Biografia |
Tinguely, Jean
Fribourg,Suíça, 1925
Berna,Suíça, 1991
Entre os anos de 1930 e 1945, freqüentou a Escola de Belas-Artes de Berna e a Bauhaus. Iniciou seus trabalhos em pintura abstrata e depois desenvolveu a técnica em metal e papel. Chegou a Paris, em 1953. Logo em seguida, elaborou a série de Meta-matics ou Meta-robots, máquinas tidas como obras tridimensionais. Participou da exposição Lê Mouvement , promovida pela Galeria Denise René. Em 1958, entrou em contato com o artista Yves Klein. Em 1960, apresentou no Museu de Arte Moderna de Nova York sua Hommage à New York, máquina-happening-autodestrutiva, estabelecendo contato com Jasper Johns e Rauschenberg. No mesmo período, constituiu junto com Pierre Restany, Arman, César, Dufrêne, Hans, Klein, Rotella e Spoerri, o grupo dos Novos Realistas. Em 1961, participou da exposição Lê mouvement de dans lart, organizada por P. Hulten e W. Sandberg no Museu de Amsterdã. Também construiu com Saint-Phaile uma homenagem a Dali. Dois anos mais tarde, realizou uma nova série de máquinas, exibidas na exposição nacional suíça, persistindo nessa linha de trabalho até 1968, quando participou da exposição The Machine, organizada por P. Hulten no Museu de Arte Moderna de Nova York. Em 1970, iniciou a construção de Monstre na praça do Domu, em Milão, obra autodestrutível com 8,20 m. Anos depois, construiu Caos em Colúmbia, Indiana, nos Estados Unidos. Para muitos críticos, o Novo Realismo tem como principal tema o gesto que se apropria do objeto, mas na obra de Tinguely a apropriação que existe é a do movimento inserido no dinamismo da máquina.
Elza Ajzenberg
Fonte : Mac/SP
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