Descrição Arte do Périodo Medieval
Título Arte Gótica
História da Arte Arte no Período Medieval A ALTA IDADE MÉDIA NO OCIDENTE Contexto: 1-) A transferência da capital do Império Romano para Constantinopla Consequência: a-) Império Bizantino: domínio do Império Romano b-) Separação entre a fé católica (ocidente) e ortodoxa ( oriente) 2-) Decadência da metade ocidental do Império Romano sob o impacto das invasões das tribos germânicas costa norte da África Espanha Gália e norte da Itália 3-) Objetivo político dos imperadores bizantinos até o século VII: reconquista das províncias do ocidente invadidas pelas tribos germânicas. 4-) à partir do século VIII: Império Bizantino assolado Razão: dominação árabe no Oriente Próximo e África (Islamismo) norte da África maior parte da Espanha/ ameaçavam anexar o sudoeste da França Consequência: Império bizantino perdeu suas bases no Mediterrâneo Ocidental Europa Ocidental: forçada a desenvolver seus próprios recursos políticos, econômicos e espirituais. Igreja de Roma: rompimento dos últimos laços com o Oriente 1-) Procura por apoio no Norte germânico (reino dos francos/ líder: Carlos Magno. 2-) Carlos Magno (800): recebe do Papa o título de imperador Consequência: cristandade ocidental, sob a proteção do rei dos francos e lombardos O Papa não subordinou-se ao imperados/ a legitimidade do imperador católico dependia do Papa. Cidade de Aachen ( região da Bélgica/ Alemanha e Holanda na atualidade): capital onde o imperador residia. Idade Média = Idade da Fé Arte Medieval: Homem é dependente da vontade de Deus/ênfase no aspecto espiritual Arte medieval: ao norte dos Alpes Arte Carolíngia: Contexto: Império de Carlos Magno Patrocinou importantes realizações culturais Exemplos: Compilação e cópia da antiga literatura romana Objetivo: restaurar a antiga civilização romana Razão: ensinar as tradições de um passado glorioso nas mentes do povo semibárbaro de seu reino. 1-) Arquitetura: Contexto: contato com os monumentos arquitetônicos da era constantiniana em Roma(arquitetura sagrada)/ e em Ravena com aqueles do reinado de Justiniano (arquitetura bizantina/ arquitetura sagrada). Consequência: sua capital ( Aachen): deveria expressar a majestade do Império com edificações impressionantes de influência paleocristã e bizantina. Exemplo: Capela do Palácio ( inspirada na Igreja de San Vitale em Ravena) Mosteiros: unidades complexa e fechadas em si mesma Planta de um mosteiro ideal: Igreja: centro da comunidade monástica ( destinada às necessidades religiosas dos monges ) Dormitórios / sala de jantar/ cozinha/ adega Casa de hóspedes/ escola/ casa do abade Enfermaria/ aposentos dos noviços/ capela/ cemitério Jardim /viveiros para galinhas e gansos Oficinas /celeiros/ ***Nenhum mosteiro foi construído contendo todas as unidades da planta idealizada. Importante!!!! Igrejas carolíngias: continham murais /mosaicos e esculturas em relevo ( tudo isso desapareceu por completo) Obras menores e de fácil transporte: livros/ capa de livros /manuscritos ( sobreviveram em quantidades consideráveis) a-) Iluminuras (arte de livros): influência da tradição romana Exemplos: Pintura de São Mateus de um manuscrito ( Evangeliário de Carlos Magno, c.800 d.C. /Museu de História da Arte, Viena) São Marcos (Evangeliário do Arcebispo Ebbo de Reims/ Biblioteca Municipal de Epernay , França) Característica: Transformação do evangelista: de um filósofo romano em um homem tomado pela força da palavra de Deus b-) Relevos de capa adornada com jóias Obra prima de ourivesaria: Retrato do cristo: não é sofredor Exemplo: Frontispício dos Evangelhos de Lindau .c.870d.c . Ouro e pedras preciosas ( 0.35m x 0.26 m)/ Morgan Pierpont Library, Nova York Arte Otoniana Contexto: 870: Império de Carlos Magno: governado por seus dois netos Carlos: o Calvo ( rei franco/ terras a oeste) Luís: o Germânico (rei franco/ a leste/ correspodiam aproximadamente à França e Alemanha atuais) Poder de Luís era fraco Consequência: Europa, mais uma vez, sofreu invasões. Ao sul: invasões muçulmanas Leste: eslavos e magiares Norte e oeste: vikings da Escandinávia e normandos ( ancestrais dos dinamarqueses e noruegueses atuais). Normandos: Invadiram o noroeste da França , ocupando área que passou a ser chamada de Normandia Adotaram: a civilização carolíngia e o cristianismo Século XI: normandos: Importância na formação do destino político e cultural da Europa. Guilherme , o Conquistador ( coroado rei na Inglaterra) Alemanha/911 ( ao mesmo tempo): morte do último monarca carolíngio Consequência: Transferência do centro do poder político para o norte ( Saxônia) Reis saxões (919-1024): Oto I: mais importante Coroado imperador pelo Papa (962): dominou maior parte da Itália Período otoniano ( meados do século X até XI) Alemanha /nação líder da Europa( política e artisticamente) Realizações germânicas: primeiramente, restauração das tradições carolíngias (influência da arte paleocristã e bizantina) Posteriormente: características novas e originais Escultura: Imagem de Cristo como salvador: nova para a arte ocidental. Crucifixo de Gerão / (c 975-1000 d.c .Madeira, altura: 1,88 m. catedral de Colônia) Escultura de grande dimensão / realismo expressivo Corpo: forma Protuberante/ expressa peso que parece insuportável Rosto: Traços angulosos e profundamente marcados da agonia Manuscritos/Iluminuras Pintura dos manuscritos: como na escultura/ intensidade de expressão e gesto. Uma das maiorees obras primas da arte medieval: o Evangeliário de Oto III - do qual reproduzimos a cena do Cristo lavando os pés dos Discípulos. Influência da arte bizantina/ romana Cidade celestial/morada do senhor São Pedro (o sofredor) Cristo (o médico) Mudança de ênfase: Da ação física para espiritual é transmitida por meio de relações irreais de escala: Cristo e São Pedro são maiores do que as outras figuras.
Data 09/02/2007
Fonte ni.faj.br/nourau/document/get.php/2056/artemedieva

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