| Biografia |
Nascido na cidade de Salvador, Bahia e radicado em São Paulo desde 1983 o escultor Israel Kislansky é formado pela Faculdade Santa Marcelina onde estudou com J. A. Van Acker e Yole Di Natali. Inicialmente trabalhando como pintor, dedica-se a partir de 1990 à escultura, realizando a partir de então exposições, prêmios e obra pública. Destacam-se entre estes o "Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo" 1998 e a obra "Semear" 1996, instalada na praça Klaus Walter Zulauf, no bairro do Morumbi. Em 1999 é convidado a lecionar o curso A Modelagem do Corpo Humano no MUBE (Museu Brasileiro de Escultura).
[ 1983 ]
Ingressa aos 17 anos na Faculdade Santa Marcelina (FASM) , São Paulo.
Participa de exposições, cursos e eventos:
- I Encontro de Arte da FASM
- II Semana de Arte da FASM
- Exposição síntese dos alunos da FASM.
[ 1987 ]
Organiza a VI Semana de Arte da FASM; uma semana dedicada à reflexão e ao aprofundamento do desenho. Durante esta semana participa dos seguintes cursos:
- Estrutura da Linguagem Gráfica
(Prof. Cloude Loriou)
- Desenho como base da forma figurativa
(Prof. Van Acker)
- Reflexão sobre o desenho
(Prof. Sérgio Lima).
- Aspectos Técnicos do Desenho
(Prof. Rubens Matuck)
Frequenta curso intitulado "Imagem como Conhecimento Sensível", ministrado pelo Prof. Sérgio Lima ( artista plástico, poeta e teorico, responsável pela primeira exposição do Movimento Surrealista no Brasil).
[ 1988 ]
Inicia formação em pintura, escultura e história da arte sob orientação do artista plástico José Antônio Van Acker. Estes cursos se estendem até o final de 1990.
Estuda técnica de pintura a óleo com o pintor, desenhista e gravador Rubens Matuck.
Em dezembro, obtém nota máxima, com distinção, na apresentação de seu projeto de graduação do Bacharelado de Artes Plásticas em pintura, abordando o tema da escravidão no Brasil.
[ 1989 ]
Percorre por um mês várias cidades mineiras , onde estuda o Barroco e o Rococó brasileiros. Esta viagem culmina com a participação no "II Congresso do Barrocco no Brasil: Arquitetura e Artes Plásticas", realizado em Ouro Preto, de 25 a 29 de setembro, com a participação de German Bazin.
[ 1996 ]
Execução de obra pública, entitulada "SEMEAR" instalada na Praça Klaus Walter Zalauf, bairro do Morumbi - SP.
[ 1997 ]
Inaugura o "Kislansky Atelier de Escultura" , espaço dedicado a formação de escultores que reúne diversos artístas oferecendo cursos e infraestrutura necessária para o desenvolvimento de projetos escultóricos.
[ 1999 ]
Durante o ano de 1999 é convidado a desenvolver o curso de Modelagem do Corpo Humano no Museu Brasileiro de Escultura (MUBE).
[ 2002 ]
Inicia trabalhos calcográficos sob orientação de Iole Di Natali.
|