Artista Artur Barrio - Arthur Barrio - Artur Alípio Barrio de Sousa Lopes
Biografia Curriculum-artur Barrio

Artur Alipio Barrio de Sousa Lopes
1945 Porto, Portugal.
1952 Visita Angola, onde tem seu primeiro contato com a cultura Africana, depois de 6 meses retorna a Portugal.
1955 Chega ao Brasil.
1967 Inscreve-se na Escola Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil, tendo como professores Onofre Penteado, Abelardo Zaluar, Mário Barata e Ítalo Campofiorito.
Expõe desenhos na Galeria Gemini, Rio de Janeiro, Brasil.
1969 P.....H.....................................................(1969) MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
Registro/Filme P.B. 8mm/ .....P....H..............................................................(1969).
Situação....Orhhhhh....ou 5.000....T.E.....em....N.Y...CITY....(1969). Salão da Bússola, MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
1970 Manifesto contra o júri, II Salão de Verão, MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
Defl....Situação...+S+...Ruas...... Rio de Janeiro, Brasil.
Do Corpo à Terra. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Resgistro/Filme P.B/ 16mm/....."Situação T/T,1 (parte 2 e 3). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Information. Museum of Modern Art, New York, USA.
Creación. Universidade de Mayaguez, Porto Rico.
Escreve o texto "Lama/Carne Esgoto"
Defl....Situação...+S+...Ruas...... Rio de Janeiro, Brasil.
4 Dias e 4 Noites. Rio de Janeiro, Brasil.
Situação....Cidade....Y....Campo. Rio de Janeiro e Lagoa de Marapendi, Brasil.
Navalha Relógio. Rio de Janeiro, Brasil.
Situação Ambiente K. Rio de Janeiro, Brasil.
1)de dentro para fora............. 2)Simples. Rio de Janeiro, Brasil.
1971 Situação...Bloqueio+Ruas.....Rio de Janeiro, Brasil.
Situação...666....999. Rio de Janeiiro, Brasil.
O Quarto (super 8mm). Rio de janeiro, Brasil.
Mensagem -16- .Mar. Rio de Janeiro, Brasil.
1972 Blooshlulsss - Trabalho/Exposição realizado num terreno baldio. Rio de Janeiro, Brasil.
Situações Minimas. MAC, Curitiba, Paraná, Brasil.
Quatro Encontros de Arte Moderna. MAC, Curitiba, Paraná, Brasil.
Ritual, Rio de Janeiro, Brasil.
1973 Individual: Registros, CadernoLivro, Super-8, Desenhos e Objetos. Veste Sagrada, Rio de Janeiro, Brasil
Descompressão. Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.
3 Movimentos. Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Expo-Projeção. Espaço Grife, São Paulo, Brasil.
Coletiva: Arte Brasileira. CAYC-Centro de Arte y Comunicacíon, Buenos Aires, Argentina.
Coletiva: Natureza, Significado e Função de uma Obra de Arte. Galeria Ibeu. Rio de Janeiro, Brasil.
1974 Volta a Portugal durante a Revolução dos Cravos.
Individual: Galeria Ars Mobile. São Paulo, Brasil.
Individual: Registros e Desenhos. Central de Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Prospectiva 74. MAC, São Paulo, Brasil.
Coletiva: Desenhos. Galeria Fernando Millan, São Paulo, Brasil.
Situações Auxiliares Condizentes. Rio de Janeiro, Brasil.
6 Movimentos. Rio de Janeiro, Brasil.
4 Movimentos. Praia de Mindelo, Portugal.
Metal/Sebo Frio/Calor. Praia de Mindelo, Portugal.
4 Pedras. Algarve, Portugal.
1975 Passa a viver em Paris.
Trabalha junto à Cooperativa de Arte Experimental Cairn.
Plenitude. Espaço Cairn, Paris.
Lixo=Eletricidade. Espaço Cairn, Paris.
Série/Sequência Serpentina Serpente. Espaço Cairn, Paris.
Sala Especial Desenho Brasileiro Contemporâneo. IX Salão de Arte Contemporânea de Campinas, SP, Brasil.
Áreas Sangrentas. Viana do Castelo, Portugal.
Arte Agora, 70/75. MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Modern Art in Brasil. Kresge Art Gallery, Universidade de Michigan, EUA.
