Ver todas as obras de Ralph Gibson

Artista Ralph Gibson
Biografia Ralph Gibson (Los Angeles, 1939) é um fotógrafo estadunidense.

Em seus mais de quarenta anos de carreira, conquistou quinze prêmios internacionais e foi condecorado Commandeur lOrdre des Arts et des Lettres da França e doutor honorário da University of Maryland e da Ohio Wesleyan University. Começou fotografando sob os ensinamentos de uma mestre da fotografia, Dorothea Lange, e em seguida com Robert Frank. Com eles aprendeu o rigor da técnica, a luz perfeita, o enquadramento detalhado, mas como todo bom aluno, supera seus mestres. Tem mais de 30 livros publicados, entre eles o Libris ex, resultado de uma pesquisa e documentação fotográfica do aspecto visual da escrita em suas várias formas. Ele, aliás, tem verdadeiro fascínio por livros e adora escrever. Já fez mais de 35 monografias, a mais atual Light Strings, publicada em 2004.

Suas fotografias estão incluídas em mais de cento e cinqüenta coleções em museus pelo mundo e apareceram em centenas de exposições. Seu estilo particular já foi várias vezes apontado por críticos como cruzamento das tendências surrealista e minimalista.

Quando olhamos as fotografias criadas por Gibson vemos que elas são esculpidas como a arte dos grandes mestres e aí entendemos a força da mensagem fotográfica. Nas fotos de Ralph Gibson, encontramos a poesia, ou o encontro entre a técnica e a expressão. Suas fotos são emoção pura, deixando de lado o tradicional documentarismo americano. Suas imagens são uma aula da boa fotografia e para os detratores do preto e branco, Ralph Gibson nos mostra que a fotografia sem o recurso das cores é sempre contemporânea.
Fonte Participou do Leilão Massa Falida - Novembro de 20
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.