Ver todas as obras de Aurélio Flôres - Aurelio Flores

Artista Aurélio Flôres - Aurelio Flores
Biografia Nascido em Rio Grande,em 1953, no extremo sul do Brasil, é escultor e joalheiro, artista autodidata, que cria e fabrica suas ferramentas mais específicas.

Teve em sua infância suas primeiras e decisivas referências: seu avô paterno Leopoldo Becker Flôres que costumava lhe dar artísticas facas de madeira esculpidas enquanto lhe contava historias de caçadas em suas visitas anuais e, seu avô materno Armando Augusto Pereira, que foi o primeiro brasileiro a soldar alumínio, um mestre artesão de múltiplos talentos; ambos foram e representam presença constante nas esculturas e nos objetos luminosos que ele cria.

Aurélio começou a fazer esculturas muito cedo em sua vida, quando tinha oito anos de idade ele começou ao modelar na argila os bustos dos personagens principais da historia do Brasil que via nas enciclopédias em sua casa. Fundia também o chumbo, que era em seguida derramado em latas com água gelada, transformando o chumbo em catedrais góticas com o impacto térmico.

Começou a fazer esculturas em madeira quando tinha quinze anos, quando vivia ainda no sul do Brasil.

Em 1975, mudou-se para São Paulo e foi quando fez os primeiros contatos e começou a participar do atelier de livre criação, situado na casa do grande pintor, gravurista e escultor Lasar Segall.

São Paulo foi o lugar onde teve um contato mais próximo com a arte e com artistas e onde começou sua coleção de livros de arte, lá ele visitou muitos museus e galerias e estudou arte profundamente.

Os escultores que tem forte influência em seu trabalho são: Isamu Noguchi, Constantin Brancusi, Medardo Rosso, Amedeo Modigliani, o jovem Henri Gaudier-Brzeska, Tapfuma Gutsa, Eugène Dodeigne, Ossip Zadkine, Robert Couturier, Hreinn Fridfinnson, Lee U-Fan, Antony Gormley, Iran do Espírito Santo, Tony Cragg, Sir Anthony Caro, Kari Huhtamo, Sigrun Olafsdottir, Françoise van den Bosch sempre, Marijke Oosterman e outros e outras, incontáveis, que certamente em algum gesto, luz ou sombra, vazios ou densos movimentos estão representados ou podem ser percebidos.

Nos anos que se seguem, mesmo impregnado pela arte, trabalhou em diversas atividades financeiras em um dos maiores bancos brasileiros. Em 1999 muda de atividade e abre uma livraria de em Niterói chamada Book Haus, com um foco importante em arte, poesia, jazz e música erudita. Alguns anos mais tarde, em 2001, voltou às esculturas e foi quando decidiu dedicar sua vida a arte esculpindo em tempo integral. Retoma seu trabalho como escultor com seus "Objetos Luminosos", que começaram seu mergulho na escultura. Seus "Objetos Luminosos" foram os primeiros trabalhos mostrados ao público e marcam suas aceitação e inserção no mundo das artes plásticas. Simultaneamente recomeçou a realizar esculturas em madeira, e passou também a usar outros materiais como o granito, o mármore, o aço inoxidável e o policarbonato, fazendo também a combinação desses materiais.

Em 2005 inicia seus trabalhos com o titânio aeronáutico, sendo o pioneiro no Brasil e um do primeiros no mundo usar esse especial e nobre material em esculturas; nesta técnica ele forja o titânio a frio e o colore com calor.

Uma característica especial das esculturas de Aurélio Flôres é o equilíbrio; ele equilibra materiais pesados como pedras, aço inox e madeiras em pequenas bases de madeira, o que exige um cálculo muito preciso. Uma outra série especial de seu trabalho é a de esculturas minimalistas, onde ele consegue ser muito redutivo e ao mesmo tempo causar um grande impacto visual e emocional.

Exposições realizadas:

- Galeria Tempo : Fotografia: Videoarte - Lúdicos: Objetos Fotográficos - projeto com sua mulher a fotógrafa Andrea Mendes - dezembro de 2006 e janeiro de 2007

Sieraad Fair 2006 - Apresentou sua coleção de jóias "Assimetrias" - Amsterdam - dezembro de 2006:

-Galerie Buuf - Amsterdam - dezembro de 2006:
- Galeria Singular - Niteroi - Rio de Janeiro - janeiro de 2004.

- Galeria Stroke - Paraty - Rio de Janeiro - setembro de 2004.



Exposições futuras:


- Gallery WM - Wanda Michalak - Exposição conjunta com sua mulher, a fotógrafa Andrea Mendes - Amsterdam - dezembro de 2008:
Galerias que tem seus trabalhos:

- Galeria Susan Megson - Galeria especializada em esculturas de vidro - Nova Iorque - 2006

- Graphos Brasil - Rio de Janeiro - 2006
- Escritório de Arte Almavera - São Paulo 2007:

Galerias que mostram seus trabalhos:

- Saatchy Gallery - Londres - UK.
- Moco Loco - Amsterdam, Montreal, San Francisco, Tokyo



Fonte Página do Artista

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.