Marysia Portinari (1937)

Ver todas as obras de Marysia Portinari (1937)

Artista Marysia Portinari (1937)
Biografia Marysia Portinari iniciou sua carreira nos anos cinqüenta, ainda estudante de ginásio, pelas mãos de seu tio Candido Portinari, tendo sido uma de suas raras alunas e discípula, ficando sob sua tutela até o ano de 1962, quando Portinari morreu.



A partir desta sua formação sólida, Marysia continuou sua carreira de

pintora, desenhista e gravurista.



Sua carreira, contínua e de uma vasta produção, suas inúmeras exposições no Brasil e Exterior, consolidam a importância inquestionável da sua obra, o que torna imprescindível a elaboração de referencial para o seu estudo ou para a apreciação de sua trajetória.



"A pintura está no sangue de Marysia, aquele sangue doado ao Brasil por seus avós maternos, seu Batista e dona Domingas, que já produziu um grande artista na pessoa de Candido Portinari."

"Marysia viveu em casa de Portinari nos últimos solitários e atormentados anos de existência do nosso pintor"

"Marysia é uma aurora e pinta com as cores da aurora. Oxalá quando seu talento alcançar a meridiana força, não se esqueça ela destas suas cores de agora, não se esqueça da frescura, ingenuidade, inocência e graça dos seus anjos e santas de hoje." - Manuel Bandeira, poeta.



"Nada se poderá falar de uma artista se ela não tiver uma boa escola aliada a seus dotes naturais. Sua escolaridade e criatividade são oriundas de seu tio, o grande Cândido Portinari, que nos anos 50, percebendo na sobrinha sua dedicação, convidou-a a morar com ele. Seguiu-se um convívio de muitos anos onde Marysia assimilou a disciplina de Candinho e a sapiência de sua paleta criadora. Portinari teve muitos alunos, entre eles Enrico Bianco e Mário Gruber, mas nenhum outro esteve por maior período e tão próximo de seus ensinamentos geniais. O resultado proveitoso desta jornada figura nesta mostra consciente de uma pintora amadurecida e de cromatismo invulgar, exibindo temas anteriores e novos, destacando-se natureza mortas, onde flores e frutas se envolvem em magníficos prenúncios hiper realistas.

Quero congratular-me com aqueles que disputarem suas telas, pois tenho certeza que Marysia figura hoje entre os artistas vivos mais importantes do país." Renot - Pintor e Galerista
Fonte Catálogo das Artes
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.