História da Arte |
Arte no Período Medieval
A ALTA IDADE MÉDIA NO OCIDENTE
Contexto:
1-) A transferência da capital do Império Romano para Constantinopla
Consequência:
a-) Império Bizantino: domínio do Império Romano
b-) Separação entre a fé católica (ocidente) e ortodoxa ( oriente)
2-) Decadência da metade ocidental do Império Romano sob o impacto das invasões das tribos germânicas
costa norte da África
Espanha
Gália e norte da Itália
3-) Objetivo político dos imperadores bizantinos até o século VII:
reconquista das províncias do ocidente invadidas pelas tribos germânicas.
4-) à partir do século VIII: Império Bizantino assolado
Razão: dominação árabe no Oriente Próximo e África (Islamismo)
norte da África
maior parte da Espanha/ ameaçavam anexar o sudoeste da França
Consequência:
Império bizantino perdeu suas bases no Mediterrâneo Ocidental
Europa Ocidental: forçada a desenvolver seus próprios recursos políticos, econômicos e espirituais.
Igreja de Roma: rompimento dos últimos laços com o Oriente
1-) Procura por apoio no Norte germânico (reino dos francos/ líder: Carlos Magno.
2-) Carlos Magno (800): recebe do Papa o título de imperador
Consequência: cristandade ocidental, sob a proteção do rei dos francos e lombardos
O Papa não subordinou-se ao imperados/ a legitimidade do imperador católico dependia do Papa.
Cidade de Aachen ( região da Bélgica/ Alemanha e Holanda na atualidade): capital onde o imperador residia.
Idade Média = Idade da Fé
Arte Medieval: Homem é dependente da vontade de Deus/ênfase no aspecto espiritual
Arte medieval: ao norte dos Alpes
Arte Carolíngia:
Contexto:
Império de Carlos Magno
Patrocinou importantes realizações culturais
Exemplos:
Compilação e cópia da antiga literatura romana
Objetivo: restaurar a antiga civilização romana
Razão: ensinar as tradições de um passado glorioso nas mentes do povo semibárbaro de seu reino.
1-) Arquitetura:
Contexto: contato com os monumentos arquitetônicos da era constantiniana em Roma(arquitetura sagrada)/ e em Ravena com aqueles do reinado de Justiniano (arquitetura bizantina/ arquitetura sagrada).
Consequência: sua capital ( Aachen): deveria expressar a majestade do Império com edificações impressionantes de influência paleocristã e bizantina.
Exemplo: Capela do Palácio ( inspirada na Igreja de San Vitale em Ravena)
Mosteiros: unidades complexa e fechadas em si mesma
Planta de um mosteiro ideal:
Igreja: centro da comunidade monástica ( destinada às necessidades religiosas dos monges )
Dormitórios / sala de jantar/ cozinha/ adega
Casa de hóspedes/ escola/ casa do abade
Enfermaria/ aposentos dos noviços/ capela/ cemitério
Jardim /viveiros para galinhas e gansos
Oficinas /celeiros/
***Nenhum mosteiro foi construído contendo todas as unidades da planta idealizada.
Importante!!!!
Igrejas carolíngias: continham murais /mosaicos e esculturas em relevo
( tudo isso desapareceu por completo)
Obras menores e de fácil transporte: livros/ capa de livros /manuscritos ( sobreviveram em quantidades consideráveis)
a-) Iluminuras (arte de livros): influência da tradição romana
Exemplos: Pintura de São Mateus de um manuscrito ( Evangeliário de Carlos Magno, c.800 d.C. /Museu de História da Arte, Viena)
São Marcos (Evangeliário do Arcebispo Ebbo de Reims/ Biblioteca Municipal de Epernay , França)
Característica: Transformação do evangelista: de um filósofo romano em um homem tomado pela força da palavra de Deus
b-) Relevos de capa adornada com jóias
Obra prima de ourivesaria:
Retrato do cristo: não é sofredor
Exemplo: Frontispício dos Evangelhos de Lindau .c.870d.c . Ouro e pedras preciosas ( 0.35m x 0.26 m)/ Morgan Pierpont Library, Nova York
Arte Otoniana
Contexto:
870: Império de Carlos Magno: governado por seus dois netos
Carlos: o Calvo ( rei franco/ terras a oeste)
Luís: o Germânico (rei franco/ a leste/ correspodiam aproximadamente à França e Alemanha atuais)
Poder de Luís era fraco
Consequência: Europa, mais uma vez, sofreu invasões.
Ao sul: invasões muçulmanas
Leste: eslavos e magiares
Norte e oeste: vikings da Escandinávia e normandos ( ancestrais dos dinamarqueses e noruegueses atuais).
Normandos: Invadiram o noroeste da França , ocupando área que passou a ser chamada de Normandia
Adotaram: a civilização carolíngia e o cristianismo
Século XI: normandos: Importância na formação do destino político e cultural da Europa.
Guilherme , o Conquistador ( coroado rei na Inglaterra)
Alemanha/911 ( ao mesmo tempo): morte do último monarca carolíngio
Consequência:
Transferência do centro do poder político para o norte ( Saxônia)
Reis saxões (919-1024): Oto I: mais importante
Coroado imperador pelo Papa (962): dominou maior parte da Itália
Período otoniano ( meados do século X até XI)
Alemanha /nação líder da Europa( política e artisticamente)
Realizações germânicas: primeiramente, restauração das tradições carolíngias (influência da arte paleocristã e bizantina)
Posteriormente: características novas e originais
Escultura:
Imagem de Cristo como salvador: nova para a arte ocidental.
Crucifixo de Gerão / (c 975-1000 d.c .Madeira, altura: 1,88 m. catedral de Colônia)
Escultura de grande dimensão / realismo expressivo
Corpo: forma Protuberante/ expressa peso que parece insuportável
Rosto: Traços angulosos e profundamente marcados da agonia
Manuscritos/Iluminuras
Pintura dos manuscritos: como na escultura/ intensidade de expressão e gesto.
Uma das maiorees obras primas da arte medieval: o Evangeliário de Oto III - do qual reproduzimos a cena do Cristo lavando os pés dos Discípulos.
Influência da arte bizantina/ romana
Cidade celestial/morada do senhor
São Pedro (o sofredor)
Cristo (o médico)
Mudança de ênfase: Da ação física para espiritual
é transmitida por meio de relações irreais de escala: Cristo e São Pedro são maiores do que as outras figuras.
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