Biografia |
Domergue Jean-Gabriel - Bordeaux, França, 1889 - Paris, 1962
Nasceu em Bordeaux, em 1889, Jean Gabriel Domergue tinha apenas 17 anos quando expôs noSalon des Artistes Français, pela primeira vez em 1906. Precocemente talentoso e destinado ao sucesso desde tenra idade, ele ganhou uma medalha de ouro no Salão de 1920. Ele mostrou a promessa precoce como artista de paisagem no entanto, a década de 1920 viu uma grande mudança em seu foco para o que se tornaria sua marca registrada assunto, la belle Parisienne.Vistos no contexto dos agitados anos vinte ou Les Années Folles, essa mudança não é uma surpresa para o jovem artista ambicioso.
Enquanto a Europa se recuperou dos horrores da Primeira Guerra Mundial, Paris se tornou um centro agitado de júbilo frenético como "coisas brilhantes jovens procuraram extrair o máximo de prazer de cada momento decadente. Um novo senso de libertação encontrado impactado todas as artes criativas da moda à música e dança. Sergei Diaghilev e Ballets Russes sua radicalizou a noção de tradição de balé e uma subcultura desenfreado do jazz e do jazz com influências da música de dança popularizado por dançarinos, como a americana Josephine Baker rapidamente incorporado-se na cena parisiense. De um e arquitectónico ponto de vista artístico, os princípios básicos da Art Nouveau a adoptar as linhas assimétricas e simples da natureza, plantas exóticas e flores em particular, mas manteve-se gradualmente dar lugar ao ângulo mais linhas de Art Deco em meados da década de 1920.
No presente trabalho, La Danseuse Diane Belli, Domergue requintadamente capta a exuberância ea despreocupação da idade hedonista através de seu tema, Diane Belli, a essência do Garçonne la, a mulher emancipada com uma paixão para as últimas da moda, penteado e dança. A representação desta partes dançarino muito em comum com a escultura contemporânea de Deméter Chiparus, um artista romeno cuja sensualmente dançarinos vestidos vestir trajes que se apegam aos seus corpos maravilhosamente Atlético. Embora Domergue, posteriormente, se o inventor da década de 1920 pin-up, sua obra abrangeu não só nus, atrizes e dançarinas, mas também, e igualmente importante, retratos de figuras aristocráticas, como Liane de Pougy e Nadine, futuro Baronesa de Rothschild. Sua extensa rede social lhe permitiu organizar algumas das partes mais lendário dos anos 1920 como o Bal Vénitien na Ópera de Paris em 1922, bem como outros saraus temáticos em Monte Carlo, Cannes e Biarritz. Seu legado artístico permanece a evocação dos Parisienne bonito embora ultimamente foi nomeado conservador "do Musée Jacquemart-André, em Paris, onde organizou exposições sobre da Vinci, de Toulouse-Lautrec, Van Gogh e Goya.
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