Biografia |
Exposições
2009
Arte3, na Galeria Anna Maria Niemeyer - Rio de Janeiro - RJ.
Coletiva com curadoria de João Magalhães
2008
Novíssimos, na galeria de arte do IBEU - Rio de Janeiro - RJ. Prêmio de melhor trabalho da mostra
Novíssimos II - no Solar do Jambeiro - Niterói - RJ
Processos - na EAV do Parque Lage - Rio de Janeiro - RJ - Coletiva com curadoria de Carli Portella
NÀU - no Instituto dos Arquitetos do Brasil - Rio de Janeiro - RJ Coletiva com curadoria de Franz Manata
Bebel Tiquira - na EAV do Parque Lage - Rio de Janeiro - RJ Coletiva com curadoria de Bob N e Marcio Botner
2007
Transfiguração, no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - RJ - Participação no projeto Universidarte convida, com artistas selecionados em 2006
Ver e ser visto, no Espaço Repercussivo - Rio de Janeiro - RJ Participação no Fotorio 2007
Quatro do Parque, na FESP - Rio de Janeiro - RJ Coletiva com curadoria da artista Carli Moore Portella
Sobre as distâncias, no Galeria Café - Rio de Janeiro - RJ Individual
Coletiva na Galeria Amarelonegro Arte Contemporânea - Rio de Janeiro - RJ
2006
Imagem, do desenho aos outros meios, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Universidarte XIV, na Universidade Estácio de Sá
Currículo
2009
Trabalhos incorporados ao acervo do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, incluídos na coleção Gilberto Chateaubriand.
2008
Pintura II com o prof. João Magalhães na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Desenvolvimento de projetos com o professor Franz Manata na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Arte hoje: atitudes desafios possibilidades com os professores Bob N e Márcio Botner na na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
2007
Arte contemporânea com o prof. Pedro França na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Arte e filosofia com os profs. Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
2006
Imagem, do desenho aos outros meios ministrado pela profa. Carli Moore Portela na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Pintura I com o prof. João Magalhães na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
2005
Desenho de observação ministrado pela profa. Bia Amaral na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Desenho, da observação a expressão, ministrado pelo prof. Orlando Mollica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Imagem, do desenho aos outros meios ministrado pela profa. Carli Moore Portela na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Pintura I com o prof. João Magalhães na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
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2010
Módulo avançado de pintura com os profs. Daniel Senise e Ivair Reinaldim na Escola de Artes Visuais do Parque Lage
2009
Módulo avançado de pintura com a profa. Suzana Queiroga na Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Trabalhos incorporados ao acervo do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, incluídos na coleção Gilberto Chateaubriand.
2008
Pintura II com o prof. João Magalhães na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Desenvolvimento de projetos com o professor Franz Manata na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Arte hoje: atitudes desafios possibilidades com os professores Bob N e Márcio Botner na na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
2007
Arte contemporânea com o prof. Pedro França na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Arte e filosofia com os profs. Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
2006
Imagem, do desenho aos outros meios ministrado pela profa. Carli Moore Portela na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Pintura I com o prof. João Magalhães na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
2005
Desenho de observação ministrado pela profa. Bia Amaral na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Desenho, da observação a expressão, ministrado pelo prof. Orlando Mollica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Imagem, do desenho aos outros meios ministrado pela profa. Carli Moore Portela na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Pintura I com o prof. João Magalhães na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
EXPOSIÇÕES
2010
35° Salão de Arte Contemporânea do Museu de Arte de Ribeirão Preto Ribeirão Preto - SP
O sentido das coisas
Galeria do Festival de Inverno de Bonito - MS
Coletiva com curadoria de Rafael Maldonado
Além do horizonte
Amarelonegro Arte Contemporânea - Rio de Janeiro - RJ
Coletiva com curadoria de Daniela Name
Diálogos
Galeria de arte do Ibeu - Rio de Janeiro - RJ
Coletiva com curadoria de Humberto Farias
SP Arte 2010
São Paulo - SP
Novas aquisições da coleção Gilberto Chateaubriand - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - RJ
Coletiva com curadoria de Luiz Camillo Osório
Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome - Rio de Janeiro - RJ
Coletiva com curadoria de Bernardo Mosqueira
Pinturas - Centro Cultural Melchiades Cardoso - Miracema - RJ
individual
2009
Contraimagem na galeria de arte do Ibeu - Rio de Janeiro - RJ
individual
Só você e os outros passam no Largo das Artes - Rio de Janeiro - RJ
coletiva com curadoria de Suzana Queirog
Contraluz na galeria Amarelonegro arte contemporânea - Rio de Janeiro - RJ.
