Ver todas as obras de Johann Jacob Steinmann

Artista Johann Jacob Steinmann
Biografia Johann Jacob Steinmann
(Basileia,Suiça, 1800 - 1844)
Desenhista estudou litografia com Engelmann, na Alsácia, em 1821, aperfeiçoando seus conhecimentos com o inventor desse processo técnico,Aloysius Senefelder, em Paris. Em 1825 foi contratado, pelo governo do Brasil, como litógrafo oficial, por um período de cinco anos. Aceite o convite, trouxe consigo todo material indispensável ao desenvolvimento de suas atividades, inclusive duas prensas, instalando em sua residência a ificina litográfica, que começou a funcionar em 25.01.1826. Até 1830, ocupou-se especialmente com a impressão de mapas e o ensinameneo de litografia a militares e alguns civis.
Terminado o contrato continuo no Brasil, imprimindo mapas e estampas de tipos populares que a Biblioteca Nacional preservou na sua secção de iconografia.Retornou à Basileia em 1833, onde, dois anos depois editou o álbum de vistas "Souvenirs do Rio de Janeiro, dessinés d'après nature et publiés par J. Steinemann".
A respeito desse álbum escreveu Ligia da Fonseca Fernandes Cunha, na introdução da reedição fac-similar no Brasil (Livraria Kosmos Editora, 1967):"consta esse conjunto (...) de doze águas-tintas aquareladas, apresentadas em folhas separadas, montadas em papel espesso, cuja moldura litografada apresenta, entre arabescos e motivos ornamentais de caráter naturalista, pequenas cenas de costumes brasileiros, entremeados numa profusão minuciosa de folhagens e frutos tropicais, lembrando, pelo excesso de ornamentação, influências da "chinoiserie" do século dezoito. Originalmente eram treze vistas litografias, gravadas por Friedrich Salathé.Nove foram desenhadas pelo próprio Steineman, duas por Kretschmar e as últimas por Victor Barrat e Deburne, respectivamente.

Bibliografia: Roberto Pontual. Dicionário das Artes Plásticas no Brasil (Rio de Janeiro: Civilização e Cultura, 1969).
Fonte Catálogo Soraia Cals Abril de 2009