Coletiva: Art Latino-Americana.Organizada pelo CAYC, de Buenos Aires, e realizada no ICC, de Londres.
Coletiva: Desenho Brasileiro. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
Museu Albertina de Viena, Austria.
Musée Galliera, Paris, France.
Museo de Belas Artes de Madrid, Espanha.
1977 Coletiva: Livros de Artistas. Biblioteca Nacional de Paris, Paris.
Coletiva: Text, Sound and Image. Small Press Festival, Prokazwart Zall, Bélgica.
Coletiva: Youths, RealSchule, Edewecht, Alemanha.
Coletiva: Edições e Comunicações Marginais da América Latina. Maison du Havre, Paris.
Coletiva: Arte Postal. Espace Cardim, Paris.
ICC, Antuérpia, Bélgica.
Livro de Carne. Espace Cairn, Paris, France.
Individual: Projetos, Registros e audiovisuais. Galeria Alvarez, Porto, Portugal.
Projeto Batatas. São Paulo, Brasil.
Pseummm........, Paris.
1978 Volta a morar no Rio de Janeiro, Brasil.
Latas.São Pedro D` Aldeia, Estado do Rio de janeiro, Brasil.
Livre de Viande. Vitrine Pour L` Arte Actuel, Paris, France.
Cria em Paris Rodapés de Carne. Expõe posteriormente, junto com os Registros na Garage 103, Nice, France.
Coletiva: Objeto na Arte / Brasil Anos 60. Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, Brasil.
CadernosLivros. Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil.
Projetos Realizados e Quase Realizados. MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
Escreve texto contra o fechamento da área experimental do MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
Mitos Vadios. Evento organizado por Ivald Granato, em terreno baldio na cidade de São Paulo, Brasil.
1979 Barrio. Lancamento do Livro da coleção ABC-Funarte, Rio de janeiro, Brasil.
Coletiva: Mail Art. Galerie Diagonale, Paris. France
Lectures. Espace Cairn, Paris. France
1980 Quasi Cinema. Centro Internazionale di Brera, Milão, Itália.
Movimento Congelado/ Marfim Africano/ Extensão. Espace Cairn, Paris. France.
1981 Passa a morar em Amsterdã, onde recebe subvenção, BBK, para realização de pesquisa experimental, até 1984.
Partida de Tênis/ Volto em 5´. Espace Cairn, Paris, France.
Puídas, Esgarçadas, Rotas/ Situação Nevoeiro ou Ouvidos a Distâcia/. Espace Pernety, Paris, France.
Individual: Registros de Trabalho. Galeria Sérgio Milliet-Funarte, Projeto Arte Brasileira Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil.
Grand Dieu Épargnon Cela a Notre Pays. Semaine Évenement à Cairn, Paris, France.
Coletiva: Livres d`Artiste. Centre Georges Pompidou, Paris, France.
Mail Art. XVI Bienal Internacional de São Paulo, Brasil.
Coletiva: Contemporaneidade-Homenagem a Mário Pedrosa. MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Entre a Mancha e a Figura. MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
1982 Individual: D`Apres Le Dernier Portolano, Espace Cairn, Paris, France.
Individual: Série Africana, Galeria São Paulo, SP, Brasil.
Expressions, Makkon Stichting, Amsterdã, Holanda.
Individual: Minha Cabeça Está vazia / Meus Olhos Estão Cheios. Galerie Suspect, Amsterdã, Holanda.
Espace Cairn, paris, France.
MAM, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil.
1983 XVII Bienal Internacional de São Paulo, SP, Brasil.
Individual: Máscaras e Memórias. Série Africana, Galeria São Paulo, SP, Brasil.
Coletiva: 3000m3. Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Intervenções no Espaço Urbano. Galerias da Funarte, Rio de Janeiro, Brasil.
1984 Individual: Registros. Fundação Makkom, Amsterdã, Holanda.
Fundação Het Apollohuis Eindhoven, Alemanha.
Galeria MP2 Arte, Rio de Janeiro, Brasil.
36 Pontos Sonoros. Amsterdã, Holanda.
Individual: Galeria Arco, São Paulo, SP, Brasil.
I Bienal de Havana, Cuba.
