Ver todas as obras de Augusto Luis de Freitas

Artista Augusto Luis de Freitas
Biografia Augusto Luís de Freitas
1868-1962




Despedida


Texto do livro "Um Século de Pintura"
de Laudelino Freire
.


[Augusto Luís de Freitas] é nascido na cidade do Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul, de pai português e mãe brasileira. Aos sete anos, foi para Portugal. Fez seus estudos de desenho na Academia de Belas Artes do Porto, onde foi premiado. Teve por condiscípulos Teixeira Lopes, Antônio Carneiro e outros.

Voltou para o Rio Grande do Sul, onde passou alguns anos na obscuridade, pintando cenografias e desenhando retratos.

Em 1895, veio para o Rio de Janeiro estudar pintura com Henrique Bernardelli. No Salão de 1898 ganhou prêmio de viagem, seguindo para Roma e fixando residência na Itália.

Fez quatro viagens ao Brasil e, em cada uma delas, realizou uma exposição, sendo três no Rio de Janeiro e uma em São Paulo.

Dentre os trabalhos apresentados nestas quatro exposições, os mais elogiados foram: Abandonada, Tarde de Outono, Omnia vincit amor, Últimos feixos, Prenda de noivado, Em família, Família pobre, Corpus Domini, Velhinhos felizes, O adeus, além de muitas aquarelas.

Na Pinacoteca de São Paulo, acha-se exposto o quadro Corpus Domini; na do Rio, Velhinhos felizes e, na de Porto Alegre, Depois da missa e o Garoto de aldeia.

O seu trabalho de maior responsabilidade e importância é a grande cúpula do pavilhão central da exposição do Brasil em Turim, representando cenas de pesca nas praias do Rio e Niterói. Esse trabalho, que mereceu francos elogios de muitos artistas estrangeiros, mede uma superfície de 250 metros quadrados e foi executado rapidamente.

Foi premiado com a primeira medalha de prata no salão do Rio, em 1901, e com outra medalha na exposição nacional de 1908.


Fonte : Pitoresco
Fonte Pitoresco

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.