Biografia |
<div style="display:none">fiogf49gjkf0d</div>Tom Wesselmann (Cincinnati, Ohio, 23 de fevereiro de 1931 - 17 de dezembro de 2004) foi um pintor norte-americano.
Wesselmann estudou no Hiram College em Ohio e em 1951 inscreveu-se na Universidade de Cincinnati, no curso de Psicologia.
Foi chamado para o exército em 1952, devido aos Estados Unidos da América estarem envolvidos na Guerra da Coreia. Passou por Fort Rilley no Kansas e passou à disponibilidade em 1954.
Foi durante o tempo em que cumpriu serviço militar, que Wesselmann se interessou pelo desenho. No início fez diversas caricaturas e bandas desenhadas que eram sátiras à vida militar. Em Fort Rilley teve de estudar interpretação de fotografia aérea, e foi a partir dessa altura que os seus desenhos começaram a abranger novos temas, sem se limitar à sátira militar.
Ainda no exército, Wesselmann casou-se com Dot Irish. Quando terminou o serviço militar voltou novamente para a Universidade de Cincinnati, tendo então conseguido acabar o curso de Psicologia em 1956.
Estudou também na Academia das Belas Artes de Cincinnati. Neste período continuou a fazer banda desenhada que vendia a diversos jornais.
Por influência de um seu professor de desenho, inscreveu-se na Cooper Union School de Nova Iorque, motivo pelo qual foi viver para Brooklyn.
Enquanto aluno da Cooper Union School, ficou fascinado por uma das Elegias à República Espanhola de Motherwell, embora segundo ele próprio afirmou, o artista que mais o influenciou foi Willem de Kooning, um dos artista do movimento do expressionismo abstrato.
Após acabar os estudos na Cooper Union School, Wesselmann separa-se de Dot, deixa de fazer banda desenhada e inicia-se uma nova fase artística, com colagens, usando diversos materiais.
Em 1963 Wesselmann casa em segundas núpcias com Claire Selly que tinha sido sua colega.
|
Links |
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Wesselmann
|