Biografia |
<div style="display:none">fiogf49gjkf0d</div>Marcello Morandini nasceu em Mantua no dia 15 de maio de 1940. Mudou-se para Varese, em 1947. Frequentou a Academia de Arte de Brera, em Milão, onde ele também trabalhou como designer assistente para uma indústria e como artista gráfico para um estúdio profissional. Os primeiros desenhos com referência direta à sua data de pesquisa artística a 1962. Em 1964, começou seus primeiros trabalhos tridimensionais, exibidas em 1965, em sua primeira exposição individual, realizada em Gênova, com curadoria de Germano Celant. 1967 viu suas primeiras exposições importantes em Milão, Frankfurt e Colônia. No mesmo ano, ele estava na IX Bienal de São Paulo, no Brasil. Em 1968 ele foi convidado com uma sala de pessoal no Pavilhão Italiano para o XXXIV Bienal de Veneza International. Em 1969 ele foi convidado para representar a arte italiana, em Bruxelas, como parte das exposições Europalia. Em 1970, ele começou uma colaboração com o proprietário da galeria Carl Lazlo em Basileia. Graças a esta colaboração, em 1972, o artista realizou sua importante exposição individual no Kestnergesellschaft em Hanover. Em 1974, ele planejou uma praça da cidade com um diâmetro de 30 metros para o centro comercial do INA em Varese. Em 1977, ele foi convidado a Documenta 6 em Kassel. Nos Museus cívicos de Varese, ele organizou com H. Heinz Holz o segundo "Simpósio Internacional de Estudos da arte construtiva". Em 1978, ele realizou mais seis exposições individuais em museus na Itália, Áustria, Suécia e Alemanha. Em 1979, ele teve a primeira das três exposições de um homem dedicado ao seu trabalho pela-Hack-Museum Wilhelm em Ludwigshafen (os outros dois seguiram em 1994 e 2005).
Nos primeiros anos da década de 1980, ele começou uma longa colaboração com os estúdios de arquitectura de Mario Miraglia em Varese e Ong & Ong em Cingapura, onde permaneceu por longos períodos, trabalhando em alguns projetos arquitetônicos importantes, como o 38-floor Goldhill Center. Em 1982, juntamente com Attilio Marcolli, ele foi convidado a "Documenta Urbana" em Kassel. No mesmo ano, ele foi premiado com uma bolsa de estudos pelo DAAD para uma estadia de três meses em Berlim. Em 1984, realizou sua primeira exposição de "arte e design" no Museo della Ceramica em Cerro di Laveno (Varese). Durante o mesmo ano, ele foi convidado para o Japão. Este período viu o início de contatos pessoais com os estúdios de arquitetura, visitas a um número de universidades e exposições em diversos museus, supervisionados pelo editor e proprietário da galeria Masaomi Unagami (Tokyo). No mesmo ano, na Alemanha, ele criou o projeto para a fachada de 220 metros para a fábrica de porcelana Thomas em Speichersdorf. Em 1985, ele organizou três exposições importantes: a primeira foi no Axis em Tóquio; em seguida, uma exposição retrospectiva no Museu Bochum; e, finalmente, um em Verona, no Museo di Castelvecchio.
Em 1986-1987, ele continuou a sua actividade exposição em Darmstadt, Düsseldorf, Mannheim e Helsínquia. 1987 foi também um período de uma fecunda colaboração com a Companhia Rosenthal em Selb (Bavaria) para que ele estudou a fachada de 64 metros para novo edifício administrativo da empresa. Em 1988 Peter Volkwein, o diretor do Museu de Ingolstadt, encomendou um projeto para uma escultura de 40 metros como o símbolo externo do museu. Em 1991, ele passou um longo período em Kuala Lumpur, na Malásia, a fim de criar o projeto arquitetônico para um edifício comercial de 34 andares.
Em 1993 realizou a sua primeira exposição antológica importante de arte e design no Die Neue Sammlung Museum, em Munique. No ano seguinte, foi reproposta nas Galveias Palácio durante o "Lisboa: Capital Europeia da Cultura". Em 1994, foi nomeado membro do júri do Centro de Design Essen. No mesmo ano, foi nomeado presidente do Museu Internacional de Design em Cerâmica Cerro di Laveno (Varese). De 1995 a 1997 ocupou o cargo de professor de arte e design na Academia de Verão em Salzburgo. De 1997 até 2001, foi Professor Visitante na Escola ECAL de Lausanne.
Em 1998, sua filha, Maria Enza nasceu. A partir deste ponto, ele principalmente concentrou seu trabalho em Varese, que em 2000 dedicou uma importante exposição retrospectiva do artista no museu da cidade, acompanhada de um catálogo publicado pela Charta (Milan). Em 2000, ele começou uma colaboração com Abitare Baleri em Bergamo, estudando uma coleção de objetos de decoração. Em 2003, ele foi professor na Academia de Arte Brera, em Milão. Na Suíça, ele realizou aulas na HEAA Assista School, em La Chaux-de-Fonds. Ele dirigiu a Sommerakademie em Plauen para a restauração do parque dedicado a Martin Luther. A partir do mesmo ano, foi nomeado presidente da Associação de Artistas gratuito da Província de Varese. Em 2004, ele coordenou o projeto "Viver Veneza 3" na Universidade IUAV de Veneza. Encomendado pelo-Hack-Museum Wilhelm ele criou o projeto para uma grande escultura de 10 metros para a praça ao lado do museu. Ele foi eleito Membro Honorário da Designer Real da Indústria (Londres).
Na Alemanha, em 2005, ele realizou uma importante exposição antológica de arte e design no Europäisches Industriemuseum em Plößberg eo Museu Fürstenberg. Ele inaugurou o novo Museu Ritter em Waldenbuch com uma exposição de um homem só. Durante o mesmo período, ele inaugurou seu projeto para o Piazza Montegrappa em Varese. Em 2007, ele planejou a arquitetura do centro cultural da Das kleine Museum em Weissenstadt (Alemanha). Em 2008, em concomitância com a Bienal de Arquitetura, Pesaro Museu do Ca em Veneza abrigava uma exposição importante, que no ano seguinte foi reproposta e amplificado na sede do Museu Neues em Nuremberga.
Em 2010 ele inaugurou sua 11 metros escultura como o símbolo da Europäisches Industriemuseum em Plößberg, homenagem a Philip Rosenthal. Em Varese, fundou a "Artparty" para promover a cultura da região. Ele realizou uma exposição retrospectiva na Casa del Mantegna em Mantua. Em 2013 ele partecipated à Bienal Internacional de Escultura em Racconigi. Em 2014 ele aplica-se na concepção de duas importantes exposições pessoais, um em Kunstmuseum de Bayreuth, na Alemanha, e outra na Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma.
|