Individual
Co.Labor na galeria Amarelonegro arte contemporânea - Rio de Janeiro - RJ.
Coletiva com curadoria de Flávio Bragança
Arte3, na Galeria Anna Maria Niemeyer - Rio de Janeiro - RJ.
Coletiva com curadoria de João Magalhães
SP Arte 2009 - SP.
2008
Novíssimos, na galeria de arte do IBEU - Rio de Janeiro - RJ.
Prêmio de melhor trabalho da mostra
Novíssimos II - no Solar do Jambeiro - Niterói - RJ
Processos - na EAV do Parque Lage - Rio de Janeiro - RJ
Coletiva com curadoria de Carli Portella
NÀU - no Instituto dos Arquitetos do Brasil - Rio de Janeiro - RJ
Coletiva com curadoria de Franz Manata
Bebel Tiquira - na EAV do Parque Lage - Rio de Janeiro - RJ
Coletiva com curadoria de Bob N e Marcio Botner
2007
Transfiguração, no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - RJ
Participação no projeto Universidarte convida, com artistas selecionados em 2006
Ver e ser visto, no Espaço Repercussivo - Rio de Janeiro - RJ
Participação no Fotorio 2007
Quatro do Parque, na FESP - Rio de Janeiro - RJ
Coletiva com curadoria da artista Carli Moore Portella
Sobre as distâncias, no Galeria Café - Rio de Janeiro - RJ
Individual
Coletiva na Galeria Amarelonegro Arte Contemporânea - Rio de Janeiro - RJ
2006
Imagem, do desenho aos outros meios, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Universidarte XIV, na Universidade Estácio de Sá
TEXTOS CRÍTICOS
Contraluz
Um corpo é entrevisto na contraluz: o isolamento parece natural e incômodo. Se há indiferença quanto ao instante fotográfico, esta vai desaparecendo com o fazer da pintura: a sobreposição de camadas liquefeitas de tinta altera distâncias, afasta certos elementos da imagem que resistem ao desaparecimento. Na pintura de Raul Leal o espaço é luminoso e contraditório como a solidão urbana.
Por um processo de captura, despojamento e manipulação da luz, formas esparsas se sustentam nos limites do enquadramento. E misturam-se criando superfícies que se desprendem do próprio contorno, unindo o que é alheio, apagando o que completa a figura. A folhagem e o corpo se equiparam no plano, surgem espaços que não têm mais equivalência com o fotográfico. A pintura, então, se estabelece.
Como trechos de um filme exibido quadro a quadro, cada imagem sugere uma seqüência temporal. Homens e mulheres aparecem de passagem, cortando paisagens urbanas das quais restam apenas poucos elementos. Em "Circunstâncias", diante do infinito aberto no horizonte, a imagem retém apenas silhuetas que contra o branco do papel, marcam o foco do artista-observador. Um caminhante segue para fora do enquadramento da imagem. Na seqüência traves de futebol, estacas e bancos contracenam com figuras reduzidas a fantasmas em negativo, ecos da presença de corpos no vazio.
A luz se impõe, mantém a cor sob o regime dos tons frios. A concisão intensifica o que se apresenta no quadro - uma árvore, um vulto, um banco - em contraste com tudo que se ausenta e a imagem joga com o observador para que este entregue à pintura o que lhe falta. Certas pinturas, como as de Raul Leal, parecem convocar quem as observa a uma atividade correlata a de seu autor. E se afirmam como resultado dessa sutil provocação. Chegar a uma pintura não seria sempre algo provocado por uma imagem que a antecede? É que a pintura tem um tempo próprio e o espaço é contaminado pelas presenças que nele habitaram.
fonte : Site do artista em 29/08/2010
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