Artista Mestre Luiz Galdino - Mestre Luiz Galdino de Freitas
Biografia LUIZ GALDINO
Luiz Galdino de Freitas nasceu em 08 de abril de 1958 no Alto do Moura, Caruaru, Pernambuco. Manoel Galdino é filho de ceramista. Desde criança convive com a arte do barro. Aos oito anos de idade já auxiliava sua mãe na confecção de jarras e outros utensílios.
É observador e criativo. Aos doze anos produzia figuras típicas do seu ambiente cultural: O Velho na Roça, A Mulher Rendeira, O Preto Velho, etc.
Movido por um temperamento perfeccionista e por um espírito inquieto, experimenta novas formas, viajando em um amplo universo temático, retratando o cangaceiro nordestino ou as figuras do Egito antigo; esculpi peças de Arte Sacra ou profana; mergulha outras vezes nas obscuras áreas de seu inconsciente, criando peças sem uma temática definida ou de cunho surrealista. Ele consegue expressar um dinamismo, uma plasticidade difícil de encontrar em esculturas de barro.
É um Mestre da Arte. Seu trabalho tem uma marca pessoal, que se distingue facilmente de todo o artesanato Nordestino. "Minha criação vem pela imaginação e sai pelas pontas dos dedos'', define. Suas peças não seguem um modelo. "Minhas peças não tem uma história como as do meu tio Manoel Galdino. Elas surgem como uma imagem na cabeça a qual vou dando forma. Eu só sigo um modelo, quando é por encomenda''. Considerado um dos melhores, não gosta de elogios e complementa: ''É o próprio Barro que tem um toque de mágica, é ele que me permite essa beleza ao ser modelado, quando vou para o barro, a peça já está pronta em minha cabeça, surgida de uma visão, uma cena, um detalhe de paisagem'', revela.
Nos últimos anos, tem se dedicado prioritariamente a confecção de peças que representam mulheres populares do interior nordestino, fugindo entretanto do convencional, realçar-lhes a beleza agreste, a sensualidade brejeira e o colorido das vestes em oposição ao figurativo tradicional. Essa postura estética contagiou a produção artesanal do Alto do Moura e parece estar em sintonia com os novos tempos do Nordeste. Tornou-se um sucesso, dinamizou a economia e melhorou as condições de vida dos artesões locais.
Luiz Galdino tem hoje esculturas em exposições permanente em várias cidades brasileiras, a exemplo de João Pessoa - PB, no Centro de Convenções, no Museu Casa do Pontal em Angra dos Reis - RJ, Museu do Centro de Artes de Bezerros - PE, Convento dos Frades Capuchinhos de Caruaru, e naturalmente em sua oficina no Alto do Moura. Participou de feiras e exposições em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Belém Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Seus trabalhos foram expostos em duas mostras Internacionais: A Braz'Art Export e na 25ª Muestra internacional de artesania tradicional, em Santiago (Universidade Católica do Chile) em 1999, onde esteve pessoalmente.


fonte : http://www.caruaru.flog.br/artistas/artesanato.html em 14/07/2010



--------------------------------------------------------------------------------------------------------



Fonte .

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.