Artista Claudio Kupperman - Cláudio Kuperman
Biografia Kuperman, Claudio (1943)



Biografia

Claudio Kupperman (São Paulo SP 1943). Pintor, desenhista, escultor, gravador e professor de artes plásticas. Em 1960, estuda gravura em metal e litografia com Marcelo Grassmann (1925), Mário Gruber (1927), Darel (1924) e Eduardo Sued (1925) na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap. Em 1962, estuda pintura e desenho com Joan Ponç (1927 - 1984) no ateliê LEspai, em São Paulo. Em 1965, recebe bolsa de estudos em artes plásticas do governo francês. Em 1969, muda-se para a Holanda e faz estágio no Stedelijk Museum, em Amsterdã, realizando duas grandes esculturas que participam de exposições no próprio museu e, posteriormente, em Paris. Em 1970, passa a residir em Milão, e, no ano seguinte, retorna ao Brasil, residindo em Angra dos Reis, Petrópolis e, em 1975, no Rio de Janeiro. Realiza, em 1984, A Grande Tela, obra em parceria de Luiz Aquila (1943) e John Nicholson (1951), exposta no Centro Cultural Cândido Mendes - CCCM, no Rio de Janeiro. Em 1997, é lançado o livro Claudio Kuperman, com texto de Frederico Morais, pela Editora Salamandra.


Nascimento

1943 - São Paulo SP

Formação

1960 - São Paulo SP - Estuda gravura em metal e litografia com Marcelo Grassmann (1925), Mário Gruber (1927), Darel (1924) e Eduardo Sued (1925) na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap

1962 - São Paulo SP - Estuda pintura e desenho com Joan Ponç (1927 - 1984) no ateliê LEspai

1965 - Paris (França) - Recebe bolsa de estudos em artes plásticas do governo francês

Cronologia

Escultor, desenhista, gravador, professor, pintor



1969 - Amsterdã (Holanda) - Faz estágio no Stedelijk Museum, realizando esculturas que participam de exposições

1970 - Milão (Itália) - Reside nessa cidade

1971 - Angra dos Reis RJ - Retorna ao Brasil, residindo inicialmente nessa cidade

1974 - Flamengo RJ - Ministra o curso Materiais Novos no Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

1975 - Rio de Janeiro RJ - Ministra o curso Materiais Sintéticos, na oficina de escultura do Museu de Arte Moderna - MAM/RJ

1975 - Rio de Janeiro SP - Passa a residir nessa cidade

1975 - Rio de Janeiro RJ - Professor na oficina de escultura no MAM/RJ

1976 - Petrópolis RJ - Ministra o curso Ateliê de Verão, na Universidade Católica de Petrópolis - UCP

1978/1979 - Rio de Janeiro RJ - Professor na EAV/Parque Lage

1984 - Rio de Janeiro RJ - Realiza a obra A Grande Tela, em conjunto com Luiz Aquila (1943) e John Nicholson (1951), exposta no Centro Cultural Cândido Mendes - CCCM

1997 - Rio de Janeiro RJ - É lançado o livro Claudio Kuperman, com texto de Frederico Morais, pela Editora Salamandra


Exposições Individuais

1964 - São Paulo SP - Primeira individual, na Galeria KLM

1965 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Atrium

1968 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Art-Art

1971 - Milão (Itália) - Individual, na Galleria Modulo

1979 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Paulo Klabin

1980 - Londres (Inglaterra) - Individual, na Hamiltons Art Gallery

1981 - São Paulo SP - Individual, na Galeria R. Camargo

1982 - São Paulo SP - Individual, na Galeria São Paulo

1982 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Paulo Klabin

1984 - Munique (Alemanha) - Individual, na Galeria Maeder

1986 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Montesanti

1986 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Realidade

1989 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Montesanti

1987 - Nova York (Estados Unidos) - Individual, na Sculptures Gallery

1988 - Madri (Espanha) - Arco, na Galeria Realidade

1989 - São Paulo SP - Individual, na Galeria Montesanti Roesler

1994 - Rio de Janeiro RJ - Kuperman - A Capela, no Paço Imperial


Exposições Coletivas

1963 - São Paulo SP - 1ª Exposição do Jovem Desenho Nacional, na Fundação Armando Álvares Penteado/Biblioteca da Fundação

1963 - São Paulo SP - 2º Salão do Trabalho, na Galeria de Arte das Folhas - menção honrosa

