Biografia |
Stephen Robert Koekkoek ( Londres , 15 de outubro de 1887 - Santiago , 20 de dezembro de 1934 ) foi um holandês pintor, nascido em Inglaterra , a partir de 1916 trabalhou na América do Sul . Ele foi influenciado pelo pós-impressionismo .
Stephen Koekkoek nasceu o filho dos Países Baixos, em 1869, emigrou para Londres pintor de marinhas Hermanus Koekkoek, o Jovem (1836-1909), e é um dos dekunstschildersdynastie Koekkoek . Em seus primeiros anos, muitas vezes ele pintou na Holanda, com outros membros da sua família, incluindo seu tio Jan Koekkoek , que o influenciou com sua manipulação escova solta. Ele também passou um curto período de tempo em Canadá .
Em 1910, o Koekkoek inquieto se mudou para Lima no Peru . Pouco tempo depois, ele se estabeleceu na Argentina Mendoza , onde se casou e teve um filho. Mais tarde, ele viveu e trabalhou também em Buenos Aires e Montevidéu . Koekkoek era conhecido como um homem distinto excêntrico, com os olhos esbugalhados, sempre vestido com um colete e Inglês, com um chapéu Stetson, fumando grandes charutos e muita bebida. Ele também usou regularmente cocaína e morfina . Desde 1926, ele era uma doença psiquiátrica regular, e ele também foi incluído nos estabelecimentos onde continuou a trabalhar e onde muitos médicos comprou seu trabalho.
A poderosa e espontânea trabalho de pós-impressionista Koekkoek estava perto do espírito nação sul-americana e era extremamente popular no Chile e na Argentina. Especialmente em Buenos Aires, teve exposições de grande sucesso e vendeu um monte de trabalho, incluindo o jovem Juan Peron . Mesmo hoje em dia ainda se aplica Koekkoek como um dos melhores artistas de venda no mercado artistas sul-americano: a partir de 1990, existem cerca de 6.000 de suas obras tratadas com um valor total de mais de 20.000 mil dólares americanos [1] . Koekkoek teve como pintor do que uma grande produção: em seus maníacos períodos às vezes dois ou três quadros por dia. Ele mesmo pagou o aluguel com pinturas.
Koekkoek morreu em 1934 de uma overdose de álcool e drogas, com idades entre 47. O então presidente do Chile, seu amigo Arturo Alessandri Palma , organizou seu funeral. Em 2004, uma exposição retrospectiva de sua obra foi realizada na Câmara Municipal de Córdoba , em honra do seu septuagésimo dia de morrer.
fonte: http://nl.wikipedia.org/wiki/Stephen_Robert_Koekkoek - TRADUÇÃO GOOGLE
|