Biografia |
(Centerville, Wisconsin , EUA,1890 - Basiléia,Suíça , 1976)
Mudou-se para Chicago em 1906. Abandonou os estudos para trabalhar , limitando-se a assistir aulas aos sábados no Instituto de Arte de Chicago. Em 1911 instalou-se em Nova York , onde sobreviveu fazendo desenhos para revistas de moda. Realizou sua primeira individual na Galeria Knoeller , de Nova York , em 1917. No ano seguinte , viajou pela Costa Oeste dos EUA, e 04 anos depois fixou residência em Seattle , ensinando arte na Cornish School até 1924. Nesse ano conheceu o pintor chinês Tang Quei , que o iniciou na técnica da caligrafia , o que o levou em 1931 a visitar a China e o Japão , neste último país como hóspede de um mosteiro budista. Antes , em 1930 , esinara na Dartington Hall School de Londres como artista convidado. Em 1939 voltou a se fixar em Seattle , onde foi considerado líder da chamada " Escola do Pacífico" , reunindo artistas como Morris Graves, que no lugar de se abrirem às influências européias , como seus colegas nova-iorquinos , buscaram ensinamentos de arte no Extremo Oriente . A primeira retrospectiva de sua obra , inaugurado em 1944 , em São Francisco , circulou depois por várias capitais norte americanas , encerrando no Museu Whitney de Nova York. Participou três vezes da Bienal de Veneza , 1948, 1956 e 1958, nesse último ano recebendo o grande prêmio internacional., duas vezes da Bienal Internacional de São Paulo , 1951 e 1955., e da II Documenta de Kassel, 1959. A destreza dinâmica dos calígrafos orientais que adotou como mestres exerceram uma influência permanente no espírito e na arte de Tobey. Porém , como alertou o crítico Leon Kochnitzky , mais que procedimentos técnicos , a China lhe deu uma ética pictórica. Viajante contumaz , e por isto mesmo autor de uma pintura que " Não permite qualquer definição nacional " , Tobey iniciou na Inglaterra em 1936 , com a tel "Brodway Norm " , série de pinturas denominada de "Escrita Branca" .
Bibliografia : Katharine Kuh , Diálogo com a arte moderna, Ed.Lidador , Rio de Janeiro , 1965.
|