1964 - Belo Horizonte MG - 1ª Exposição do Jovem Desenho Nacional, no MAP

1964 - São Paulo SP - Gravuras, na Faap

1964 - Brasília DF - Salão de Artes Plásticas do Distrito Federal

1964 - Ribeirão Preto SP - 1ª Exposição da Jovem Gravura Nacional

1964 - São Paulo SP - 1ª Exposição da Jovem Gravura Nacional, no MAC/USP

1965 - Belo Horizonte MG - 1ª Exposição da Jovem Gravura Nacional, no MAP

1965 - Assunção (Paraguai) - Quatro Escuelas del Grabado en Brasil

1965 - Curitiba PR - 1ª Exposição da Jovem Gravura Nacional, na Secretaria do Estado de Educação

1965 - Florianópolis SC - 1ª Exposição da Jovem Gravura Nacional, no Masc

1966 - Paris (França) - Paris Quatre Artistes Etrangers, na Galerie de Beaux-Arts - prêmio especial

1967 - Paris (França) - 5ª Biennale de Paris

1967 - Paris (França) - Coletiva, nas Galerias Le Trigone

1967 - Paris (França) - Coletiva, na Claude Levin

1968 - Amsterdã (Holanda) - Coletiva, na Galeria 854

1968 - Paris (França) - Le Jouet, na Galerie Saint-Luc

1968 - Paris (França) - Salon Comparaisons, no MAM

1969 - Paris (França) - 1ª Exposition Europlastiques

1969 - Paris (França) - LArt dans de Morais

1969 - Amsterdam (Holanda) - Coletiva, no Stedelijk Museum

1969 - Paris (França) - Coletiva, no Centre des Créations de Saint Germain

1969 - Paris (França) - Salon de Mai

1970 - Brescia (Itália) - Coletiva, na Galleria Acme

1970 - Milão (Itália) - LOggeto Perduto in Casa de Desiderio, na Galleria Módulo

1970 - Nantes (França) - Coletiva, no Musée de Beaux-Arts de Nantes

1970 - Gênova (Itália) - Coletiva, na Galleria Bertesca

1970 - Paris (França) - Nouvelles Recherches, na Fondation Gildas Fardel

1973 - Rio de Janeiro RJ - O Rosto e a Obra, na Galeria Grupo B

1979 - Rio de Janeiro RJ - 2º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1980 - Curitiba PR - 37º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra - menção especial

1980 - Rio de Janeiro RJ - Outra Pintura, na Livraria Noa Noa

1981 - Curitiba PR - 38º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra

1981 - Rio de Janeiro RJ - 4º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1982 - Rio de Janeiro RJ - Entre a Mancha e a Figura, no MAM/RJ

1982 - Rio de Janeiro RJ - 5º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1983 - Rio de Janeiro RJ - Cláudio Kuperman, Luiz Aquila, Charles Watson, John Nicholson: trabalhos recentes, na Galeria Cesar Aché

1983 - Rio de Janeiro RJ - 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1983 - São Paulo SP - 14º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1984 - Fortaleza CE - 7º Salão Nacional de Artes Plásticas

1984 - Rio de Janeiro RJ - A Grande Tela, no Centro Cultural Candido Mendes - CCCM

1984 - Rio de Janeiro RJ - 7º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1984 - Rio de Janeiro RJ - Viva a Pintura, na Petite Galerie

1984 - São Paulo SP - Arte na Rua 2

1984 - Niterói RJ - Coletiva, na Universidade Federal Fluminense - UFF

1985 - Rio de Janeiro RJ - Arte Construção: 21 artistas contemporâneos, na Galeria do Centro Empresarial Rio

1985 - Rio de Janeiro RJ - Encontros, na Petite Galerie

1985 - Rio de Janeiro RJ - Velha Mania: desenho brasileiro, na EAV/Parque Lage

1985 - São Paulo SP - Destaques da Arte Contemporânea Brasileira, no MAM/SP

1985 - São Paulo SP - Painel do Café, no MAM/SP

1985 - São Paulo SP - Tendências do Livro de Artista no Brasil, no CCSP

1985 - Niterói RJ - Tendências do Livro de Artista no Brasil - Arte Brasileira Atual: 1985, na Galeria de Artes UFF

1986 - Ottawa (Canadá) - Brazilian Contemporary Prints, no Front Gallery

1986 - São Paulo SP - 17º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1987 - Nova York (Estados Unidos) - Industrialization Before and After, na 14 Sculptures Gallery

