Descrição Características, origens , curiosidades , conservação e muito mais
Título Tapetes
História da Arte Origens Índia Nepal China Turquia Paquistão Irã COMPOSIÇAO Na tecelagem de tapetes orientais são utilizados fibras naturais das quais salientamos as mais importantes: Lã,Seda,Algodão. Lã: A lã é o material mais usado na concepção dos tapetes orientais, devido à combinação dos seguintes factores: macio e fácil de trabalhar, durável, preço. Proveniente do pêlo das ovelhas pode apresentar cores diversas como o branco, castanho, amarelo, e cinzento. Geralmente as melhores qualidades de lã são provenientes de regiões de grande altitude como algumas montanhas do Cáucaso, e do Irão. Igualmente importantes na produção de lã de grande qualidade, estão os países da China, Austrália e Nova Zelândia. Seda: A seda natural é uma fibra proveniente dos casulos dos bichos da seda. Originária da China a seda passou também a ser cultivada no Irão, Índia e em alguns países da Ex-União Soviética. Actualmente as melhores qualidades de seda são provenientes da China, e de algumas regiões do Irão. As principais qualidades da seda são atribuídas à extrema finura da fibra aliada à sua resistência, que são aproveitadas pelos artesãos para a produção de belíssimos tapetes com densidades elevadíssimas de nós. Devido ao diâmetro da fibra ser muito pequeno, os tapetes de seda natural requerem maiores cuidados de manutenção, sendo geralmente pendurados em paredes como motivo de decoração, ou no chão de preferência em locais da casa com pouco movimento. Algodão: O algodão é essencialmente utilizado na estrutura dos tapetes. CORES Na concepção de uma obra de arte, a cor é um dos elementos mais importantes para a sua beleza final. Nos tapetes podemos identificar duas cores predominantes, que são as cores do fundo e as cores da barra. As cores também são um factor muito importante para determinar a origem dos tapetes, visto que de região para região as cores predominantes variam bem como o uso de diferentes tipos de tintos alteram significativamente o produto final. Cores de fundo: Esta é a cor dominante no fundo de um tapete. Em alguns casos a cor do fundo e da barra são iguais. Os tapetes orientais utilizam diferentes motivos com variadas cores, os quais assentam num fundo com uma cor sólida. As cores mais utilizadas são o Vermelho, Azul, Bege, e Amarelo. Cores da barra: Por vezes é complicado distinguir a cor predominante da barra, devido à existência de variados desenhos coloridos que se confundem facilmente com a cor predominante da barra. Se examinar com cuidado conseguirá descobrir a respectiva cor. As principais cores usadas nas barras são o Vermelho, Azul, Bege Amarelo e Verde. MEDIDAS Ao falar-se em medidas de tapetes, necessita-se de ter em conta a forma respectiva do tapete. A maioria dos tapetes feitos à mão são rectangulares, no entanto existem outras formas de tapetes como os passadeiras, redondos, ovais, quadrados, e variadas formas. 1 Pé = 12 Polegadas 1 Metro = 100 centímetros 1 Pé = 30 centímetros 1 Metro = 3.28 Pés Formas Rectangular: Os tapetes rectangulares são os mais comuns e existem numa grande variedade de amanhos. Passadeiras: As passadeiras são também muito comuns sendo tapetes rectangulares muito longos e estreitos. No actual mercado, as passadeiras apresentam medidas compreendidas entre 75 a 90 cm largura e 180 a 600 cm de comprimento sendo nalguns casos o seu comprimento superior. São usadas na cobertura de escadas, entradas, e corredores por isso existe também a denominação de Corredores. O uso de passadeiras em degraus de escada é uma prática comum na Europa. Até aproximadamente 70 anos atrás, as passadeiras eram usados em quartos decorados no Tipo Persa, e em salas de Estar. Redondos: No tapete redondo a largura e o comprimento são iguais entre si e por sua vez são iguais ao respectivo diâmetro do tapete, assim quando procuramos um tapete redondo 3x3, sabemos que ele apresenta um diâmetro de 3 metros. O tapete redondo mais antigo até hoje encontrado, é um