Artista Marcos Antonio Vieira de Melo - Vieira de Melo (1953)
Biografia Marcos Antonio Vieira de Melo nasceu em Recife, no Estado de Pernambuco, no dia 01 de agosto de 1953, filho de José Vieira de Melo e Joventina Vasconcelos. Concluiu a 8ª série ginasial. De origem humilde, começou a trabalhar muito cedo para ajudar no orçamento familiar.
Marquinho como era chamado pelos seus pais e familiares, aos 6 anos, já chamava a atenção da sua professora com seus desenhos com traços bem definidos que muito lhe impressionava. Quando criança adorava ocupar seu tempo desenhando o que lhe vinha à mente, ainda criança sua mãe começou a perceber sua habilidade com a pintura. Aos 16 anos de idade dedicou-se a arte plástica. Daí em diante ele começou a descobrir vocações também com pintura em cerâmica, azulejo, serigrafia, etc. Com o passar dos anos começou também a esculpir e entalhar madeira e fazer escultura em barro. Com tantas habilidades ele também aprendeu com seu avô do coração, a técnica artesanal de empalhar (um artesanato com a palha do dendê).
Vieira de Melo, como se identifica em seus trabalhos, é um artista muito versátil, nunca precisou ir a escola para adquirir ou até mesmo aperfeiçoar tais habilidades, ao nascer trouxe consigo o dom da arte e assim aprimorou.
Fez sua Primeira Individual (exposição de telas) na Rua Marques de Amorim no Recife na coordenação das galerias Debret e Oficina, no dia 06 de Outubro de 1977.
Aos 28 anos foi morar em São Paulo onde não se adaptou, mais, deixou sua marca por lá, participando de 5 exposições em locais próximos ao bairro que morava, porém, a que mais marcou a sua passagem por lá foi a sua participação no concurso de belas artes onde ganhou em terceiro lugar (uma medalha de bronze) do I Salão Nacional de Artes Plásticas de São Paulo em homenagem a Pablo Picasso, em 13 de Dezembro de 1981.
Depois voltou à sua terra natal onde fez outras exposições, entre elas, as que mais marcaram sua carreira foram:
Exposições de Telas - Na Galeria Ranulpho em Boa Viagem em 1990.
Exposições de Telas - Exposição Coletiva de Pinturas em Telas, na Casa da Cultura de PE com o Apoio da FUNDARPE em Setembro/1990.
Exposição de telas no Terceiro Salão dos Novos no Museu Contemporâneo de Olinda.
Atualmente Vieira de Melo apresenta sua XX Exposição de Pintura a óleo sobre Tela, do dia 18/03/ à 05/04/11 das 08:ooh as 18:00h de segunda a sexta feira e aos sábados das 14:00 as 18:00h, na Biblioteca Pública de Olinda, com o Tema "Arte e Versatilidade Cultural" onde ele apresentará trabalhos fantásticos, vale à pena conferir.
Fonte http://vieirademeloartista.blogspot.com.br/

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.