Ver todas as obras de Domenico Rotella - Mimmo Rotella

Artista Domenico Rotella - Mimmo Rotella
Biografia <div style="display:none">fiogf49gjkf0d</div>Domenico Rotella ( Catanzaro , 7 de Outubro de 1918 - Milão , 8 de Janeiro de de 2006 ) foi um artista e pintor italiano.
Concluiu a escola move-se para Nápoles em 1933 para prosseguir os seus estudos artísticos, mas conseguiu um emprego no Ministério dos Correios e Telecomunicações, em 1941 , mudou-se para Roma . Ele permanece na capital apenas por um curto período de tempo, porque ele é chamado para cima. Em 44 ele deixou o exército e ele se formou na Escola de Arte de Nápoles. Entre 1944 e 1945 ela ensina desenho em Catanzaro.

Em 1945 ele estava de volta em Roma e, após o seu início figurativas e primeiras experimentações, começou a pintar quadros nova-geométricas. Tudo começou em 1947 para participar na exposição, com o Mostrar Conselho de Figurativo Artes e com as da anual " Art Club . Em 1949 , dedicou-se às experiências de poesia fonética, chamando epistaltic (um neologismo sentido). No mesmo ano, ele elabora o Manifesto (publicado pela L.Sinisgalli em "Civilization das máquinas", 1955 ). A primeira exposição individual, com obras abstrato-geométrica, em 1951 , na Galeria Chiurazzi em Roma, não recolhendo elogios da crítica.

Em 1951 ele teve seu primeiro contato com a arte francesa expondo em Paris no Salon des Nouvelles Réalités. Entre 1951 e 1952, ele obteve a concessão de uma subvenção a partir do estudo Fulbright Foundation, o que lhe permite viajar para os EUA como um "Artist in Residence" no " University of Kansas City . Também em 1952 ele percebeu a segunda exposição individual na Galeria Nelson Rockhill em Kansas City. No Estados Unidos , temos a oportunidade de conhecer os representantes das novas correntes artísticas: Robert Rauschenberg , Claes Oldenburg , Cy Twombly , Jackson Pollock e Yves Klein .

Em 1953 , ele está sofrendo de uma crise, durante a qual ele interrompeu sua produção pictórica. Agora, convencido de que não há nada a ser feito novamente na arte, de repente, o que ele chama de "iluminação Zen ": a descoberta do cartaz da propaganda como expressão artística da cidade. Assim nasceu o décollage (início colagens ): colar em pedaços de lona de cartazes rasgados na rua, através da adopção das colagens de os cubistas e contaminando-o com a matriz dadaísta o feito pronto . Em 1955 , em Roma, na exposição "exposição de arte real", exibida pela primeira vez o cartaz rasgado .

Mais tarde, praticar o chamado décollage dupla: o cartaz em primeiro lugar retirado do quadro de avisos, em seguida, rasgado em laboratório. Naqueles anos, ele também fez uso da retros daffiche, usando os cartazes colados na lateral e obtenção de obras não-figurativas e monocromáticas.

Os primeiros prémios chegar em 1956 com o Prémio Graziano e em 1957 com o Prêmio Battistoni e Educação Pública. Com a série de Cinecittà , a 1958 , selecione figuras e rostos de publicidade filme direcionamento da produção para obras mais figurativas.

No final dos anos cinquenta, Rotella, é rotulado pelos críticos como um ripper ou pintor de papel colado. À noite, rasgando cartazes não só, mas também peças de chapa metálica de quadros das zonas quadro de avisos da Comuna de Roma. Em 1958 , ele recebe em Roma a visita do crítico francês Pierre Restany , com quem começou uma associação longa. No mesmo ano, participou em Roma na exposição "Novas tendências da arte italiana" organizados por Lionello Venturi no banco de Roma - Fundação de Arte de Nova York.

A curiosidade do público em extravagâncias do artista, culminou em 1960 com a criação, o trabalho de Enzo Nasso , um curta-metragem dedicada a pintores irritados, que curam comentário Rotella falado.

