Biografia |
Marie-Rosa Bonheur(1822-1899)
usualmente chamada Rosa Bonheur foi uma pintora e escultora francêsa realista. Ela nasceu em Bordéus, 1822.
Bonheur veio da própria família artística. Ela tinha irmãos, Auguste Bonheur, artista e Isidoro Jules Bonheur, escultor. E ela era a instrutora de Anna Elizabeth Klumpke.
Ela foi ensinada a pintar com o seu pai, uma vez que, como mulher, ela não pôde comparecer na altura arte escola. Ela mostrou uma grande afinidade para animais, e fez-lhes a sua especialidade. Ela foi influenciada pelo pintor Inglês animal Sir Henry Edwin Landseer.
Bonheur foi visitar matadouros e desempenho dissecção para estudar anatomia animal, preparando esboços e estudos detalhados para ela pinturas e esculturas. Ela recebeu uma comissão governo francês que levou ao seu primeiro grande sucesso, o "Horse lavra no Nivernais". Sua obra mais famosa foi a monumental "Horse Fair . Mesmo ano, ela viajou para a Escócia para expor o seu trabalho a rainha Vitória, onde completou esboços para mais tarde obras, incluindo A Scottish Raid, e Highland Shepherd ". Ela foi particularmente popular na Inglaterra muito mais do que na sua nativa França.
Ela era considerada a mulher mais famosa artista de sua época. Hoje, ela é talvez famosa por causa de suas roupas masculinas. Ela agora é vista como uma feminista precoce. Ela disse na altura que esta prática era simplesmente, uma vez que o seu trabalho facilitado com animais. Ela foi controversora durante o período de tempo. Através da imperatriz Eugenie, ela recebeu a Cruz da Legião de Honra. Durante o cerco de Paris, seu estúdio foi poupado.
Ela morreu com a idade de 77. Muitas de suas pinturas, que não tinha sido demonstrado publicamente, foram vendidas em hasta pública, realizada em Paris em 1900.
|