tapete Mamluk datado do Sec.17 e fabricado no Egipto com desenhos geométricos complexos. Nos últimos 50 anos, os tapetes redondos ficaram mais populares no Irão, e são tecidos nas cidades de Tabriz, Esfahan, e Nain. O motivo geométrico da maioria dos tapetes redondos tende a ser o medalhão. Ovais: Os tapetes ovais são raros e o seu estilo foi originário da China e da França sendo actualmente populares no Irão. Não foi estabelecida uma norma standard de medidas para a sua forma, porém estes tapetes são medidos da mesma forma que os tapetes rectangulares. O diâmetro maior é considerado o comprimento, e o menor é considerado a largura. Quadrados: Tapetes quadrados são igualmente considerados raros. Como o nome implica têm a largura igual ao comprimento. Variadas formas: Por vezes, aparecem tapetes com formas hexagonais, octogonal ou até mesmo tapetes triangulares. NÓS A tapeçaria oriental com excepção dos Kelims, é realizada com base em nós. Existem dois tipos de nós predominantes, o nó simétrico (nó turco) e o nó assimétrico (nó persa). A densidade de um tapete, refere-se ao número de nós existentes num tapete num decímetro quadrado. Esta contagem de nós deve ser feita pelo avesso do tapete. Um factor muito importante no valor comercial dos tapetes, é precisamente a sua densidade, visto que quanto maior for a sua densidade maior será o tempo necessário ao seu fabrico. Para um artesão conseguir criar desenhos curvilíneos perfeitos terá de recorrer a uma maior densidade, pois quanto maior a densidade maior será o detalhe do desenho criado. A densidade média de um tapete oriental situa-se entre os 1600 e 16000 nós por decímetro quadrado. No entanto existem tapetes com mais de 16000 nós por decímetro quadrado sendo muito raros e o seu valor comercial muito elevado. Estes tapetes utilizam a seda natural sendo a sua estrutura também constituída por seda devido ao menor diâmetro desta fibra natural. É necessário uma grande dose de paciência e mestria para o fabrico dos tapetes orientais, pois cada nó é amarrado à tela pelas mãos do tecelão. Um tecelão experiente pode executar cerca de 400 nós Persas por hora, o que significa para construir um tapete de 2x3 Metros com uma densidade de 2000 nós por decímetro quadrado, levaria ao artesão 3000 horas de trabalho. DESENHOS Os desenhos são igualmente importantes como factor na compra de um tapete, pois definem o Tipo do tapete. Os desenhos são divididos em três categorias: Curvilíneos, Geométricos, Gravuras Os tapetes são catalogados pelas suas características mais dominantes, tomando como exemplo um tapete com desenhos de pessoas/animais (Gravuras) contendo também desenhos geométricos, não será catalogado pelos dois tipos de desenhos mas sim pelo tipo mais dominante que neste caso é do tipo Gravuras. Curvilíneos: Desenhos com linhas curvas são chamados Curvilíneos e podem ser vistos nos três tipos de fundos (Uniforme/Medalhões/Um só lado). A criação de curvas requer que a densidade (número de nós por superfície quadrada) do tapete seja elevada. Gravuras: Tapeçarias com gravuras representando pessoas e/ou animais, são geralmente baseadas em factos históricos ou em mitologia. Apesar de no Extremo Oriente, este tipo de tapeçaria não ser muito comum, alguns Nómadas como os Baluchi produzem ocasionalmente estes tapetes. No Irão, particularmente na Região de Kerman, Tabriz, e Kashan, ainda se produzem muitas destas obras de arte, bem como na China desde o início do Século 19. ESTRUTURA A estrutura de um tapete é composta por dois componentes: Urdidura e Trama. Urdidura: A urdidura é composta por fios verticais fixos que percorrem o tapete de cima a baixo. A urdidura é extremamente importante visto que é nela que os nós são amarrados. Aplicar a tensão correcta na urdidura é essencial para produzir um tapete sem rugas. As franjas são aplicadas nas extremidades para assegurar que os nós e a trama não se desenredem. Trama: A trama é composta por fios horizontais passados (tecidos) por entre a urdidura. Os fios da trama são adicionados