Valmir Silva

Ver todas as obras de Valmir Silva

Artista Valmir Silva
Biografia Valmir Silva, 46 anos, é natural de Belo Horizonte, estudou até a 4ª série do ensino fundamental, quando começou a trabalhar para se manter e ajudar a família. Começou a pintar recentemente, em 2008. Na época, esticava os panos sobre a madeira que encontrava e fazia uma tela. Trabalhou como faxineiro e ajudante. Há 15 anos, é lavador de carros na Rua Santa Rita Durão, na Savassi.


Valmir Silva é muito famoso no quarteirão onde trabalha como lavador de carros. "Admiro muito a dedicação dele. Ele pega as revistas, seleciona as imagens e com o desenho vai modificando as fotos. Mesmo tendo uma deficiência física ele se vira", conta Patrícia Campos. Ela, como todos os alunos da Fead, conhecem o artista. Patrícia conta que é hábito de Valmir mostrar os desenhos às pessoas e querer saber se elas gostaram. "Ele é muito trabalhador, alegre, bem-humorado. Só fica bravo quando lava um carro e a pessoa não paga o serviço dele", brinca.

Sandra Correia, proprietária da Tetum, sofisticada loja da região, admira o artista e já comprou pintura dele. "Valmir é uma pessoa correta e honesta, que todo mundo aqui na rua adora. E está se superando", observa, recordando o empenho dele na elaboração de pinturas e desenhos, apesar dos limites trazidos pelo problema físico. "Ele descobriu a arte e está fazendo coisas cada vez mais bonitas", elogia. "A força da arte de Valmir Silva está na ingenuidade, na expressão popular das telas. Acho que ele tem um futuro brilhante. É obra forte, pessoal", afirma.

Aguinaldo Nunes, proprietário da Arte Gallery, conta que Valmir ia até o local, entrava e "ficava namorando" os quadros. Um dia ele levou os desenhos para o galerista ver. "Recomendei que pintasse. E quando vi as pinturas fiquei impressionado. Lembra Roaul Dufy", observa. "Sugeri que expusesse na rua, como forma de divulgar o trabalho. E, aos poucos, ele começou a vender os quadros", recorda. Avisa que se trata de bom artista em começo de carreira. "Valmir leva para a pintura sutileza e simplicidade, que são do temperamento dele. Acho muito importante que se incentive o dom que ele tem", defende.

Para José Alberto Nemer, curador da exposição, a surpresa que oferece a arte de Valmir Silva é a qualidade das obras, elevada para artista autodidata. "Ele subverte dogmas tradicionais para fazer excelente pintura", afirma. Considera que são paisagens urbanas, criadas com pinceladas largas, cores fortes, intercaladas com pequenas variações cromáticas, fazendo vibrar vivências, trepidações, emaranhados de impressões, que são de quem habita o lugar que pinta. Em outros momentos, acrescenta, o artista envereda por temas imaginários, cuja referência vem de fotos de lugares distantes.
Fonte www.cemig.com.br
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.