Artista Henri Cartier-Bresson - Cartier-Bresson
Biografia HENRI CARTIER-BRESSON (1908-2004)
Considerado um dos maiores fotógrafos do século 20, o francês Cartier-Bresson dedicou-se inicialmente à pintura. Suas primeiras fotografias foram feitas sem compromisso, no início dos anos 1930, durante o período em que viajou pela África.

Em 1932, de volta a Paris, Cartier-Bresson publicou sua primeira reportagem fotográfica na revista "Vu". Nos dois anos seguintes, o francês captou algumas de suas melhores imagens. Viajou pelo México, expôs nos Estados Unidos e Europa e trabalhou no cinema, como assistente do diretor Jean Renoir.

Embora tenha perseguido o fotojornalismo, a obra do criador da célebre expressão "instante decisivo" sempre impressionou mais como arte do que como reportagem. Em diversos temas, as imagens de Cartier-Bresson surpreendem pela sutileza com que ele extrai o máximo de informação de um retratado ou de uma simples cena cotidiana.

O encontro com a fotografia bélica aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. Cartier-Bresson foi para os campos de batalha contratado pelo Exército francês, imortalizou momentos dramáticos nos campos de refugiados e acabou prisioneiro dos nazistas --conseguiu fugir três anos depois, após duas tentativas frustradas, a tempo de fotografar a libertação de Paris em 1944.

Em 1947, ao lado de Capa, Seymour, Rodger e Vandivert, Cartier-Bresson fundou a agência Magnum e passou a realizar reportagens em todo o mundo. Contudo, diante do horror presenciado, nunca mais quis cobrir uma guerra. A partir de 1970, ele deixou a fotografia e retomou a pintura, à qual se dedicou até sua morte, em 2004.
Fonte http://grandesfotografos.folha.com.br

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.