à medida que uma fileira de nós é adicionada pelo artesão, e tem como objectivo fixá-los no respectivo lugar. Material: É comum utilizar-se o algodão na composição da trama e da urdidura, no entanto a lã e a seda podem ser igualmente utilizadas. FUNDOS Os fundos representam a forma como os desenhos ou objectos estão dispostos nos tapetes e os três principais tipos podem ser classificados em: uniformes, medalhões, um-lado. Uniforme: Neste tipo de fundo não existem desenhos dominantes e os motivos são uniformemente dispersos no tapete. Geralmente um motivo é repetido várias vezes no tapete, podendo estar ligados entre si. Afshan é um termo Persa que significa disperso, e é atribuído a tapetes cujos desenhos pertencem a este tipo de fundos. Nos fundos uniformes com desenhos repetitivos, um único motivo ou grupo de motivos, é repetido uniformemente pelo tapete. Nos repetitivos sem fim, a repetição não têm um fim visível, sendo os desenhos interrompidos pelas bordas do tapete. Algumas pessoas atribuem a este tipo de fundo o símbolo da eternidade. Os fundos uniformes em painel, são fundos divididos em secções. Um determinado motivo pode ser repetido em todos as secções, ou diferentes motivos podem ser repetidos em secções diferentes. Medalhões: Os fundos com medalhões são caracterizados pela presença de uma peça central designada por medalhão também designada por Toranj (termo Persa). Este tipo de fundo é o mais representativo das tapeçarias orientais, sendo apresentado em variadas formas como ovais, circulares, triangulares, octogonal, hexagonal e em forma de estrela. Um só lado: Estes tapetes tem a particularidade de só poderem ser correctamente vistos numa determinada posição, tal como acontece numa fotografia ou quadro. Os tapetes de oração e os tapetes com gravuras pertencem a esta categoria. O desenho mais comum nos tapetes de oração é representado pelo Mihrab. IDADE Existem três classificações para a idade de um tapete: antigos, semi-antigos e contemporâneos. Antigo: Tapetes com mais de 60 anos de idade. Semi-antigo: Tapetes entre os 25 e os 60 anos de idade. Contemporâneo: Tapetes com menos de 25 anos de idade. ESTADO DE CONSERVAÇÃO O estado de conservação de um tapete é um factor importante na avaliação dos tapetes manuais, pois afecta directamente a sua beleza e como consequência o seu valor comercial. É necessário ter em conta que existem tapetes em mau estado de conservação, mas que possuem um grande valor comercial por serem peças raras. Existem actualmente três classificações respeitantes ao estado de conservação: Bom, Médio, Mau. Bom: Um tapete em bom estado apresenta uma forma em excelente estado, sem manchas ou buracos, sem desgaste, e sem sinais de reparações. Médio: Um tapete apresenta um estado médio quando apresenta sinais de desgaste, ou quando apresenta pequenas falhas derivadas ao rompimento de nós ou franja. Mau: Um tapete apresenta um mau estado de conservação quando apresenta descolorações, manchas, vestígios de traças, rotura na estrutura do tapete, ou desgaste em grandes áreas do tapete. CORES Cores - Interpretação das cores: █ Amarelo Representa riqueza, poder e esperança █ Azul Celeste Na Pérsia significa paz █ Branco Na Pérsia, China e Índia representa o luto █ Grey Segredo e mistério █ Laranja Simboliza o amor humano █ Marron Representa a fertilidade █ Preto É o símbolo universal da tristeza, do maligno e do destrutivo █ Rosa ou Rosa Vivo Caracteriza a sabedoria divina █ Vermelho É alegria, vida e todas as qualidades apreciáveis █ Verde É a cor sagrada dos maometanos, corresponde à imortalidade MANUAL DE CONSERVAÇÃO Manual de Conservação Para conservar o seu tapete será muito importante saber fazer uma boa manutenção. Assim deverá: Aspirar diariamente, sempre ao correr do pêlo, e nunca bater o tapete Arejar o tapete frequentemente, para evitar as traças É aconselhável fazer um limpeza profunda anualmente, para evitar que a sujidade se entranhe. Este tipo de limpeza deve ser feito por pessoas qualificadas Para proceder à limpeza é