1985 Passa a residir, alternadamente, em Amsterdã(Holanda), Aix-en-Provence(France), e Rio de Janeiro(Brasil).
XVIII Bienal Internacional de São Paulo, SP, Brasil.
Individual: Pinturas. Petite Galerie, Rio de Janeiro, Brasil.
VIII Salão Nacional de Artes Plásticas. Sala Especial "A Arte e e Seus Materiais: Atitudes Contemporâneas". Funarte, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Tendências do Livro de Artista no Brasil, Centro Cultural São Paulo, Brasil.
1986 Individual: Galeria Millan, São Paulo, Brasil.
Coletiva: Depoimentos de uma geração 1969/1979, Galeria de Arte Banerj, Rio de Janeiro, Brasil.
Raízes Negras (série Africana), Espaço Cultural de Sérgio Porto, Rio de Janeiro, Brasil
Individual: Pinturas e Desenhos. Petite Galerie, Rio de Janeiro, Brasil.
1987 Coletiva: Autobriografische Notities, Gallerij Klove, Amesterdã, Holanda.
Individual: Experiência nº 1, Galeria do Centro Empresarial do Rio de Janeiro, Brasil.
Recebe O Prêmio Mário Pedrosa da Associação Brasileira de Críticos da Arte/APCA.
1988 Coletiva: O Eterno é Efêmero. Petite Galerie, Rio de Janeiro, Brasil.
Individual: Galeria Montesanti, Rio de janeiro e São Paulo, Brasil.
Expressão e Conceito, Anos 70. Galeria do Edifício Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Rio Hoje. MAM-RJ, Rio de Janeiro, Brasil.
1989 Individual: Experiência N.4. Centro empresarial do Rio de Janeiro, Brasil.
Galeria Montesanti, São Paulo, Brasil.
Individual: Kate Art Gallery, São Paulo, Brasil.
Individual: Artur Fidalgo Escritório de Arte, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: O Pequeno Infinito e o Grande Circunscrito. Galeria Arco, São Paulo, Brasil.
Mantém Ateliê provisório no Consulado de Portugal, Palácio da São Clemente, Rio de Janeiro, Brasil.
1991 Experiência N.5. Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Filmes e Vídeos, sobre Artistas. Experiência N.5 (Vídeo RioArte). Centre Georges Pompidou, Paris, France.
Coletiva: Imagem Sobre Imagem. Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, Brasil.
1993 Individuais: Extensão. Galeria Ibeu, Rio de Janeiro, Brasil. (Prêmio de viagem aos EUA).
Variantes. Galeria Saramenha, Rio de Janeiro, Brasil.
Desenhos e Colagens. Galerie Brot und Kase, Geneve, Suisse.
Galeria Goudard, Rio de Janeiro, Brasil.
Individual: Galerie Kunst Coul, Geneve, Suisse.
Coletiva: Arte Brasileira, Anos 60/70: Coleção Gilberto Chateaubriand. Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil.
Mostra Itinerante Brasil: Segni DArte/Libri e video, 1950-1993. Querini Stampalia, Veneza / Biblioteca Braidense, Milão /
Biblioteca Nationalle, Florença / Centro de Estudos Brasileiros, Roma; Itália.
Coletiva: Um Olhar Sobre Joseph Beuys. II Fórum Brasília de Artes Visuais, Museu de Arte de Brasília, Brasil.
1994 Coletiva: As Fronteiras do Vazio (Livros-objeto de Artista). Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: As Potências do Orgânico. Museu do Açude, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Brasilianische Zeichnungem, Karmelita Kunsthaus, Koln, Germany.
Bienal Brasil Século XX, Bienal internacional de São Paulo, Brasil.
Coletiva: Via Fax, Museu do Telefone, Rio de Janeiro, Brasil.
1995 Individual; Uma Extensão no Tempo. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.
As Fronteiras do Vazio, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.
Arte Efêmera, Centro Cultural, Itaú, São Paulo, Brasil.
Projeto Gráfico, Revista Item-1 páginas Centrais, e participa do Projeto Conversações, na Item-2, Rio de Janeiro, Brasil.
1996 XXIII Bienal internacional de São Paulo (sala especial) "Universalis", São Paulo, Brasil.
Coletiva: Mensa/Mensae. Funarte, Rio de Janeiro, Brasil.
