Ver todas as obras de Simone Michelin

Artista Simone Michelin
Biografia Michelin, Simone (1956)



Nascimento

1956 - Bento Gonçalves RS - 26 de setembro

Formação

1975/1979 - Porto Alegre RS - Bacharel em belas artes pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IA/UFRGS

ca.1979 - Porto Alegre RS - Estuda no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, tendo como professores Paulo Peres e Armando Almeida

1996/1997 - Rio de Janeiro RJ - Mestrado em História da Arte - Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ

1998/1999 - Philadelphia (Estados Unidos) - Specialization in Film and Media Arts and Public Art, School of Theatre and Communication and Tyler School of Art, Temple University

1999 - Reino Unido - PhD candidate ate CAIIA-STAR, Centre for Science, Technology and Art Research, University of Plymouth, UK

Cronologia

Artista visual, escultora e pintora



1978 - Porto Alegre RS - Professora assistente na Escola de Arte para crianças no IA/UFRGS

1979 - Porto Alegre RS - Participa da criação do Espaço N.O.

1980 - Rio de Janeiro RJ - Muda-se para essa cidade

1991/2001 - Rio de Janeiro RJ - Professora de escultura e pesquisadora em arte e tecnologia na EBA/UFRJ

1994/1996 - Rio de Janeiro RJ - Diretora de Intercâmbio Cultural da EBA/UFRJ

1994 - Rio de Janeiro RJ - Co-diretora do Centro de Multimídia da EBA/UFRJ

1994 - Rio de Janeiro RJ - Realiza a vídeo-instalação 1994 no CCCM

1994/1995 - Rio de Janeiro RJ - Realiza a vídeo-instalação House of Alice na Casa da Ciência

1998 - Philadelphia (Estados Unidos) - Realiza a vídeo-instalação The Bride Descending Staircase na Tyler Gallery


Atualizado em 09/08/2005


fonte : Itaú cultural em 2007


------------------------------------------------------------------------------------------------------


Biografia
Nascida em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, em 1956. Artista visual trabalhando com tecnologias de ponta na criação da obra de arte. Professora assistente da EBA/UFRJ e pesquisadora do programa de pós-graduação dessa instituição. Seu campo de atuação abrange arte pública, novas tecnologias e a produção do espaço público. Atualmente, é doutoranda no programa Center for Science, Technology and Art Research, CAiiA-STAR, da University of Plymouth, Reino Unido, onde desenvolve o projeto Artistic Interventions in Public Spaces: Enhancing Social Interaction Through Computer-mediated Systems.


IMPORTÂNCIA DE SUA OBRA
Simone Michelin dedicou-se à fotografia e a intervenções urbanas desde os anos 70, mas a partir dos anos 90 tem-se voltado à criação de obras multimidiáticas para espaços públicos, onde a utilização de novas tecnologias e de conceitos das ciências ditas exatas tem sido uma constante. A partir do estágio no CAiiA-STAR, da University of Plymouth, Reino Unido, sua pesquisa tem-se voltado mais resolutamente para a exploração de obras interativas, em que a intervenção do espectador passa a ser fundamental.

