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Artista Hans Hoffman
Biografia Hans Hofmann (1880-1966) é uma das figuras mais importantes da arte americana do pós-guerra. Célebre por sua exuberante, cheio de telas de cores, e conhecido como um professor influente para várias gerações de artistas de primeira na sua Alemanha natal, depois em Nova York e Provincetown-Hofmann teve um papel crucial no desenvolvimento do Expressionismo Abstrato.
Como professor, ele trouxe para a América do conhecimento direto do trabalho de um grupo comemorou dos modernistas europeus (antes da I Guerra Mundial, ele viveu e estudou em Paris) e desenvolveu sua própria filosofia da arte, que ele expressou em ensaios que estão entre os discussões mais atraentes da pintura no século XX, incluindo "O problema da cor em Pura Pintura, sua origem criativa." Hofmann ensinou a arte há mais de quatro décadas, com sua impressionante lista de alunos inclui Helen Frankenthaler, Red Grooms, Alfred Jensen, Wolf Kahn, Lee Krasner, Louise Nevelson e Frank Stella. Como um artista Hofmann incansavelmente explorado estrutura pictórica, as tensões espaciais e as relações de cores. Em seus primeiros retratos feitos apenas em anos do século XX, suas cenas de interiores da década de 1940 e telas de sua assinatura final dos anos 1950 e início dos anos 1960, Hofmann trouxe para seus quadros o que o historiador de arte Karen Wilkin descreveu como uma vasta "de acumulações solta dos cursos brushy ... para crisply modalidades adaptadas de retângulos ... mas que de alguma forma parece menos importante do que a sua intensidade uniforme, sua energia comum batendo sua fisicalidade e consistente. "
Hofmann nasceu Johann Georg Hofmann em Weissenberg, no estado da Baviera da Alemanha em 1880 e criado e educado em Munique. Após os estudos iniciais em ciências e matemática, ele começou a estudar arte em 1898. Com o apoio de arte de Berlim patrono Phillip Freudenberg, Hofmann foi capaz de mover-se para Paris em 1904, tendo aulas, tanto a Académie de la Grande Chaumière (com seu colega Henri Matisse) e da Académie Colarossi. Em Paris Hofmann observado e absorvido as inovações dos artistas mais ousados do dia, incluindo Pablo Picasso, Georges Braque, Robert e Sonia Delaunay, Fernand Léger e Henri Matisse, muitos dos quais ele conheceu e fez amizade com. Hofmann permanecerá em Paris até 1914, quando o advento da I Guerra Mundial exigiu dele para voltar para a Alemanha. Em 1915, incapaz de se inscrever no devido militares para um mal respiratório, Hofmann abriu uma escola inovadora para a arte em Munique, onde ele transmitiu o que tinha aprendido com o avant-garde em Paris. A reputação da escola se disseminar internacionalmente, especialmente depois da guerra, atraindo estudantes da Europa e dos Estados Unidos, iniciando assim o que era para ser quase uma vida inteira de ensino para Hofmann.
A convite do Valor Ryder, um de seus ex-alunos, Hofmann foi para a Universidade da Califórnia, em Berkeley, para ensinar no verão de 1930. Ele voltou para Berkeley no ano seguinte, um momento decisivo, que também viu a sua primeira exposição individual americano no Palácio da Legião de Honra em San Francisco. Devido às circunstâncias que se deteriora Alemanha pré-guerra, Hoffman tomou a decisão de permanecer nos Estados Unidos de modo permanente (sua esposa, Maria, iria se juntar a ele em 1939). Em 1932 ele se estabeleceu em Nova York, onde ensinou novamente a arte, em primeiro lugar no The Art Students League, em seguida, um ano mais tarde, em sua própria escola (adicionando em 1935 sessões de verão em Provincetown, Massachusetts, onde ele também vivia). Para ansiosos jovens americanos, a maioria dos quais tinha viajado pouco constrangido em 1930 pela Depressão e na década de 1940 pela Segunda Guerra Mundial e suas conseqüências contato com Hofmann serviu como uma alternativa valiosa para o contacto directo com as fontes Europeia do Modernismo. Em 1960, observou o historiador de arte Clement Greenberg chamou Hofmann "com toda a probabilidade do professor de arte mais importantes do nosso tempo." Sua escola continuaria a ser uma presença vital no mundo da arte Nova Iorque, até 1958, quando os 78 anos de idade Hofmann decidiu se dedicar a tempo inteiro à pintura.

Embora Hofmann não veio para os Estados Unidos até que ele foi mais de cinqüenta, ele é encarado como um pintor americano e considerado um dos principais membros do Expressionismo Abstracto. Para todas as suas conexões com o movimento, e para a abstração em si, seu trabalho foi, todavia, e por sua própria admissão firmemente enraizada no mundo visível. Ele combinou estrutura cubista e fauvista cor intensa em uma linguagem visual muito pessoal com a qual ele infinitamente explorados estruturas pictóricas e relações cromáticas. Hofmann criou volume em suas composições não pela prestação ou modelagem, mas por meio de contrastes de cor, forma e superfície. A partir de meados da década de 1940 com uma exposição individual na Peggy Guggenheim a arte deste Century Gallery em Nova York, as pinturas de Hofmann foram objecto de exposições em importantes instituições como a Galeria Addison de Arte Americana, o Whitney Museum of American Art e do Museu de Arte Moderna. Hofmann foi também um dos quatro artistas que representam os Estados Unidos na Bienal de Veneza em 1960.
Hofmann estava perto dos 70 anos de idade quando, em uma explosão impressionante de energia que ele pintou a maioria dos grandes telas altamente reconhecível dos anos 1950 e 1960, que assegurou a sua reputação. Com suas empilhadas, sobreposições e flutuante
retângulos e claro, tons saturados, estas pinturas extraordinária continuou até o fim de sua notável carreira longa que Hofmann teve explorou pela primeira vez como um artista ao longo de seis décadas anteriores.
Fonte http://www.hanshofmann.org/biography

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