Ver todas as obras de Wifredo Lam

Artista Wifredo Lam
Biografia Wifredo Lam
(Sagua la Grande, 1902 - Paris, 1982)

Estudou na Academia San Alejandro de La Habana na década de 20 e já em 1923 apresentou sua primeira exposição individual, na cidade natal de Sagua la Grande. Neste mesmo ano, seguiu para Madri, onde conviveu com o pintor e então diretor do Museu do Prado, Fernando Alvarez de Sotomayor, além de trabalhar na Academia Libre del Pasaje de la Alhambra. Sua primeira individual na Espanha aconteceu em 1928, na Galería Vilches de Madrid. Entrou em contato com o Cubismo pela primeira vez em 1936, devido a uma mostra itinerante de Pablo Picasso. Em Barcelona, deu início a uma intensa e produtiva pesquisa dentro das linguagens modernas. Mudou-se para Paris dois anos depois e, em 1939, Lam expôs junto com Picasso, na Galeria Perls, de Nova York. Logo na seqüência, o artista envolveu-se ainda com os surrealistas.
A volta a Cuba aconteceu em 1941, quando a escritora Lydia Cabrera apresentou-lhe a cultura afro-cubana, fazendo com que Wifredo Lam se empenhasse em combinar elementos cubistas e surrealistas à influência africana no cotidiano cubano. A obra "La Jungla", produzida entre 1942 e 1943, é a peça mais representativa deste período. Sua exposição na Galeria Pierre Matisse, de Nova York, teve texto de apresentação assinado por André Breton. Em 1952, decidiu viver em Paris, onde participou de muitas edições do Salão de Maio, entre 1954 e 1982. Em 1959 surgiram suas obras de grandes formatos, como "Amanecer", "Cerca de las Islas Vírgenes" e "La Sierra Maestra", conjunto que indica uma grande virada em sua trajetória artística. Também em 1959, recebeu o convite para a segunda Documenta de Kassel, na Alemanha.
A partir dos anos 60, a gravura passou a receber especial relevância. São desta época as séries "Images" (1962) e "Apostroph Apocalypse" (1967), feitas com a técnica da água-forte. Entre 1964 e 1965, ganhou o prêmio internacional do Guggenheim de Nova York. Em 1966, terminou "El Tercer Mundo", obra que homenageia a Revolução Cubana.

Fonte http://www.pr.gov.br

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.