Cronologia
EVENTOS SELECIONADOS
1982 - Bilbao (Espanha) - Arteder 82, Muestra Internacional de Artes Gráficas
1982 - Porto Alegre RS - Porque Sim, Fragmentos de Multimídia, no Margs
1988 - Porto Alegre RS - Artistas Gaúchos & Kunstköln, na Galeria Tina Zappoli
1988 - Darmouth (Estados Unidos) - Connections Project/Conexus - Southeastern Massachussets University Art Gallery, no College of Visual and Performing Arts
1988 - Nova York (Estados Unidos) - Connections Project/Conexus - 150 Artists Book, no MoMA
1988 - Columbus (Estados Unidos) - Connections Project/Conexus, na University Gallery of Fine Arts - Ohio State University
1988 - Nova York (Estados Unidos) - Connections Project/Conexus, no Museum of Contemporary Hispanic Art - Mocha
1988 - Rio de Janeiro RJ - Gerações, Esculturas/Instalações, na Casa de Cultura Laura Alvim
1989 - Porto Alegre RS - A Noiva Descendo a Escada - Prêmio Copesul/Margs
1989 - São Paulo SP - Connections Project/Conexus, no MAC/USP
1993 - Rio de Janeiro RJ - 11 Pontos no Espaço Público, no Museu da República/Secretaria Municipal de Cultura
1993 - Rio de Janeiro RJ - Paixão no Olhar, na Secretaria Municipal de Cultura - SMC
1994 - Tóquio (Japão) - 17o Festival de Vídeo de Tóquio
1994 - Rio de Janeiro RJ - 3a Rio Mostra, no MAM/RJ
1994 - Rio de Janeiro RJ - Redes Neurais = multimeios, na EAV/ Parque Lage
1995 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Mostra de Vídeo EBA - Feira Cultural do CLA, no Campus do Fundão - Centro Cultural Oduwaldo Vianna Filho - coordenação e participação
1995 - Long Beach (Estados Unidos) - Dentro Brasil - Inside Brazil, no Long Beach Museum of Art
1995 - Rio de Janeiro RJ - Linguagens da Violência, na Casa da Ciência
1996 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Mostra Virtual de Multimídia Cultural - Prix Möbius, no Museu da República
1996 - Rio de Janeiro RJ - Universidarte, na Universidade Estácio de Sá
1997 - São Paulo SP - Precursor e Pioneiros Contemporâneos, no Paço das Artes
1997 - Rio de Janeiro RJ - Pós-EBA, no H.O. - Centro de Arte Hélio Oiticica
1998 - Filadélfia (Estados Unidos) - A Noiva Descendo a Escada, na Tyler Gallery, Tyler School of Art
1998 - Schwaz (Áustria) - Brasilianische Filme - durante a exposição Brasil, na Galerie der Stadt Schwaz
1998 - Nova York (Estados Unidos) - Cosmopolitan History, na TransHudson Gallery
1998 - Madri e Granada (Espanha) - Sense of Place (Idea de Lugar), no Centro de Arte Reina Sofia e na Diputación de Granada
1998 - Rio de Janeiro RJ - Ubiqüitá In Una Scatola - Ripetere Milano, no MNBA
1998 - Milão (Itália) - Ubiqüitá In Una Scatola, na Casa degli Artisti
1999 - Nova York (Estados Unidos) - 12 To 12, na Art in General
1999 - Sófia (Bulgária) - Cosmopolitan History - Vídeo Archaeology
1999 - Nova York (Estados Unidos) - Sit(Calm) and Watch, Collective Unconscious
1999 - Nova York (Estados Unidos) - The Third Eye, Performances, People And Places, na Art in General
2000 - Madri (Espanha) - Blanco, Negro y de Color - mostra latino-americana de vídeo e multimídia, no Centro de Arte Reina Sofia
2000 - Rio de Janeiro RJ - Imagens Paradoxais, na EAV/Parque Lage
2000 - Rio de Janeiro RJ - Macunaíma: reflexões, na Funarte


PERFORMANCES/ESPETÁCULOS
1979 - Porto Alegre RS - Arte como Ornamento do Poder - participação especial na performance de Flavio Pons e Cláudio Goulart, no Margs
1984 - Rio de Janeiro RJ - Intervenção Urbana, no MAM/RJ
1984 - Rio de Janeiro RJ - Você Pode Me Amar? - performance com Ricardo Basbaum - Área Experimental, no MAM/RJ
1987 - Rio de Janeiro RJ - Ação 12 Horas de Trabalho Pela Constituinte - RioArte, na Estação Carioca do Metrô
1991 - Rio de Janeiro RJ - Instalação para Midistudo II, no Espaço Cultural Sérgio Porto
1991 - Rio de Janeiro RJ - Ópera multimídia Fata Morgana - de Jocy de Oliveira, no Teatro Municipal
1994 - Rio de Janeiro RJ - 1'22" de Glória - performance, na Escola de Artes Visuais
1994 - Rio de Janeiro RJ - Unconditional Love - performance - ECSP
1995 - Rio de Janeiro RJ - Vórtice - espetáculo intermídia em colaboração com o compositor L.C. Csekö. Música - Vídeo - Cena e Luz, no Espaço Cultural Sérgio Porto
1997 - São Paulo SP - Duplos - espetáculo intermídia de música contemporânea - vídeo e artes plásticas - trabalho de colaboração de Simone Michelin, Luiz Carlos Csekö e Duo Diálogos - percussão contemporânea - Projeto Música no Paço, no Paço das Artes


PROJETOS DE PESQUISA
1990 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Banco de Dados Materiais Empregados em Conservação-Restauração de Bens Culturais, Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais, Abracor; UFRJ; Vitae. Coordenação de Pesquisa. Apresentada no 5º Seminário Nacional Abracor, CCBB
1991 - Rio de Janeiro RJ - Instalação para Midistudo II de Tim Rescala - Pesquisa na Interface Artes Visuais-Música, EBA/UFRJ -Resultando no espetáculo apresentado no Espaço Cultural Sérgio Porto - Projeto Música e Tecnologia 1991, patrocinado pela RioArte. Concluída com relatório aprovado
1995 - Rio de Janeiro RJ - O Ser é Redondo: Songs Of Oblivion - Pesquisa na Interface Artes Visuais-Vídeo-Música, com o compositor Luis Carlos Csekö, resultando no espetáculo intermídia Vórtice, apresentado no Espaço Cultural Sérgio Porto - EBA/UFRJ, financiamento RioArte. Concluída com relatório aprovado
1995/1999 - Rio de Janeiro RJ - Zonas Polisensoriais: Estruturação Visual do Espaço Urbano, Pesquisa na Interface Artes Plásticas-Vídeo-Som - EBA/UFRJ
1999 - Plymouth (Inglaterra) - Artistic Interventions In Public Spaces: Enhancing Social Interaction Through Computer-Mediated Systems, Pesquisa em nível de doutorado, desenvolvida no Programa CAiiA-STAR, Center For Science, Technology And Art Research, University of Plymouth. Em andamento.
2000 - Rio de Janeiro RJ - http://www.rio.rj.gov.br/culturas/teleanamnesis - Projeto Teleanamnesis. Desenvolvido para a pesquisa O Corpo Expandido


