Artista Fatima Campos -Maria de Fátima Campos Sousa Medeiros
Biografia
Maria de "Fátima Campos" Sousa Medeiros (54), artista plástica Piauiense do signo de Peixes. Nasceu na cidade Piauiense de União, cursou artes no "centro de Pesquisa de arte Ivan Serpa" na cidade do Rio de Janeiro e começou com pintura na década de 70. Depois já em São Paulo, procurando uma técnica que pudesse exprimir sua arte, escolheu a cerâmica como veículo de expressão. Começou com argila e se aprimorou na técnica de cerâmica com cozimento em alta temperatura com Ofra Grinfeder em São Paulo.

Participou de exposições coletivas nacionais em diversos salões de arte em Recife, Brasília, Goiânia, São Paulo, Bahia (Recôncavo Baiano). E de exposição internacional nos Estados Unidos. É citada em várias revistas de decoração como : Casa & Jardim, Casa Claudia, Espaço D, Viver Bem e Casa Vogue. Sendo destaque e capa em algumas edições.

Considera sua obra mais comentada, a instalação "Germes e Vermes" exposta no pátio lateral do Teatro 04 de Setembro em Teresina. Porem a mais vista são os trabalhos na porta de entrada do Teresina Shopping. Seus produtos são comercializados inclusive no eixo Rio - São Paulo, onde a artista participa de feiras comerciais algumas vezes por ano.


ENTREVISTA REALIZADA EM MAIO/2004


Acessepiauí - Qual é a melhor hora do dia para você?

Fátima Campos - De manhã, bem cedinho, quando tudo está nascendo. Nessa hora tudo é possível, a gente vislumbra todo o tempo que teremos no transcorrer do dia.

Acessepiauí - Que tipo de musica você está escutando no momento?

FC - Para trabalhar escuto musica clássica (Mozart). Minhas paixões são Caetano Veloso, Gil, Jobim, etc. Gosto de Rock - Rita Lee, Frank Zappa e os roqueiros todos.
No momento estou ouvindo Zélia Duncan e Maria Rita.

Acessepiauí - Você escuta radio?

FC - Quando estou no carro.

Acessepiauí - Quais livros estão agora em sua cabeceira?

FC - Gosto de Lia Luft (Secreta Mirada). Atualmente estou relendo livros de Kandinsky (Ponto e Linha sobre o Plano)

Acessepiauí - Você lê revistas de decoração?

FC - Sim.

Acessepiauí - De onde você se informa diariamente?

FC - Canais de "News" na TV a cabo.

Você nota como as mulheres estão se vestindo?
Sim, para ver o que se está sendo criado. A moda é lançador de tendências e a criatividade arrojada, a audácia dela me encanta.

Acessepiauí - Você tem alguma preferência?

FC -Moda despojada.

Acessepiauí - Que tipo de roupa você evita usar?

FC - Aquela roupa que me prende os movimentos e aquela roupa que pode tentar interferir na tua personalidade.

Acessepiauí - Você tem algum animal de estimação?

FC - Cachorro.

Acessepiauí - Quando você era criança já pensava em ser artista plástica?

FC - Não pensava, mas já desenhava porem sem pretensão. Tive, quando criança, muito acesso a coisas e objetos que estimulava esse meu lado artístico.

Acessepiauí - Aonde você produz suas criações?

FC - No meu "atelier / residência" no bairro de "Fátima" ( coincidência não?)

Acessepiauí - Aonde você gostaria de ver uma obra sua exposta?

FC - Alem de querer ter mais trabalhos nos espaços públicos de Teresina, queria ter uma obra minha nos jardins do parque do Ibirapuera, entre os prédios da Bienal, em São Paulo.

Acessepiauí - Você discute suas obras com arquitetos e decoradores?

FC - Em relação ao espaço, sim. A criação da obra é minha, é fundamental essa liberdade.

Acessepiauí - Descreva seu estilo, como um bom amigo seu a descreveria.

FC - O meu trabalho abrange vários caras da minha personalidade, desde a mais primitiva até a mais arrojada. Não me prendo a estilos deixo fluir naturalmente.

Acessepiauí - Você poderia analisar a evolução do seu trabalho desde os primeiros até os dias de hoje?

FC - No principio me prendia as figuras humanas e o mundo que eu tentava expressar começou a exigir mais formas. O caso de eu decidir não me prender a nenhuma forma definida me proporciona liberdade de me expressar, inclusive passando pelo abstrato e pelo lúdico.

Acessepiauí - Tem algum artista plástico que você aprecia e que gostaria de citar?
FC - Picasso, Brancusi, Tomie Othake e o que eu me identifico mais que é Frans Krajkberg, minha referência profissional.

Acessepiauí - Algum artista (ou grupo de artistas) local?

FC - Minha amiga saudosa Liz Medeiros. Dentre muitos outros

Acessepiauí - Aviso aos mais jovens.. artistas iniciantes.

FC - Que pesquise muito, olhe também para suas raízes. Não precisa correr atrás de outros mundos, o que está a sua volta é o suficiente. O seu mundo é o bastante. Alem de muito estudo e muita informação.

Acessepiauí - Com toda esta violência estampada nos noticiários e o medo dos habitantes com a violência. Com o que você se preocupa no futuro?

FC - Me preocupo com a maneira com que criamos nossas crianças, trancadas e sem liberdade para brincar na rua, praças etc. Isto limita a inspiração dessas crianças e pode nos afetar no futuro.

Acessepiauí - Qual a viagem que gostaria de fazer ou aquela que mais lhe impressionou?

FC - Gostaria de conhecer o Japão. A viajem mais interessante foi a que eu fiz foi pelo interior do Brasil, no Recôncavo Baiano, pude sentir a minha história (do Brasil) e ver o Brasil pulsando.

Acessepiauí - Qual a comida que você mais aprecia?

FC - Comida Japonesa. Caranguejo cozido para quebrar e comer na hora. Sair para comer caranguejo é diversão garantida.



Fonte Acessepiaui

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.