Biografia |
Bogotá, 1928. Estudou Belas Artes da Universidade Nacional, Bogotá, e da Academia de Belas Artes de Santiago do Chile. Pertenciam a grupos e oficinas Next Generation 9. Foi diretor da Escola de Belas Artes, em Ibagué. Em 1961 ele recebeu o primeiro prêmio no National trabalho de pintura Exposição XIII com as flores vermelhas e brancas. Em seguida, ele estudou na Academia de Belas Artes de Roma, especializando-se na Art Students League em Nova York. Em 1969 ele foi declarado fora de competição no Salão Nacional, com elementos de acrílico para o mural em 1981 Sinais símbolo.Realizó e leis para o edifício do Congresso novo, perto do edifício do Capitólio, em Bogotá.
"Resumos Hernandez, selecionando com participação igualitária de inteligência e sentimento, os elementos essenciais da natureza maravilhosamente reconstrói o que você vê é a graça, força e bom gosto. Através destas três qualidades, a referência a realidade facilmente se torna obra de arte. A cor mágica ou inventado, ou o que você chamá-lo para expressar não sair da realidade, mas do artista, iluminando as pinturas. " Traba, 1956.
"De posse de uma cor muito pessoal e uma imagem impecável, o pintor Manuel Hernandez apresenta o trabalho de real valor. Tudo o que ela revela de domínio, controle de meios expressivos, de seleção. O que justifica a recompensa amplamente distingui-lo. " Enrique Lafourcade, Santiago de Chile 1953.
"Hernandez é um homem como final na história da arte colombiana que nossa arte abstrata seria diferente sem ele." Panesso Faust, 1999.
|