| Biografia |
Nicola Costantino nasceu em Rosario (1964), onde estudou Belas Artes, produziu e exibiu seus primeiros trabalhos, e também aprendeu as técnicas nova escultura que influenciaram o conceito de sua produção, os moldes de corpos humanos e de animais lançados a partir do original que caracterizam seu trabalho. Em 1994, com o apoio de Pablo Suárez, ela participou da Oficina de Barracas de Antorchas Fundação coordenado por Suárez e Benedit. Pouco depois de se mudar para Buenos Aires, ela passou um ano em Houston, Texas, no Programa Núcleo de Artistas, onde ela começou a produzir pele de silicone humano para fazer vestidos e casacos luxuosos com pescoços de cabelo humano. Nicola aprendeu design e alta costura na adolescência trabalhar com sua mãe em sua fábrica de roupas, o que lhe permitiu criar "Peleteria humana" [pelaria Humano] um trabalho de melhor qualidade. Desde 1997, o apoio de Benzacar Galeria facilitou sua inclusão em no cenário artístico internacional através de sua participação em feiras de arte. No ano seguinte, ela apresentou seu "Chanchobolas" [Hog-bolas], uma obra emblemática da linha de escultura animal que ela iria continuar com "Friso de nonatos" [Frieze of Animals nascer], em 1999 e "Planeta Movimento Animal" em 2004 . "Peleteria Humana", uma vitrine com 20 manequins vestidos em projetos de Nicola, representou a Argentina na Bienal de São Paulo em 1998, cujo diretor era Pablo Herkenhoff, eo tema "antropofagia e canibalismo". Esta apresentação levou a várias exposições e bienais internacionais, ea reprodução de seu trabalho uma série de catálogos. A exibição também foi mostrado no Liverpool Primeiro Bienal e Jeffrey Deitch convidou-a para transformar sua galeria Soho em uma boutique em setembro de 2000. Ao mesmo tempo, a comissão de seleção do MOMA tomou conhecimento do trabalho de Nicola e acrescentou seu "Corset mamilos masculinos" para a sua coleção. Este foi seguido por um show no Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires [Buenos Aires Museu Nacional de Belas Artes] e um segundo na sala de projetos a Fundação Joan Miró, em Barcelona. Em 2004, Nicola apresentou "Planeta movimento animal ", uma série de máquinas ortopédicos para animais pré-natais, que consistem em mecanismos de ferro cromado movidos por motores, e ela lançou" Savon de Corps "[Sabonete] no MALBA [Buenos Aires Museu de Arte Latino-Americana], que é formado por um múltiplo de 100 peças imitando um produto cosmético exclusivo. Nicola produzido este sabonete com 3% de gordura de uma lipoaspiração e criou o slogan "Tome um banho comigo", que atraiu a atenção da mídia. Nicola tornou-se o artista, o modelo ea matéria-prima de seu trabalho. partir de então, a relevância pública de Nicola deu sentido à sua produção posterior. O encontro com Gabriel Valansi, em 2006, marcou a sua entrada no mundo da fotografia. Em seu trabalho, ela combinou dois tipos de imagens: uma série que se refere a obras importantes na história da fotografia e da arte, e outros que cruzam algum elemento do seu imaginário e sua identidade como artista. A constante é o seu papel como personagem principal representando personalidades diferentes, glamourosa e feminina, trabalhador, maternos, intimidantes. Nesta última produção, marcada por sua maternidade, ela adiciona o valor de sua experiência como escultor de replicar-se e criar seu próprio duplo.
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