Marilda Passos

Ver todas as obras de Marilda Passos

Artista Marilda Passos
Biografia
Fonte: www.itaucultural.org.br/Galeria Bauhaus

NASCIMENTO
1948 - Goiânia GO - 18 de fevereiro

FORMAÇÃO
1984 - Faz curso de Pintura na Casa Grande Galeria de Arte
1988 - Goiás - Cursa Artes Visuais na UFG

ATIVIDADES EM ARTES VISUAIS
1989 - Acreúna e Alto Paraíso GO - Realiza o painel do Projeto Galeria Aberta



ESCOLAS/MOVIMENTOS
Figurativo: Neo-Expressionismo

GÊNEROS/TENDÊNCIAS
Figura



TEXTOS CRÍTICOS

"Inteligente, sensível para a captação natural do que está além da simples imagem, a pintora coloca-se absolutamente a favor do destino das suas figuras e das paisagens que as cercam. Daí, nasceu também o impulso de projetar na tela, num todo emotivo, como num momento de transe, o que lhe passa pela cabeça, usando o pincel com passadas largas e rápidas, quase com violência, em camadas superpostas de tintas, conseguindo o resultado desejado na aparente e consentida desorganização formal. Impossível ignorar o despojamento das pinceladas soltas, livres, as grossas camadas das tintas, as cores fortes e cruas, como se saídas diretamente do tubo, ou usadas mesmo com o recurso das mãos, na ânsia de conseguir o efeito imediato. Justamente aí, na utilização de uma técnica emotiva, e na projeção dos desdobramentos dos mistérios da alma feminina, é que residem o poder criativo da artista, e os meios para entender o seu trabalho, apoiado, às vezes, por um intimismo psicológico. A pintora joga mais com o jogo do inconsciente, com as reflexões, que por serem imediatas, narram situações do cotidiano, ou do próprio ato de viver a vida em uma sociedade que está mais para as leis feitas pelos e para os homens. Além dos olhos as figuras, que refletem desesperança, os traços bem caracterizados dos rostos contribuem para consolidar a paciente solidão das mulheres, divididas entre luz e trevas. "

Miguel Jorge


in VÂNIA Ferro, Marilda Passos. Apresentação de Miguel Jorge e Saturnino Pesquero Ramon. São Paulo: Galeria de Arte Blue Life, 1990.



"Sabe se expressar através da pintura. Versátil em suas pinceladas, segura na paleta. Capacidade criativa expressionista contemporânea. A simbiose entre um fragmento de forma humana identificável e o subjetivo geram a qualidade do labirinto que é sua obra. Multiplicidade e espessura criam sua obra pictórica, linhas desiguais ultrapassando as formas dos limites identificáveis, penetrando no universo fictício. Surgiu para ficar a obra de Marilda. "

Yashira

in MARILDA Passos. Texto de Yashira. (Curriculum do artista).


Exposições realizadas
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

1990 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Blue Life

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

1984, 1985 e 1988 - Anápolis GO - 5º, 6º e 9º Salão Anapolino de Arte

1985 e 1989 - Coletiva, na Galeria de Arte Antonio Sibasolly

1985 - Brasília DF - Exposição Novos Valores, na UnB

1985, 1986 e 1988 - 17º, 18º e 20º Gremi - Premiada em Pintura (1986) - Premiada em Desenho (1988)

1986 - Goiás - A Geração Anos 80, no Museu das Bandeiras

1987 - Avaré SP - 2º Salão Nacional de Avaré

1988 - 1º Salão de Artes Kuriaba

1988 e 1989 - Seleção Novos Valores, na Casa Grande Galeria de Arte

1990 - Goiânia GO - Santuário da Arte, no Museu de Arte de Goiânia e no Castros Hotel


Fonte : Galeria Bauhaus

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.