Ver todas as obras de Douglas Gordon

Artista Douglas Gordon
Biografia Gordon nasceu em Glasgow e estudou arte primeiro lá (na Glasgow School of Art ) 1984-1988 e depois na Slade School of Fine Art , University College London , a partir de 1988-1990. Sua primeira exposição individual foi em 1986.
Gordon ganhou o Turner Prize em 1996 e no ano seguinte, ele representou a Grã-Bretanha na Bienal de Veneza . Em 2005, ele montou uma exposição no Guggenheim Deutsche , Berlim, chamado "A vaidade de Alegoria". Em 2006, houve uma exposição de seus no Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York, chamado "Timeline". [1] Em 2008, ganhou o prêmio Roswitha Haftmann. [2]
Em 2006, Douglas Gordon Superhumanatural abriu no National Galleries of Scotland em Edimburgo complexo. Esta foi a primeira grande exposição individual, na Escócia, Gordon já que ele apresentou sua célebre obra agora, 24 Hour Psycho , no Tramway em Glasgow , em 1993. Um de seus últimos trabalhos foi na série - um retrato cinematográfico do futebolista Zidane . Exibido pela primeira vez, tanto a Cannes e Festivais de Cinema de Edimburgo, em 2006, uma versão de galeria do trabalho foi recentemente adquirido pelo Scottish National Gallery of Modern Art .
Muito do trabalho de Gordons é visto como sendo sobre a memória e com repetição de formas diversas. Ele usa material da esfera pública e também cria vídeos baseados no desempenho. Sua obra, muitas vezes vira usos tradicionais de vídeo, jogando com elementos de tempo e empregando vários monitores. [3]
Em um trabalho inicial, significado e Local (1990), uma passagem do Evangelho de Lucas é dado com uma vírgula em diferentes lugares, portanto, sutilmente mudando o significado da frase. Lista de nomes (1990-presente) é uma lista de todos os Gordon pessoa já conheceu e se lembra. Uma versão deste é aplicada sobre a parede de uma escadaria na Scottish National Gallery of Modern Art .
Um dos seus mais conhecidos trabalhos de arte, melhor é 24 horas de Psycho (1993), o que atrasa Alfred Hitchcock s filme Psycho de modo que dure 24 horas. [4] Longa-Metragem (1999) é uma projeção do próprio filme, Gordon de James Conlon realização de Bernard Herrmann s score de Vertigo , chamando assim a atenção para a trilha sonora e as respostas emocionais que cria no espectador. Em uma instalação, este foi colocado no topo de um edifício alto, um dos pontos de referência o filme a trama principal.
Gordon também fez um filme sobre Zinedine Zidane , Zidane, un portrait du 21e siècle , uma idéia pela primeira vez em um filme de Hellmuth Costard , que, em 1970, fez um filme sobre George Best intitulado futebol como nunca antes.
Gordon também fez fotografias , muitas vezes em série com pequenas variações relativamente entre cada peça individual.
Em 2010, Gordon colaborou com Rufus Wainwright , criando o visual para sua turnê, que acompanham os All Rufus Days Are Nights: para Lulu. álbum Songs [5]
Fonte http://en.wikipedia.org/wiki/Douglas_Gordon

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.