Artista Vicente Kutka - Vicente Kutka Neto
Biografia Vicente Kutka Neto (São Paulo SP 1952 - idem 2006). Pintor e gravador. No início da década de 1970, estuda história na Universidade de São Paulo - USP; desenho e composição com Hedva Megged (1942), e gravura com Branca de Oliveira (1956). Reside no México, onde estuda antropologia, e, em seguida, vive em Londres. Em 1979, retorna ao Brasil, pinta seus primeiros quadros e participa do Salão Nacional de Arte Contemporânea de São José dos Campos, onde recebe prêmio aquisição. Em 1982, realiza sua primeira individual em Veneza, dando início efetivamente a sua carreira artística. Entre 1981 e 1982, realiza projetos visuais para espetáculos de dança no Museu de Arte da Moderna da Bahia - MAM/BA (Salvador BA)e no Sesc Pompéia, em São Paulo. Produz os videoartes Traum Wirklichkeit, exibido no Hara Museum of Contemporary Art, em Tóquio, em 1985, e Trawm und: Pessoas Vivas e Naturezas-Mortas, em 1987, no 5º Festival Brasil do Museu da Imagem e do Som - MIS/SP. Entre 1994 e 1995, ministra workshop no Montessori School of Vienna, em Viena, e, em 1996, no 3º Encontro do Projeto Saúde e Alegria, no Pará. Suas obras, expressionistas abstratas, são o resultado de vivências e viagens, como suas idas ao Japão, que resultam em séries como a Japanese Scenes and Landscapes. Carregadas de gestualidade, muitas de suas pinturas têm indícios de figurações, como linhas que sugerem ideogramas e formas que lembram leques.

Fonte: Itaú Cultural - 22/03/2011



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Kutka, Vicente (1952)



Biografia

Vicente Kutka Neto (São Paulo SP 1952). Pintor e gravador. No início da década de 1970, estuda história na Universidade de São Paulo - USP; desenho e composição com Hedva Megged (1942), e gravura com Branca de Oliveira (1956). Reside no México, onde estuda antropologia, e, em seguida, vive em Londres. Em 1979, retorna ao Brasil, pinta seus primeiros quadros e participa do Salão Nacional de Arte Contemporânea de São José dos Campos, onde recebe prêmio aquisição. Em 1982, realiza sua primeira individual em Veneza, dando início efetivamente a sua carreira artística. Entre 1981 e 1982, realiza projetos visuais para espetáculos de dança no Museu de Arte da Moderna da Bahia - MAM/BA (Salvador BA)e no Sesc Pompéia, em São Paulo. Produz os videoartes Traum Wirklichkeit, exibido no Hara Museum of Contemporary Art, em Tóquio, em 1985, e Trawm und: Pessoas Vivas e Naturezas-Mortas, em 1987, no 5º Festival Brasil do Museu da Imagem e do Som - MIS/SP. Entre 1994 e 1995, ministra workshop no Montessori School of Vienna, em Viena, e, em 1996, no 3º Encontro do Projeto Saúde e Alegria, no Pará. Suas obras, expressionistas abstratas, são o resultado de vivências e viagens, como suas idas ao Japão, que resultam em séries como a Japanese Scenes and Landscapes. Carregadas de gestualidade, muitas de suas pinturas têm indícios de figurações, como linhas que sugerem ideogramas e formas que lembram leques.



Atualizado em 25/08/2006
fonte : Itaú Cultural
Fonte cda

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.