Biografia |
As Criticas:
Valquíria Nasceu em MG, em Setembro de 1951, na pequena Jaguarão, onde viveu até os 18 anos. Estudou em BH e, nessa ocasião descobriu que poderia traduzir suas sensações através da arte. Desenhava em bico de pena cenas mineiras que retratavam sua vivencia no campo. Foi para SP em 1974, onde conheceu seu marido Pablo Elgueta, o grande incentivador de seu trabalho.
Face a necessidade de revelar o colorido vibrante de suas raízes, começou a pintar telas onde a paisagem de MG está sempre presente. Seu passado junto a família, plantando e tratando a terra fizeram-na uma criatura amante da natureza e observadora constante dos costumes de sua gente. A profundidade de suas paisagens, aliada a um colorido tranquilo transmite-nos uma sensação de paz e harmonia. As figuras humanas são simples, como simples é o nosso povo.
As cenas rurais que retratam evocam a simplicidade e o encanto de sua ingenua sencibilidade.
Seu trabalho é minucioso, delicado e atraente, de um colorido tranquilo que em nada cerceia ou delimita a sua inspiração. O verde é uma constante, plena de paz, como a mensagem que transmite como verdadeiro oásis no atual mundo conturbado.(Prof. Myriam Ellis).
Valquiria é merecedora de vários prêmios como em 1979, com as medalhas de Bronze no XVI Salão Oficial de Embú e Mensão Honrosa no XVII Salão Oficial da AAAPSP em 1980; também com Medalha de Prata no VIII Salão Oficial da AAAPSP e XVII Salão Oficial de Embú.
Participação de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e Exterior. è catalogada no livro de arte Mito e Magia del Colore por Gianni Gelleni, Livro de Arte Comteporanea por N. Martins e Dicionário de Arte Plásticas Brasil 98 vol.10 por Julio Louzada;
Participação no livro de artes CONFRART II idealizado por Milton Teixeira;
Participação no livro de artes Brasil, Lagoa Santa, MG.
Participação no livro de artes Obra Prima.
|