História da Arte |
A art nouveau foi um movimento de arte que surgiu no
final do século XIX até as primeiras décadas do século XX.
Geralmente expresso na arquitetura, no desenho de
interiores, artesanatos,vidro, cerâmica, telas e ilustrações de
livros, seu elemento principal são as linhas curvas e ondulantes que sugerem movimento.
O têrmo "Art Nouveau" foi adotado na Inglaterra e Estados Unidos; na Alemanha se chamou "Jugendstil" (estilo jovem); na Áustria "Secesión"; na França, "le Style moderne"; na Espanha "Modernista". Os exemplos mais conhecidos são os cartazes franceses de Toulouse-Lautrec (1890) e os de Alphonse Mucha.
A art nouveau surgiu graças ao movimento Arts and Crafts, originário da Inglaterra, e que tinha como principal objetivo aproximar mais a arte das pessoas, já que as obras de arte se fabricavam massivamente com técnicas industriais. Logo, os principais postulantes deste movimento estavam inscritos no "Manifesto de Arts and Crafts" que implicou no nascimento oficial desta tendência..
Geralmente, os artistas usavam para suas criações motivos baseados na decoração das casas e em objetos fantasiosos, que manualmente adquiriam formas belas e baseadas em elementos da natureza como o movimento da água, o crescimento das flores, ou simplesmente a forma com que as cores se moviam com o sol.
A art nouveau ao redor do mundo
Surge na Bélgica, nas varandas das casas da cidade, nas pontes e edifícios. Na França, o estilo se viu em elegante Metro da cidade. Em Munique e Viena esta arte se aplicou nas ilustrações de livros e revistas, inspirados em um dos precursores da art nouveau: Gustav Klimt. Nos Estados Unidos surgiu a fama das luminárias Tiffany, criadas em vidro, o mesmo que se utiliza nos vitrais. Na Espanha, país do catalão Antonio Gaudí, que revolucionou a arquitetura hispânica com construções de línhas curvas e ondulantes.
A art nouveau decaiu em 1910 e foi substituída por outra tendência denominada Art Deco.
Características da Art Noveau:
* Conceito visual: Uso de flores e plantas para dar a idéia de movimento na natureza, em algumas ocasiões se utilizam insetos como mariposas e aranhas para dar mais dinâmica às formas.
* Uso da forma: Estilizadas e ondulantes, jamais línhas retas. Mulheres esguias, com os cabelos em movimento, "como simulando a ação do vento".
*A magia da cor: usam-se de preferência o contraste entre o preto e os tons pastéis. Utiliza-se o amarelo e o azul para acentuar as formas. Começa-se a introduzir a cor com força na arquitetura.
* Beleza funcional: a influência da revolução industrial estimulou as pessoas a ter este tipo de arte em sua casa, daí se derivando sua função decorativa.
Aplicações da art nouveau na arte visual
*Arquitetura: criam construções de grandes formatos, geralmente altas cuja característica mais forte é a ausência de linhas retas; até as janelas tem formas circulares.
*Pintura: Protótipos de mulheres altas e delgadas, geralmente mostradas en situações contemplativas. Estas mesmas ilustrações incorporam crianças em situações cotidianas e posteres de mulheres em cabarés.
*Decoração: as luminárias Tiffany, os vitrais e as inovadoras cortinas com formas ondulantes.
|