Individual: Situações: Artur Barrio: Registros, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
Re-Aligning Vision-Alternative Currents in South American Drawing. Museo Del Barrio, New York, USA.
Arkansas Art Center, Little Rock, USA.
Arches M. Huntington, Austin, USa
Museo de Bellas-Artes, Caracas, Venezuela.
Museo de Arte Contemporaneo, Monterrey, Mexico.
Miami Art Museum, Miami, USA.
1997 Individual: Fragmentos, Galeria São Paulo, São Paulo, Brasil.
Há Sopa. (com Tunga), Atelier Finep, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.
I Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RGS, Brasil.
ArteCinema: Anos 60/70. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
1998 XXIV Bienal Internacional de São Paulo, Brasil.
Out of Actions - Between performance and the object: 1949 - 1979. Museum of Contemporary Art, Los Angeles, USA.
Austrian Museum of Applied Arts,Viena, Austrian.
Museo D'Art Contemporani, Barcelona, Espanha.
Museum of Contemporary Art, Tokyo, Japão.
National Museum of Osaka, Osaka, Japão.
Coletiva: Hélio Oiticica e a Cena Americana. Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil.
Desenhos: Artur Barrio, Cildo Meireles e Luís Fonseca. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.
Coletiva: Poéticas da Cor. Centro Cultural Light, Rio de Janeiro, Brasil.
Há Sopa. (com Tunga), Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM Salvador, Brasil.
Teoria dos Valores. Casa França Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
Museu de Arte Moderna de São Paulo. MAM, São Paulo, Brasil.
Colectiva: Anos 60/70: Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
Studies in Latin American Contemporary Culture, Universidade do Minnesota, E.U.A.
Ocupações/ Descobrimentos: O Sonho do Arqueólogo. MAC Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
Individual: Galeria Paulo Fernandes, Rio de Janeiro, Brasil.
1999 Global Conceptualism: Points of Origin, 1950s - 1980s, Queens Museum of Art, New York, USA.
Walker Art Center, Mineápolis, USA.
Miami Art Museum, Miami, USA.
Individual: Registros, Registros, .....e etc. Galeria André Viana, Porto, Portugal.
Individual: Nova Galeria, São Paulo, Brasil.
Retrospectiva: (Recortes & Fragmentos).Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG, Brasil
Individual: Experiência nº 16, Pinacoteca Barão de São Ângelo, Instituto das Artes, UFRGS, Rio Grande do Sul, Brasil
Cotidiano/Arte - Objecto: Anos 60/70. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
Coletiva: Circa 68. Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal.
Coletiva: Experiência N.14. Centro Cultural Dragão do Mar, Fortaleza, Ceará, Brasil.
2000 Retrospectiva da obra Regist(r)os, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal.
Lançamento do livro: REGIST(R)OS. Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal.
Arte Conceitual e conceitualismos: anos 70 no acervo do MAC - USP, Galeria Fiesp, São Paulo, Brasil.
60 anos de Arte Brasileira-Acervo da Caixa. São Paulo, Brasil.
Quase que (....) Situações Mínimas, MAC-USP, Galeria Fiesp, São Paulo, Brasil.
Retrospectiva Artur Barrio: A Metáfora dos Fluxos: 2000/ 1968. Paço das Artes, São Paulo, Brasil.
MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
MAM, Salvador, Bahia, Brasil.
Mostra do Redescobrimento do Brasil + 5000, Pavilhão Cicillo Matarazzo, São Paulo, Brasil
Individual: Desígnio, Escritório de Arte Artur Fidalgo, Rio de Janeiro, Brasil.
Projecto Fronteiras (três Livros e Meio), (Obra construida no Arroio-Chuí...As margens do Arroio que separa Brasil-Uruguai). Itaú cultural, São Paulo, Brasil.
Um Oceano Inteiro para Nadar, Culturgest, Lisboa, Portugal.
III Bienal da Coréia do Sul, Man+Space, Kwangju, Coréia do Sul.
Individual: Desenhos, Galeria Paulo Fernandes, Rio de Janeiro, Brasil.
Situações: Arte Brasileira Anos 70. Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
Século XX: Arte do Brasil. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
Mit List Visual Arts Center, Cambridge, USA.