Sempre, em 1960, juntou-se ao Novo Realismo (embora não assinar o manifesto), teórico dos quais Pierre Restany e que reúne, entre outros, Klein, Spoerri , Tinguely , César , Arman e Christo . O grupo também vai participar do Francês Hains , Dufrêne e Villeglé , operando em décollage nos mesmos anos, mas de forma independente. Juntamente com décollages, Rotella também realiza assemblage de objetos comprados de sucateiros como tampas de garrafa ou cabos.

O Pop Art e as " Expressionismo Abstrato norte-americanos, todos juntos informal ea pesquisa espacial e material naqueles anos, Lucio Fontana e Alberto Burri ocorrendo na Itália, eles desempenham um papel importante na orientação da roda.

Em 1961 ele compôs de uma exposição histórica de 40 ° au-dessus de Dada, editado em Paris por Restany . Em 1962 , ele confere a arte da Escola de Artes Visuais em Nova York e em 1964 foi convidado para a Bienal de Veneza e, em 1965, o IX Quadrienal de Roma .

Usando ferramentas tipográficas, entre 1967 e 1973 ele criou seu Art-typo, impressões escolhido e reproduzido livremente na tela. Este procedimento é capaz de se sobrepor e imagens publicitárias sobrepondo, invertendo a abordagem anterior.

Após o terramoto de Belice de 1968 , ele dá a Gibellina a escultura travertino da Cidade do Sol. No início dos anos setenta produz algumas obras, intervindo nas páginas de publicidade de revistas com o uso de solventes e reduzindo ou do estado da impressão ( frottage ) ou exclusão de um (effaçage). Em 1972 , ele publicou sua autobiografia intitulada Autorotella.

Em 1975 , gravou seu primeiro disco de poesia fonética e, em 1976, participou do "Internacional de Poesia Considerando Sonora - Poesia Ação". Outro estudo, naqueles anos, é a de arregaçar cartazes e fechando-as em cubos de acrílico.

Finalmente deixou Paris para se estabelecer em Milão ( 1980 ), na década de oitenta processa os "espaços em branco" ou affiches abrange: zerados cartazes publicitários cobertas com lençóis brancos, como com o anúncio expirou. Em 1984 ele percebe o segundo ciclo de obras dedicadas ao cinema: Cinecittà 2.

Depois de 1986 , ele seguiu percebe Sovrapitture, inspirado por pichações : intervém pictoricamente do cartaz rasgado colado sobre tela. Ele chamou escritos anônimos, tais como aqueles que podem ser lidos em muros da cidade: notas de amor e slogans políticos, etc., em uma dupla mensagem.

Em 1990 participa no Centre Pompidou em Paris na exposição "Art et Pub" eo Museu de Arte Moderna em Nova York exposição "High and Low". Casou-se em 1991 com a russa Inna Agarounova, que em 1993 colocou a luz Asya.

Ele recebeu em 1992 do ministro francês da Cultura, Jack Lang , o título de Officiel des Arts et des Lettres.

Em 2000 foi estabelecida pela vontade do artista, uma fundação dedicada a ele: o Rotella Fundação Mimmo, com o objectivo de recolher as obras e documentos catalogados na vida artística do professor. Em 2004 Rotella recebeu um diploma honorário em Arquitetura na " University of Mediterranean Studies de Reggio Calabria .

Ele foi convidado para o Museu Guggenheim de Nova Iorque em 1994 para a exposição "Metamorphosis italiana", em seguida, novamente no Centro Pompidou, em 1996 , em "Face à lHistoire", e em 1996, o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles no "Hall of Mirrors "exposição posteriormente exportados para todo o mundo. O filme Federico Fellini dedica a série de trabalhos chamada Fellini.

Em 2016 décollage "Untitled" de 1964 , foi vendido em leilão por Phillip em Londres , a figura de 900 mil libras. [1]
Fonte https://it.wikipedia.org/wiki/Mimmo_Rotella

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.