelo seu preço elevado, o tapete Bidjar foi mais ou menos abandonado para o uso. Esse preço alto é divido ao material que compõe a peça, que é de couro duro, e oferece segurança, tornando o tapete pesado.
Os tapetes Bidjar são considerados na maioria das vezes, tapetes de vila, porque a maioria são tecidos em vilas ao redor da cidade de Bidjar, e os que são tecidos dentro das casas dos artesões, são considerados melhores do que os que são tecidos em oficinas.
Os motivos padrões dos tapetes de Bidjar é uma combinação de curvilíneo e de desenhos geométricos.
As cores favoritas dos tecelões consistem no marfim, no vermelho da cereja, no marrom, no azul da luz, na cor-de-rosa, no amarelo, e em detalhes geralmente usa-se, o alaranjado, bege e marfim.
O nó (turco) simétrico é usado principalmente, embora o nó (persa) seja visto também.
Um dos desenhos mais comuns usados em tapetes Bidjar é o desenho herati.
Este desenho pode ser visto em ambos os lados do medalhão central.
O projeto da assinatura dos tapetes de Bidjar é o medalhão com desenho herati, que tem um medalhão hexágono dando uma forma muito grande geralmente como destaque.
|