Ricardo Teles

Ver todas as obras de Ricardo Teles

Artista Ricardo Teles
Biografia Ricardo Teles


Fotógrafo "free-lancer", nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Desde de 1994 trabalha na cidade de São Paulo nas áreas de documentação e fotojornalismo, com publicações periódicas em diversos jornais e revistas nacionais e estrangeiros, editoriais e institucionais. Foi fotógrafo independente para o grupo Estado (Agência Estado e os jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde) entre 1994 e 2000. No mesmo período, colaborou com várias publicações como as revistas Terra , Época e Caras, entre outras.
Atualmente, além de dar continuidade a projetos autorais, colabora com projetos de documentação de instituições do terceiro setor, realiza trabalhos institucionais e corporativos e é membro da agencia Focus de fotografia na Alemanha e co-fundador da Arcapress, Associação de Fotógrafos documentaristas brasileiros.
Seguem abaixo os fatos mais relevantes da carreira do fotógrafo.


Premiações e Bolsas

 Trabalho selecionado pelo Prêmio Fundação Conrad Wessel na categoria trabalho inédito, com o ensaio "Encantados" (2010).
 Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo na categoria fotojornalismo, com ensaio publicado na revista Carta Capital, intitulado "Os dois Brasis" (2003).
 Prêmio Jornalistas CET 2001 oferecido pela Comissão Européia de Turismo na categoria de melhor ensaio fotográfico sobre a Europa com a publicação da matéria sobre o norte de Portugal para a revista Próxima Viagem (2001).
 Prêmio Martius Staden oferecido pela Fundação Martius Staden pela publicação do livro "Saga", devido a sua relevância cultural e ao fomento nos laços culturais entre o Brasil e Alemanha (1999).
 Bolsa Vitae de Artes com o projeto "Quilombos" sobre as comunidades negras rurais remanescentes de quilombos do Brasil (1998).
 Prêmio Estímulo de Fotografia com o projeto "Quilombos", oferecido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (1994).


Publicações

 Lançamento do livro e exposição Cidadão 21 Arte - Projeto Crisálida, que retrata o trabalho de arte-educadores na periferia de São Paulo. (DLippi Arte Editorial, 2004).
 Lançamento do livro e exposição "Terras de Preto - Mocambos, Quilombos- Histórias de nove comunidades rurais do Brasil" (editora A Books, 2002).
 Participação no livro "Alma Feminina", de coordenação do fotógrafo Claudio Edinger, com um ensaio sobre uma matriarca do quilombo Jamary dos Pretos, Maranhão, intitulado "Dona Maria - Mãe Velha" (Editora A Books/ 2002).
 Participação no livro "Alma Paulista" com ensaio fotográfico sobre a cidade de São Paulo (Editora A Books, 2002).
 Publicação do livro institucional da Nestlé do Brasil intitulado "Cardápio de Soluções", que mostra as ações de organizações não governamentais ligadas às áreas de nutrição (DLippi Arte Editorial, 2001).
 Publicação do livro institucional da Microsoft intitulado "Inclusão Digital" com ensaio fotográfico sobre instituições não governamentais ligadas as áreas de educação do Brasil ((DLippi Arte Editorial, 2000).
 Publicação do livro "Cuidados pela Vida", uma homenagem aos médicos brasileiros, em conjunto com os fotógrafos Roberto Linsker e Pedro Martinelli (Editora Terra Virgem, 1998).
 Publicação do livro "Saga - Retrato das Colônias Alemãs no Brasil" (editora Terra Virgem, 1997)
 Capítulo (ensaio fotográfico) sobre as comunidades remanescentes de quilombos no livro "Axé", editado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) com coordenação da Professora Cremilda Medina (1997).
 Fotos ilustrativas do livro "Frechal, Terra de Preto", publicado pelo PVN (Projeto Vida do Negro), entidade ligada a Sociedade dos Direitos Humanos de São Luís, Maranhão (1996).


