Biografia |
Jenny Holzer (nascido em 29 de julho de 1950) é um artista neo-conceitual americano, baseado em Hoosick Falls, Nova York . O foco principal de seu trabalho é a entrega de palavras e idéias em espaços públicos.
Holzer pertence ao ramo feminista de uma geração de artistas que surgiram por volta de 1980, procurando novas maneiras de tornar a narrativa ou o comentário uma parte implícita dos objetos visuais. Seus contemporâneos incluem Barbara Kruger , Cindy Sherman , Sarah Charlesworth e Louise Lawler .
A dimensão pública é parte integrante do trabalho de Holzer. Suas instalações de grande escala incluíram outdoors publicitários, projeções em edifícios e outras estruturas arquitetônicas, além de displays eletrônicos iluminados. Sinais LED tornaram-se seu meio mais visível, embora sua prática diversificada incorpore uma grande variedade de mídias, incluindo cartazes de rua, placas pintadas, bancos de pedra, pinturas, fotografias, som, vídeo, projeções, Internet e um carro de corrida para a BMW . As projeções de luz baseadas em texto têm sido centrais para a prática de Holzer desde 1996.
A partir de 2010, seus sinais de LED se tornaram mais esculturais. Holzer não é mais a autora de seus textos, e nos anos seguintes, ela voltou às suas raízes pintando.
|