Biografia |
A empresa foi fundada em 1938 por Aureliano Toso, que desde o início foi capaz de cooperar com o Dino pintor Martens, cujas qualidades como designer já havia apreciado.
As primeiras experiências importantes (apenas em nível de pesquisa) apareceu na Bienal de Veneza XXIII em 1942 com uma série de objetos com faixas de cores opostas e alguns copos espirais grossos em forma com inclusões multicoloridas. Uma das peças mais significativas foi a de 1948 "La bottiglia del mago", também visto na Exposição Histórica de Murano t de 1952 Bienal de Veneza.
Este foi um oject que antecipou a série sorte dos itens "Oriente", e foi a primeira vez que o vidro foi muito usado como qualquer outro meio através do qual um artista pode se expressar.
Durante o período de 1946 a 1960, Dino Martens projetou uma série incrível de item para Toso, principalmente única ou em qualquer caso, com um número limitado de cópias, onde ele explorou técnicas tradtional e conseguiu obter novos efeitos muito multicoloridas, combinadas com muito arrojada formas assimétricas muito difícil de executar.
Nesta pesquisa dele, o artista recebeu um grande apoio do titular que foi junto com ele muito generosa e proporcionou-lhe meios substanciais, bem como com a cooperação de alguns dos melhores maestros da ilha, entre eles o famoso Aldo "Polo" Bon, Mario Zanetti e Slvano Simioni.
Durante esses anos, a fábrica de vidro esteve presente nas mais importantes exposições na Itália e no exterior, onde os diversos objetos se reuniram com grande sucesso com os críticos, confirmado pela atribuição de uma série de prêmios, entre eles a medalha de ouro na Trienal de 1951, em Milão (Itália). Ele também colaborou brevemente com artistas italianos e estrangeiros, entre eles Fioravante Seibezzi, Aldo Bergmini e Jean Le Witt.
Dino Martens deixou a empresa em teh anos 60. Em 1966 foi Gino Poli, que se tornou o diretor artístico, devido à sua extensa experiência no campo da iluminação adquiridas no Venini & Co. Nos anos seguintes, se especializou em produções para outras empresas, atividade que sitll continua até hoje.
|