Biografia |
KAKATI
KAKATI, José Ricardo Baiense de Paiva, nasceu no Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1957, até ontem era encontrado ali pela Garcia & Maria Quitéria, hoje reside na Barra da Tijuca e fala que não volta, tem uma mulher e 3 filhos, os 4 maravilhosos ( Mayka, Pedro, João e Carolina ) que segundo ele, são suas verdadeiras obras neo-concretas.
Já participou de várias exposições nacionais e internacionais, mas sua primeira exposição, aos 19 anos, quando sua forma de expressão era FIGURATIVA, guarda claras lembranças pela ingenuidade do momento, quando o azul simplesmente era azul. E a outra que lhe traz também grandes lembranças foi a sua primeira internacional (Holanda) pela luta de sua participação. Segundo o artista, suas exposições geralmente retratam um grande encontro de amigos, futuros amigos e futuros compradores (reza muito).
Perfeccionista, não quis apenas expressar suas intuições através da pintura, mas sim vivenciar seus sentimentos compactuados com emoções aplicadas nas formas e fôrmas.
Viajando inúmeras vezes entre Europa, Ásia e Américas, sempre teve a preocupação de vivenciar e documentar não só as paisagens, os costumes mas como os rumores do dia a dia de cada país em que esteve, dessa forma cada vez mais sentiu a necessidade de desenvolver em suas espátulas e pincéis uma forma de expressão que de alguma maneira transmitisse para o observador o olhar, a temperatura, a complacência de momentos vividos expostos em suas telas.
Para alcançar resultados sonhados, a expressão inicialmente FIGURATIVA, foi sendo incrementada com novas participações de forma tão intuitiva, que certa manhã se viu pintando uma tela onde as referências já demonstravam traços CONCRETOS (nome da tela: NIBIKI YAMAGATA, que quer dizer brazão de uma família oriental YAMAGATA, época dos samurais...) EVANDRO YAMAGATA "in memorian", seu padrinho, em muito contribuiu para essa mutação de forma de expressão, pois cedeu um espaço em sua moradia para KAKATI estabelecer seu atelier, e de repente retângulos reverenciavam a grandeza da família, manchas totalmente brancas exaltavam o espírito BUDÔ, que significa "espírito guerreiro existente em seu coração e uma grande área da tela na cor cinza simbolizando yin & yang da vida". Evandro era um artista, emanava intuição, e segundo KAKATI, compartilharam juntos ou lutando JUDO ou simplesmente reverenciando cada dia, de alguma forma ali nasceu nas suas telas características totalmente NEO-CONCRETISTAS..
A partir desta fase, cada vez mais o artista se aprofundou nas formas geométricas, onde sua influência de arquiteto por algum tempo em muito diagnosticava resultados, isto fez com que a busca dessa liberdade, brindasse os seus dias de trabalho com muita transparência, muita cor, muita alegria e muito amor.
DADOS PESSOAIS
nome: José Ricardo Baiense de Paiva
artístico: Kakati
data de nascimento : 15/10/1957
natural: Rio de Janeiro
nacionalidade: brasileira
filiação: José Luiz Carvalho de Paiva / Ethelma Bahiense de Paiva
estado civil: casado
end comercial (atelier ): Av Ministro Ivan Lins 480 sala 209.
Barra . RJ
tel comercial(atelier): (021) 24860166
tels contatos: (021) 78916083 (021)98725657
carteira de identidade: N. 1982103570 crea RJ
CPF: 718 171 317-53
profissão: Artista Plástico
inscrição Museu de Belas Artes: bai 17
FORMAÇÃO ACADÊMICA
* curso superior:
Universidade Santa Ursula
inicio em 01/78 termino em 07/82
crea 82-1-03570-4 d
* cursos de artes plásticas:
parque Laje, prof. Luiz Ernesto
4/p>
CONGRESSOS & PALESTRAS
*representante do Brasil no IX CLEFA Congresso Latino Americano de Escolas de Arquitetura na cidade do México, defendendo projeto arquitetônico sobre "espaços carentes e energias alternativas', vencedor em concurso realizado no Rio de Janeiro. Brasil 1981.
*palestra na Universidade Santa Ursula, sobre "influência das cores nas instalações" (resp. prof. luiz felipe de souza) 1986.
*palestra sobre "influência da plástica na funcionalidade de mega stores no Hotel Caesar Park representando a sodiler 1998.
INTRODUÇÃO
" A simpatia das cores ,
me fazem buscar o olhar transparente
de algumas sensações , uma das 1999 razões para amar a Terra
F0RMA DE EXPRESSÃO
busco minha identificação através das cores , das transparências , dos dias , de meu estado d alma , nas minhas espátulas onde costumo flutuar continuamente em formas geométricas , as quais me induzem a um neo-concretismo totalmente singular e bem particular.
Kakati
CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS OBRAS
estilo: abstrato / neo concretismo
técnica utilizada: acrílico sobre tela, Espátula/pinceis
|