Ver todas as obras de Domenico Mastroianni

Artista Domenico Mastroianni
Biografia Domenico Mastroianni nasceu em Arpino em 1º de janeiro de 1876, na via dell Arco, 35. O nome de seu pai era Pietro Mastroianni e sua mãe era Angela Redivivo.

Em 1903 casou-se com Adel Durante em Roma, e mais tarde naquele ano se mudaram para a França, onde nasceram os dois filhos: Alberto em 1904 e Adriana em 1906.

Ele recebeu uma educação básica e, no entanto, longe de qualquer abordagem à arte, se não Mas através do trabalho na oficina de carpintaria de seu pai.

Ele teve seus primeiros contatos com argila, assim com modelagem, trabalhando como aprendiz nas oficinas de cerâmica e nos laboratórios de terracota da Arpino, ativos desde o início do século XIX.

Então, finalmente, o encontro com uma das mais famosas famílias industriais da classe alta de Arpino, os Quadrinis, colecionadores e conhecedores de arte

Don Carlo Quadrini levou Domenico com ele para sua casa romana na via del Babbuino, onde, ainda autodidata, o artista começou a surpreender amantes de escultura com sua incrível habilidade em modelar qualquer tipo de material: de mármore a madeira, de argila a plastilina , De cera em gesso.

Viena Então, ainda muito jovem, ele dirige-se para a aventura, tornando-se um verdadeiro boêmio. Londres, Berlim, Paris, depois e Budapeste tornaram-se os locais de sua maturação artística, mesmo que Paris permaneça a cidade do seu real Formação (ele afirma que ele morou em Paris por doze anos!).

Nesta mesma cidade, conheceu os artistas mais representativos do "fin de siecle", dos impressionistas Degas, Renoir, Pissarro e Manet, aos contatos fascinantes e incisivos com os primeiros representantes Art Nouveau na França.

Em Viena, ele se confrontou com as obras de Gustav Klimt e Alfonse Mucha, de quem desenvolveu o seu esplêndido estilo feminino e as melhores obras realizadas no período certamente mais florescente de sua produção artística.

Acima de tudo, a arte de Rodin ensinou-lhe uma maneira de modelar que, se oportunamente desenvolvida, teria feito dele um dos artistas mais talentosos do estilo Art Nouveau.

Na Itália, em vez disso, ele foi considerado bastante no limite com Kitsch, e ele muitas vezes foi desprezado por suas fracas preferências culturais.

Sua versatilidade e seu genio instintivo, sua habilidade baseada apenas em sua extraordinária veia artística o trouxe para criar uma forma de escultura rara e original: a ilustração das vidas dos personagens históricos, literários e religiosos mais famosos.

A particularidade deste trabalho consistiu, de fato, na modelagem de cenas significativas de suas vidas com uma velocidade surpreendente e habilidade em placas tamanho cm 50 x 70, por exemplo: O Antigo Testamento; A vida de Napoleão; o vida de Jesus, a vida de São Giovanni Bosco; A vida de St.Caterina da Siena, I Promessi Sposi .

Os bas-reliefs assim criados onde então fotografaram e destruíram para preparar as próximas cenas.

Este método tornou-o famoso como um escultor gráfico! Ele vendeu as imagens reproduzidas em cartões em numerosas gravuras, todas reunidas em caixões extravagantes.

Nesse período, a fotografia encontrou o caminho certo para provar uma linguagem artística nova e moderna graças às muitas batalhas iniciadas por Daguerre e pelo popular Nadar.

Domenico Mastroianni provou ter compreendido perfeitamente os incríveis potenciais deste novo meio de expressão, e ele usou sabiamente tecnicamente e artisticamente, como mostrado pela esplêndida maneira de aperfeiçoar as luzes, admiravelmente Sublinhando a profundidade e os personagens de seus bas-reliefs

Por isso, ele produziu milhares de esculturas fotográficas, ou como eram chamados na França: as graficações, e graças a elas, nós possuímos uma documentação exaustiva de sua incrível fertilidade produtiva e de sua arte plástica maravilhosa.

Ele voltou para Arpino e abriu um estúdio no castelo de Ladislaus em 1913.

Aqui, começou um período bastante difícil para o nosso artista, tanto por causa da situação econômica italiana quanto pelo surgimento da Primeira Guerra Mundial.

Apenas imediatamente após a guerra, ele começou a realizar as obras que ainda podemos admirar hoje: o Monumento da Guerra de Arpino, dos quais ainda existe um segundo modelo (propriedade do Dr. Mario Redivivo), a esplêndida Vitória de Carnello e o Monumento da Guerra De Casalvieri, o trabalho que mais tarde foi fundido para fornecer bronze para a nação!

A transferência para Roma era inevitável para um artista que evidentemente não conseguia encontrar fortuna na província. Ele se mudou na década de 1920 com sua família, e abriu um estúdio popular na via Margutta (a rua dos artistas), que mais tarde se tornou a oficina de seu filho Alberto e onde o sinal.

Domenico Mastroianni-Sculptor ainda pode ser lido na porta. Trabalhou no Palazzo del Quirinale (hoje o Residência do Presidente da Itália) obtendo o título de Cavaliere della Corona (Cavaleiro da Coroa) do rei Vittorio Emanuele II.

Em Roma, ele continuou trabalhando com suas esculturas de fotos e criou muitas peças para igrejas e edifícios aristocráticos.

Na Itália, a maioria das suas esculturas de fotos foi publicada em Milão pelo editor A. Traldi.

Até 1931, esses cartões eram de um formato pequeno, mas depois desta data eles foram trazidos para um tamanho normal. Domenico realizou muitas exposições

Em toda a Itália: em Génova em Valetta Venchi; Em 1950 e no mesmo ano em Marguttina, em Roma; Em Palermo em 1952 e em 1960 no Palazzo Santoro, Viterbo.

Seus últimos trabalhos foram dedicados à realização de cavalos magníficos, personagens do Promessi Sposi de Manzoni, e inesperadamente ele começou a pintar.

Domenico Mastroianni morreu em 1962 em Roma.

Ele sempre manteve seu caráter bem-humorado, trabalhando até seu último dia, ligado ao seu lugar de nascimento e ao seu povo, a quem dedicou todas as suas obras e esforços.

Fonte https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.