Artista Carlos Fajardo - Carlos Alberto Fajardo
Biografia Carlos Fajardo


(1941, São Paulo, SP)
Vive e trabalha em São Paulo.

Em 1966, participou da criação do Grupo Rex, com Wesley Duke Lee, Nelson Leirner, Frederico Nasser, Geraldo de Barros e José Resende. Foi co-editor, com Wesley Duke Lee, do jornal Rex Time. Em 1970, com Baravelli, Frederico Nasser e José Resende, fundou a Escola Brasil. No início de sua trajetória, trabalhou com diferentes técnicas, realizando objetos, pinturas, colagens, desenhos e gravuras. A partir de 1981, expôs trabalhos em pintura, constituídos por um conjunto de telas e de superfícies em madeira pintada, apenas apoiados nas paredes da sala, criando assim um espaço entre os dois planos. Passou a dedicar-se à realização de esculturas em que explora questões como peso, gravidade ou sustentação da obra no solo.

Desde 1996, leciona no departamento de artes plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Em 2003, realizou a exposição retrospectiva Poética da Distância, que passou por várias cidades brasileiras, curada por Sonia Salzstein. Esteve presente nas 9a, 16a, 19a e 25a edições da Bienal Internacional de São Paulo, respectivamente em 1967, 1981, 1987 e 2001; ?Bienal Brasil Século XX? (1994), também da Fundação Bienal de São Paulo; 38a e 45a edições da Bienal de Veneza, em 1978 e 1993. Participou da mostra ?Cartografias?, que itinerou pela Biblioteca Luiz Angel Aranjo (Bogotá, Colômbia), pelo Museo de Artes Visuales Alejandro Otero (Caracas, Venezuela), National Gallery (Ottawa, Canadá), Bronx Museum (Nova York, EUA) e La Caixa (Madri, Espanha), em 1993.


fonte : SP Arte 2010


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carlos Alberto Fajardo (São Paulo SP 1941) é Professor Doutor pelo Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. Freqüentou o curso de arquitetura na Universidade Mackenzie de São Paulo, entre 1963 e 1972. Teve sua formação com Wesley Duke Lee, em 1963. Estudou música contemporânea com Diogo Pacheco, em 1965. No ano seguinte, participou da criação do Grupo Rex com Wesley Duke Lee, Nelson Leirner, Frederico Nasser, Geraldo de Barros e José Resende. É co-editor, com Wesley Duke Lee, do jornal Rex Time. Em 1970, com Baravelli, Frederico Nasser e José Resende, fundou a Escola Brasil. Sua atividade docente abrange cursos e conferências em várias instituições no Brasil e exterior. Desde 1983, leciona no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP. Em 1987, recebeu a Bolsa Ivan Serpa da Funarte e, em 1989, a Bolsa Vitae. Tornou-se membro da Comissão Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Cultura em 1988, da Comissão de Arte do Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM/SP, em 1994, e da Comissão de Arte do Paço das Artes em 1996. Recebeu o Prêmio Price Waterhouse no Panorama de Arte Brasileira, realizado no MAM/SP em 1995.


FORMAÇÃO
1998 Doutor pelo Departamento de Artes Plásticas da ECA USP.
1963-1972 Arquitetura - Universidade Mackenzie - curso não concluído.
1963-1964 Desenho, Pintura, Comunicação Visual e História da Arte com Wesley Duke Lee.
1964 Estágio na Agência de Comunicação Visual Metro 3 (DPZ).
1965 Curso de Música com Diogo Pacheco.
1970 Gravura em Metal com Maciej Babinski.
1979 Litografia com Regina Silveira.


ATIVIDADES ACADÊMICAS

1971
Monitor de Desenho de Observação
Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie -
São Paulo.

1983-1986
Professor Conferencista
Curso de Pós-graduação, disciplina "Desenho de Observação"
ECA - USP, São Paulo.

1995 / 2000
Consultor do CAPES para a bolsa Apartes - Ministério da Educação
Brasília, DF.

1996
Professor Colaborador (Nível MS-6)
Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes - Curso de Artes Plásticas -
São Paulo.

1997
Curso de Desenho de Observação para professores do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.
Vitória, Espírito Santo Membro da Comissão Julgadora do Projeto de Graduação de Divanize Carbonieri, apresentado ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.
Membro da Comissão Julgadora do Projeto de Graduação de Eliane Pinto Alves, apresentado ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.

1998
Defesa de Tese de Doutorado, intitulada Poéticas Visuais: A Profundidade e a Superfície, junto ao Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Concurso para vaga de professor, nível MS-3 Curso de Artes Plásticas, ECA/USP.
Membro do Conselho Departamental do CAP/ECA/USP.
Credenciamento como orientador na área de Poéticas Visuais em Artes Plásticas nos níveis de mestrado e doutorado na ECA/USP.
Membro da Comissão Julgadora do Exame de Qualificação de Mestrado de Mônica Nador, junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.
Membro da comissão Julgadora do Exame de Qualificação de Mestrado de Dária Gorette Jaremtckuk, junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.
Orientador do Projeto de Graduação do aluno Alexandre Dias, apresentado ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.
Membro Suplente da Comissão Julgadora da Tese de Doutorado de Alfredo Grieco, intitulada Perspectiva e Antiperspectiva: Sociologia da Cultura, apresntada ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.

1999
Membro Titular do Conselho Departamental, CAP/ECA/USP.
Membro da Comissão de Pós-Graduação do CAP/ECA/USP.Membro de Banca Examinadora em Concurso para Professor do Quadro Permanente, na área de Desenho Artístico, do Departamento de Formação Artística da Universidade Federal do Espírito Santo.
Membro Suplente da Comissão Julgadora da Tese de Doutorado de Maria Anna Olga Luiza Bonom


Pesquisa realizada em fav/2007
Fonte cda

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.