1987 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, na Galeria Petrobrás

1988 - Rio de Janeiro RJ - Abolição, na Galeria de Arte Ipanema

1988 - Rio de Janeiro RJ - Japão, no Rio Design Center

1988 - São Paulo SP - 19º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1989 - Rio de Janeiro RJ - O Mestre e a Mostra, na EAV/Parque Lage

1989 - Rio de Janeiro RJ - Abstratos 89, na Galeria Montesanti-Roesler

1991 - Maceió AL - 2ª Mostra Internacional de Esculturas Efêmeras

1991 - São Paulo SP - A Árvore de Cada Um, na Galeria Montesanti Roesler

1991 - Recife PE - Coletiva, na Galeria Arte-Espaço

1992 - Rio de Janeiro RJ - 1ª A Caminho de Niterói: Coleção João Sattamini, no Paço Imperial

1992 - Rio de Janeiro RJ - Diferenças, no MNBA

1992 - Niterói RJ - 10 Anos da Galeria da UFF, na UFF

1993 - Rio de Janeiro RJ - Centenário, no Centro Cultural Correios

1993 - Rio de Janeiro RJ - O Papel do Rio, no Paço Imperial

1993 - Rio de Janeiro RJ - Paixão do Olhar, no MAM/RJ

1994 - Rio de Janeiro RJ - Sob o Signo de Gêmeos, na Galeria Saramenha

1994 - Rio de Janeiro RJ - Impressões, no EAV/Parque Lage

1994 - Rio de Janeiro RJ - Moriconi - Mestre da Luz, no MNBA

1995 - Rio de Janeiro RJ - Salão em Preto e Branco, no MNBA

1995 - Rio de Janeiro RJ - Cem Anos de Cinema - Cem Filems Nacionais, no MAM/RJ

1996 - Rio de Janeiro RJ - Universidarte, na Universidade Estácio de Sá

1996 - Belo Horizonte MG - Impressões Itinerantes, no Palácio das Artes

1996 - Niterói RJ - Arte Contemporânea Brasileira na Coleção João Sattamini, no MAC/Niterói

1999 - Rio de Janeiro RJ - 500 Anos Depois no Rio: pinturas, no Centro Cultural Correios

2000 - Niterói RJ - Os Três Pintores, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

2000 - Rio de Janeiro RJ - Carrossel da Despintura, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

2002 - Rio de Janeiro RJ - Seleção do Acervo de Arte da UCAM, no CCCM

2003 - Rio de Janeiro RJ - Alberto Kaplan, Araken Hipólito, Cláudio Kuperman, João Magalhães, John Nicholson e Lia do Rio, na Universidade Estácio de Sá. Galeria Mira Schendel

2003 - Rio de Janeiro RJ - Núcleo de Arte Contemporânea, na Universidade Estácio de Sá. Galeria Mira Schendel

2003 - Rio de Janeiro RJ - Pequenos Formatos, na LGC Arte Hoje

2003 - Rio de Janeiro RJ - Vinte e Cinco Anos: Galeria de Arte Cândido Mendes, no CCCM


Críticas

"Se tomássemos como interlocutor um espectador absolutamente leigo em Pintura, que nunca tivesse ouvido falar nem de Kandinsky nem de Pollock, seria muito difícil demonstrar que o informalismo de Kuperman não é a mesma coisa que mancha feita ao acaso. O acaso até pode participar do processo, como participava do de Pollock. Mas dentro da pintura de Kuperman existe - mesmo que não apareça facilmente - uma vontade de forma, e um exato controle do acaso, que, se não exclui, muito menos institucionaliza a improvisação. Os quadros possuem Gestalts muito definidas, e isso confirma o domínio da vontade. Ao vê-los, fiz uma experiência simples. E constatei que não podemos, por exemplo, virá-los impunemente de lado ou de cabeça para baixo. A posição da tela não é indiferente - como seria, se estivéssemos lidando com o puro acaso. Cada composição se apóia nitidamente em certos pontos, em linhas de força virtuais, e sobretudo nos ritmos muito perceptíveis que existem em cada tela. Tudo isso talvez se deva, por outro lado, à perene e leve sugestão de vegetação que permeia toda a obra".

Olívio Tavares de Araújo

ARAÚJO, Olívio Tavares. [Claudio Kuperman]. In: CLAUDIO Kuperman. Apresentação de Olívio Tavares de Araújo. São Paulo: Montesanti Galleria, 1986.






Atualizado em 14/06/2006
fonte : Itaú Cultural
Fonte .

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