Ver todas as obras de Luiz Nunes

Artista Luiz Nunes
Biografia Nunes, Luiz (1909 - 1937)



Biografia

Luiz Carlos Nunes de Souza (Rio de Janeiro RJ 19091 - idem 1937). Arquiteto, urbanista. Ingressa na Escola Nacional de Belas Artes - Enba, no Rio de Janeiro, em 1926. Como presidente do diretório acadêmico participa da greve de estudantes de 1931, contra a demissão do então diretor, Lucio Costa (1902 - 1998), e a favor da recondução dos professores por ele contratados na reforma de ensino de 1930. Nunes forma-se em 1933 e desenvolve o projeto de dois edifícios de apartamentos, que são considerados por Lucio Costa obras precursoras do movimento moderno na cidade.2 Transfere-se para o Recife, provavelmente em junho de 1934, contratado pelo governador Carlos Lima Cavalcanti (1892 -1967), cuja gestão se distingue pelo investimento em programas de interesse coletivo. Nunes trabalha inicialmente na Secretaria de Viação e Obras Públicas e assume a diretoria da Secção Técnica de Engenharia e Arquitetura - STEA com a incumbência de organizar a produção edilícia do Estado. Nesse período projeta a Escola de Anormais, 1934, para o programa de saúde mental dirigido pelo psiquiatra Ulysses Pernambuco (1892 - 1943), a Usina Higienizadora de Leite, 1934, para o programa de saúde pública desenvolvido pelos médicos Décio Parreiras e Josué de Castro (1908 - 1973), e o Hospital da Brigada Militar, 1934.

Em agosto de 1935, a STEA é dividida em diretorias técnicas especializadas, entre elas a Diretoria de Arquitetura e Construções - DAC. Chefiada por Nunes, a DAC aprofunda as iniciativas de racionalização e modernização dos projetos e das técnicas construtivas da STEA, executando uma série de obras, das quais se destacam o Entreposto de Pesca e Mercado de Peixe, 1935 (não construído), o Restaurante Popular Desmontável, 1935, e a Escola Rural Alberto Torres, 1935. No mesmo ano, em Porto Alegre, apresenta o Pavilhão do Estado de Pernambuco na Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, considerada a primeira exposição de arquitetura moderna no Brasil.3

As atividades da DAC são interrompidas em novembro de 1935 sob a suspeita de envolvimento da equipe com o movimento comunista, mas também porque a introdução de métodos de trabalho que incentivam a participação de mestres-de-obra e operários nas decisões de projeto é desaprovada por parte de alguns integrantes do governo por ameaçar hierarquias e poderes vigentes.4 Afastado da DAC, Nunes trabalha como arquiteto autônomo no Rio de Janeiro e publica dois artigos sobre as atividades desenvolvidas no Recife. Reconduzido à DAC por reivindicação de seu corpo técnico, ele reestrutura o órgão visando estender suas atribuições até a elaboração de planos urbanísticos para cidades do interior do Estado. Renomeada como Diretoria de Arquitetura e Urbanismo - DAU, o órgão realiza entre 1936 e 1937 cerca de 30 projetos, dos quais se destacam o Leprosário de Mirueira, o Pavilhão de Verificação de Óbitos e a Caixa dÁgua de Olinda, e publica Organização dos Serviços Técnicos Administrativos,5 uma espécie de caderno de encargos para a construção de edifícios públicos. Em novembro de 1937, Lima Cavalcanti é deposto pelo Estado Novo e a DAU praticamente extinta. Nunes retorna ao Rio de Janeiro com tuberculose em estado avançado, falecendo prematuramente, aos 28 anos de idade.



Notas

1 A data e o local de nascimento do arquiteto são controversos. Há autores, como os historiadores da arquitetura Alberto Xavier, Hugo Segawa e Guilah Naslavsky, que afirmam que o arquiteto nasce em 1908 em Belo Horizonte. A arquiteta Rita de Cássia Alves Vaz, entretanto, em seu mestrado afirma que o arquiteto nasce no Rio de Janeiro no dia 31 de julho de 1909, a informação sendo confirmada pela certidão de nascimento do arquiteto.

2 COSTA, Lucio. Depoimento de um arquiteto carioca. In: Sobre arquitetura. Porto Alegre: Centro de Estudantes Universitários de Arquitetura, 1962, pp. 169-201.

3 Joaquim Cardozo, Prefácio - testemunho dos aspec

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.