Biografia |
Caldas, Marcelo ( s.d.)
Atividades Artísticas
Artista plástico
Participação em Eventos
Individual
1998 - Niterói - Rio de Janeiro - Brasil - A Bola está Rolando (1998 : Niterói, RJ) - Galeria do Poste Arte Contemporânea (Niterói, RJ)
Coletiva
1994 - Salvador - Bahia - Brasil - Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas (1. : 1994 : Salvador, BA) - Museu de Arte Moderna (Salvador, BA)
1995 - Salvador - Bahia - Brasil - Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas (2. : 1995: Salvador, BA) - Museu de Arte Moderna (Salvador, BA)
1996 - Niterói - Rio de Janeiro - Brasil - 48 Contemporâneos (1996 : Niterói, RJ : Galeria de Arte do Ingá) - Galeria de Arte do Ingá (Niterói, RJ)
1996 - Salvador - Bahia - Brasil - Salão MAM-Bahia (3. : 1996 : Salvador, BA) - Museu de Arte Moderna (Salvador, BA)
1999 - Belém - Pará - Brasil - Salão Unama de Pequenos Formatos (5. : 1999 : Belém, PA) - Universidade da Amazônia. Galeria de Arte (Belém, PA)
2001 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil - Galeria do Poste (2001 : Rio de Janeiro, RJ) - Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rio de Janeiro, RJ)
2002 - Niterói - Rio de Janeiro - Brasil - Niterói Arte Hoje (2002 : Niterói, RJ : MAC) - Museu de Arte Contemporânea (Niterói, RJ)
2002 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil - Niterói Arte Hoje (2002 : Rio de Janeiro, RJ : Centro Cultural Candido Mendes) - Centro Cultural Candido Mendes (Centro, Rio de Janeiro, RJ)
fonte : Itaú Cultural em 24/05/2007
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcelo Caldas nasceu em Niterói no ano de 1954.
Cursou Estética da Fotografia Contemporânea com Marcos Bonisson na Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, 1993, e Escultura Contemporânea, com Iole de Freitas, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, 1995. Participou, também, da Oficina de Escultura do Ingá, Niterói, 1991 a 1998.
Entre as atividades culturais que participou, destacam-se: orientação dos cursos de escultura na Oficina de Escultura do Ingá, além de participar da organização da oficina, 1995; participação nos projetos de cenografia com do diretor Luis Carlos Ripper, 1995 e 1996; e participação da equipe que projetou a reforma da Oficina do Ingá, de 1996 a 1998. Além disso, dirigiu equipe técnica da montagem cenográfica do espetáculo Ópera Mundi no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, 1994, e participou do projeto Esculturas no Jardim, na Reitoria da UFF, Niterói, 1995.
Expôs individualmente na Sala José Cândido de Carvalho, na Fundação de Arte de Niterói - FAN, 1990; no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, 1994; na Pequena Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 1995; no Centro de Artes UFF, Niterói, 1995; na Galeria da Igrejinha, 1996; e na Galeria do Poste, 1998, ambas em Niterói.
Entre suas principais exposições coletivas, destacam-se: no Centro Cultural de Cabo Frio - RJ, 1991; no XVII Salão Nacional de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto - SP, 1992; no L Salão Paranaense de Artes Plásticas, Curitiba - PR, 1993; na Universidade Estadual de Londrina, Londrina - PR, 1993; no Museu do Telefone, Rio de Janeiro, 1993; no Museu de Arte Moderna, Salvador - BA, 1994; no Paço Imperial, Rio de Janeiro, 1994; na Galeria de Arte da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 1995; no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói, 1996; no Museu Emilio Caraffa, Cordoba, Argentina, 1999; no Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, Argentina, 1999; e na Mostra RB1, Rio de Janeiro, 2000.
Recebeu premiações como Referência do Júri no L Salão Paranaense de Artes Plásticas, Curitiba - PR, 1993; Primeiro Prêmio Escultura/Troféu do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Rio de Janeiro, 1998; Menção Honrosa no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, e Primeiro Prêmio Escultura/ Troféu do Projeto Prêmio Coca-Cola de Teatro, Rio de Janeiro, ambos em 1999.
Criticas : "[...] Marcelo Caldas pertence a uma safra de artistas que rejeita o conceitualismo fácil, tornando a opção pelo fazer maior do que a necessidade do discurso. Sabe que é no recolhimento ao trabalho que se encurta a distância entre o processo e o que verdadeiramente deve ser dito. Algo que desde cedo parece Ter apreendido na Oficina do Ingá, em Niterói, inspirado talvez na herança de seu fundador - o escultor Haroldo Barroso, para quem o fazer artístico sempre esteve dissociado do barulho excessivo ou da promoção pessoal pela qual lutam tanto, hoje, nossos artistas. Marcelo parece não ceder a esses encantos. Melhor assim. Isto o torna capaz de realizar um trabalho sincero e reflexivo [...] O mérito dessas obras está em não construir objetos cuja vocação seja ultrapassar a si mesmos. E exatamente por sua simplicidade e franqueza, acabam nos falando de um universo mítico, atávico, de uma energia que a escultura universal sempre procurou nas civilizações primitivas apropriando-sede seu caráter totêmico.[...]"
VILMAR MADRUGADA - 1995
fonte : niteroi artes em 39/06/2010
|