Exposições Individuais

Exposição fotográfica "O Lado de Lá"sobre a África durante o festival A Gosto da Fotografia no Solar do Ferrão em Salvador -BA (2010) e no SESC Santana e no espaço cultural Matilha em São Paulo (2009).
Exposição fotográfica e lançamento do livro "Terras de Preto- Mocambos, Quilombos- Histórias de nove comunidades rurais do Brasil" no SESC Pompéia em São Paulo (2002), também exposto no Congresso Nacional durante as comemorações da Semana da Consciência Negra em Brasília; no espaço cultural do Forte de Cinco Pontas em Recife e na embaixada brasileira de Windohek durante a visita oficial do Presidente da República Sr. Luis Inácio Lula da Silva a Namíbia (2003).
Exposição fotográfica "África-Brasil-África" no Palácio do Planalto, Brasília (2003).
Exposição fotográfica "Saga" na Frankfurt Messe durante o evento Evangelische Kirchentag em Frankfurt, Alemanha (2001).
Exposição fotográfica intitulada "Terras de Preto", durante o "Primeiro Encontro Nacional das Comunidades Remanescentes de Quilombos", em Salvador, Bahia (2001).
Exposição fotográfica intitulada "Quilombos" durante a "Semana da Consciência Negra" no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura do município (2000).
Exposição fotográfica e lançamento do livro "Saga" no MIS (Museu da Imagem e do Som, 1998), na Usina do Gasômetro em Porto Alegre (1999) e no Museu Casa Vermelha de Curitiba (1999).


Trabalhos em Coleções e Acervos

Participação do projeto "Clube da Fotografia" do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo (2003), com curadoria de Rejane Cintrão.
 Aquisição de cinco fotografias do ensaio "Saga" para a coleção Pirelli / MASP (Museu de Arte de São Paulo) na edição de 2002.
Inclusão de oito fotografias (Projetos "Saga" e "Quilombos") no acervo permanente do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo, com curadoria de Tadeu Chiarelli (2000).
 Foto selecionada na coleção " Amigos da Fotografia" do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Eventos

Participação do Photofesta, festival Internacional de Fotografia de Maputo, Moçambique, como fotógrafo convidado, palestrante e expositor (Exposição Terras de Preto, 2004).



Prêmios

 Trabalho selecionado pelo Prêmio Fundação Conrad Wessel na categoria trabalho inédito, com o ensaio Encantados (2010).
 Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo na categoria fotojornalismo, com ensaio publicado na revista Carta Capital, intitulado Os dois Brasis (2003).
 Premio Jornalistas CET 2001 oferecido pela Comissão Européia de Turismo na categoria de melhor ensaio fotográfico sobre a Europa com a publicação da matéria sobre o norte de Portugal para a revista Próxima Viagem (2001).
 Premio Martius Staden oferecido pela Fundação Martius Staden pela publicação do livro Saga, devido a sua relevância cultural e ao fomento nos laços culturais entre o Brasil e Alemanha (1999).
 Bolsa Vitae de Artes com o projeto Quilombos sobre as comunidades negras rurais remanescentes de quilombos do Brasil (1998).
 Premio Estímulo de Fotografia com o projeto Quilombos, oferecido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (1994).


Exposições Individuais

Exposição fotográfica O Lado de Lá sobre a África no SESC Santana e no espaço Matilha em São Paulo (2009).
Exposição fotográfica e lançamento do livro Terras de Preto- Mocambos, Quilombos- Histórias de nove comunidades rurais do Brasil no SESC Pompéia em São Paulo (2002), no Congresso Nacional durante as comemorações da Semana da Consciência Negra em Brasília; no espaço cultural do Forte de Cinco Pontas em Recife e na embaixada brasileira de Windohek durante a visita oficial do Presidente da República Sr. Luis Inácio Lula da Silva a Namíbia (2003).
Exposição fotográfica África-Brasil-África no Palácio do Planalto, Brasília (2003).
Exposição fotográfica Saga na Frankfurt Messe durante o evento Evangelische Kirchentag em Frankfurt, Alemanha (2001).
Exposição fotográfica intitulada Terras de Preto, durante o "Primeiro Encontro Nacional das Comunidades Remanescentes de Quilombos, em Salvador, Bahia (2001).
Exposição fotográfica intitulada Quilombos durante a Semana da Consciência Negra no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura do município (2000).
Exposição fotográfica e lançamento do livro Saga no MIS (Museu da Imagem e do Som, 1998), na Usina do Gasômetro em Porto Alegre (1999) e no Museu Casa Vermelha de Curitiba (1999).


Trabalhos em Coleções e Eventos

Participação do projeto Clube da Fotografia do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo (2003), com curadoria de Rejane Cintrão.
 Aquisição de cinco fotografias do ensaio Saga pela coleção Pirelli / MASP (Museu de Arte de São Paulo) na edição de 2002.
Inclusão de oito fotografias (Projetos Saga e Quilombos) no acervo permanente do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo, com curadoria de Tadeu Chiarelli (2000).
Participação do Photofesta, festival Internacional de Fotografia de Maputo, Moçambique, como fotógrafo convidado, palestrante e expositor (Exposição Terras de Preto, 2004).



fonte : Site do Artista em 21/11/2010
Fonte site do artista

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.