PRÊMIOS/BOLSAS
1986 - Rio de Janeiro RJ - Photography Award - X Carioca Art Exhibit, RioArte, Art Foundation of the City of Rio de Janeiro
1995 - Rio de Janeiro RJ - RioArte, Art Foundation of the City of Rio de Janeiro grant for the project Vórtice, Espaço Cultural Sérgio Porto
1997-1998 - Brasília DF - Bolsa Virtuose de Cultura, da Secretaria de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura/MinC


WEB SITES
http://www.rio.rj.gov.br/culturas/teleanamnesis, projeto TELEANAMNESIS
http://www.temple.edu/newtechlab/n-s, Projeto N-S, com o trabalho A Noiva Descendo a Escada, hai ku para a net, 1998.

Contexto
COLEÇÕES PERMANENTES
Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Margs, Porto Alegre
Acervo do Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro.
Acervo da Galeria de Arte do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, Rio de Janeiro
Acervo da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro
Maison Internationale, Cité Internationale Universitaire, Paris

Obras Selecionadas
Red Shift
1 Minuto ou Abomináveis Pregas Abdominais
Verde, Amarelo, Azul, Branco e Vermelho
Dollar Dream
A Noiva Descendo a Escada
Duplos
Artur Barrio - Uma Extensão no Tempo?
O Intervalo entre as Coisas
Aquatinta
Aquatinta - Ensaio n.1?
Aquatinta - Variação n. 5?
Bonjour Tristesse
Suco de Maçã
Unconditional Love
Circa 3
122 de Glória?
45 de Glória, 3 de Glória, 63 de Glória
Homenagem à Natureza-Morta
Máscaras Não Máscaras
CV
Porque Sim
Duplos
Vórtice
122 de Glória?
Unconditional Love
Instalação para Midistudo II
Ópera Multimídia Fata Morgana
Ação 12 Horas de Trabalho pela Constituinte
Intervenção Urbana
Você Pode Me Amar??
Arte como Ornamento do Poder
Maurício Salgueiro
A Noiva Descendo a Escada
Casa de Alice

Referências
ARTISTAS plásticas no Rio de Janeiro 1975-1985. Organização Heloisa Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: CIEC, 1991. p. 104.
CARVALHO, Ana Albani de. Nervo óptico e espaço N. O: a diversidade no campo artístico porto-alegrense durante os anos 70. 1994. 160 f., il. Dissertação (Mestrado) -Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
CADERNO de Linguagens Visuais do Programa de Pós-Graduação EBA/UFRJ. Rio de Janeiro, s.n., 1997.
COMUNICAÇÃO & Política. Rio de Janeiro: Nova Série, v. 2, n. 4, 1995.
ENCICLOPÉDIA da música brasileira: erudita, folclórica, popular. Edição Marcos Antonio Marcondes, apresentação Ricardo Ribenboim. 2.ed. São Paulo: Art Editora: Itaú Cultural, 1998. 912 p.
EXPOSIÇÃO Documental Espaço N. O: 1979-1982. Curadoria Ana Albani de Carvalho et al. Porto Alegre: Espaço N.O. Galeria Chaves, 1995.
ESPAÇO N.O.: eventos e artistas atuantes 1979-1982. Porto Alegre: MEC/Funarte, 1982.
MICHELIN, Simone. Zonas polisensoriais: estruturações sensíveis no espaço urbano. Linguagens visuais, UFRJ, n. 1, 1999.
MICHELIN, Simone. Projeto MN. 02: ensaio no espaço de telecomunicações da cidade do Rio de Janeiro. Arte e Ensaio, UFRJ, n. 7, 2000.
ROSA, Renato; PRESSER, Décio. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. Apresentação Antonio Hohlfeldt et al. Porto Alegre: UFRGS, 1997. 439 p., il. color.


fonte : Itaú cultural em 16/08/2010
Fonte Itaú Cultural

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.