necessário ter em atenção o tipo de fibra deste e seguir as instruções de lavagem especificadas na etiqueta Não deve submeter-se o tapete à luz ou calor intensos, para evitar o aparecimento de manchas. É recomendável rodar o tapete sobre si mesmo em cada seis meses e se possível não mantê-lo no mesmo local, principalmente se for muito movimentado Para a limpeza dos tapetes, quaisquer que sejam os materiais usados, nunca deverão ser usados detergentes com pH neutro, mais apropriados para este tipo de produto Para obter melhores resultados na limpeza, o tapete deve ser muito bem aspirado antes Quando lavar o pavimento, onde se encontra o tapete, deve ter o cuidado de o deixar secar devidamente, para evitar o aparecimento de bolores Quando precisar de o guardar, deverá enrolá-lo e juntar um produto anti-traça (ex: naftalina). Para cada tapete uma lavagem Nepal / Tibete em lã; Irão, Turcos, Paquistão e China em lã (tapetes nodados) Tapetes em lã industriais ou manuais, deverão ser lavados a seco, seguindo as instruções da etiqueta. Para manutenção dos tapetes, poderá limpar os tapetes com água tépida sem encharcá-los, utilizando um detergente para tapetes, com pH neutro. Aquando da secagem o tapete não deverá ser pisado. Tuft´s em lã ou polipropileno Este tipo de tapete não pode ser lavado a seco. Deverá ser lavado com máquina de injecção e aspiração ou lavagem superficial, à mão, com sabão ou detergente neutro. Mecânicos em lã ou polipropileno Este tipo de tapete pode ser lavado com água ou a seco, sem que para isso hajam grandes restrições. Apenas deverá ter em conta que não podem ser usados produtos como lixívia. Chenille de algodão A lavagem poderá ser feita, moderadamente, com água até a uma temperatura máx. de 60ºC, ou a seco. A secagem pode ser feita em tambor, mas com uma temperatura baixa. Tapetes de Arraiolos É aconselhável a lavagem a seco, tendo em conta os detergentes utilizados, e cuidado com a utilização de máquinas. Tapetes do Irão, Afeganistão e China em seda Este é um material resistente mas muito delicado. Deverá ser lavado a seco, tendo em atenção principalmente às máquinas utilizadas e à temperatura. A secagem não pode ser feita em tambor. Remoção de nódoas Se actuar de imediato, tem cerca de 90% de probabilidades de conseguir remover a nódoa. Para isso deverá seguir as seguintes etapas: 1º Actuar de imediato, retirando os sólidos ou absorvendo os líquidos com papel, esponja ou pano muito absorvente; 2º Trabalhar de fora para dentro, para restringir a nódoa; 3º Não molhar demasiado o tapete, pois pode danificá-lo e irremediavelmente; 4º Não esfregar o local da nódoa. Deve utilizar um detergente próprio para tapetes e com um pH neutro (Ver os nossos produtos Dr. Schutz). Recuperação dos tapetes A restauração dos tapetes não prejudica o valor ou aspecto da peça, se for efectuada por um bom profissional. No caso de necessitar, dirija-se ao ponto de venda, as nossas lojas prestam este tipo de serviço. Não se esqueça de: Seguir sempre as indicações das etiquetas Em caso de dúvida recorrer ao ponto de venda Utilizar os profissionais de limpeza recomendados pela lojas. Cuidados a ter com as peles: Evitar exposição solar directa e intensa. Evitar ambientes insalubres como locais húmidos ou com areia. Evitar limpar om esponjas abrasivas ou escovas de cerdas duras. Evitar equipamentos de limpeza a vapor. Evitar aspiradores com escovas de cerdas duras. Este tipo de tapete não é aconselhado para locais de uso intensivo. Limpeza: Em caso de derrame de cera quente de vela, espere que seque, de seguida coloque uma folha de papel sobre a mancha e passe com ferro sem vapor várias vezes até que a cera fique colada ao papel. Como Limpar o seu Tapete de Pele: Utilizando um pano seco. Com vassoura ou aspirador, escovando no sentido do pelo. Na ocorrência de derrame de líquidos deverá ser imediatamente absorvido com um pano seco, de seguida passar um pano ligeiramente húmido.
Data 14/01/2008
Fonte www.soraya.pt

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