2001 Eztetyka del Sueño. Palácio de Cistal/ Palácio Velásquez, Madrid, Espanha.
Heterotopias. Museu Nacional de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha
Individual: A Arte dos Sonhos Perdeu-se na Imensidão dos Desertos Interiores, Galeria GL Box, Porto, Portugal.
VII Semana de Arte Londrina, Casa da Cultura/ UEL, Londrina, Pr, Brasil
Mistura + Conforto, Central eléctrica do Freixo, Projecto Porto 2001, Porto, Portugal.
Fortaleza - Lisboa, Galeria Cândido Portinari - UERJ, Rio de Janeiro, Brasil.
A Metáfora dos Fluxos, MAM, Bahia e Rio de Janeiro, Brasil
Construtivistas e Instalações no Acervo (aquisições essenciais), MAM, Rio de Janeiro, Brasil
O fio de Ariadne (no tempo, como jogo de tempo no próprio tempo), MAM, Rio de Janeiro, Bahia, Brasil
(Quase) Efémera Arte, registos da situação P... H.... 1969, Itaú Cultural de Campinas, São Paulo, Brasil
De L'adversité, nous vivons, Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, France.
Coletiva: A Luz Como Estrutura ...1)de dentro para fora....2)Simples, 1970...., MAM, Rio de Janeiro, Brasil.
Ibeu: 1991-2001 Uma Década de Arte Contemporânea. Galeria de Ibeu-RJ, Rio de Janeiro, Brasil.
Coleções II. galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
Individual: Galeria Paulo Fernandes. Rio de Janeiro, Brasil.
2002 XI Documenta de Kassel.. Kassel, Germany.
Vivências: Dialogues Between the Works of Brazilian Artists from 1960s-2002, New Art Gallery Walssal, Walsall, U.K, England.
Sainsbury Centre for Visual Arts, Norwich, U.K, England.
Filmes / Registro. La maison Rouge, Fondation Dagalbert, Paris, France.
Individual: Trans>area. Action in the Street of Chelsea. New York City, NY, USA.
Violência e Paixão, Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil.
Individual: Manoel Macedo Galeria de Arte, Belo Horizonte, Brasil.
Indicação para o Prémio Multicultural Estadão 2002, São Paulo, Brasil.
Individual: SUB (Homenagem a Pierre Vogel). Artur Fidalgo Escritório de Arte, Rio de Janeiro, Brasil.
Lançamento do catálogo Artur Barrio: o Sonho do Arqueólogo, Mac de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
I Bienal Ceará-Américas.Centro Dragão do Mar, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Lançamento do livro Artur Barrio. Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, PE, Brasil.
Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio - ECCO, Brasília, Brasil.
Pinacoteca do Estado de São Paulo. SP, Brasil.
Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil.
2003 Bankett. Metabolismus und Kommunikation. Zentrum für Kunst und Medientechnologie Karlsruhe, Germany.
Palau de la Virreira, Barcelona, Espanha.
Centro Cultural Conde Duque, Madri, Espanha.
Coletiva: ARTEFOTO, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
4. Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil.
Coletiva: Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
2004 VI Salão Capixaba do MAR. Casa Porto das Artes Plásticas, Vitória, ES, Brasil.
XXVI Bienal Internacional de São Paulo, Brasil.
Inverted Utopias: Avant-Garde Art in Latin America. Museum of Fine Arts, Houston, USA.
2005 O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil.
Barrio - Beuys....... Stedelijk Museum Voor Actuele Kunst (S.M.A.K). Ghent, Belgium.
MIni-Retrospective: Artur Barrio. Frac Provence-Alpes-Côte D' Azur (FRAC-PACA), Marseille, France.
Lancamento do livro: "Impropre A La Consumation Humaine" (FRAC-PACA), France.
Individual: Galeria Arte 21. Rio de Janeiro, Brasil.
Individual: Galeria Millan Antônio, São Paulo, Brasil.
Individual: "Réflexion...(S)...". Palais de Tokyo, Paris, France.
2006 Retrospective: Artur Barrio: Actions after Actions. Goldie Paley Gallery, Moore College of Art and Design, Pennsylvania, Philadelphia, USA.
-We Humans Are Free: From The Collection Of S.M.A.K., Museu Of Contemporary Art, Ghent., 21St Century Museum Of Contemporary Art, Kanazawa, Japão
-Coletive: Arte Pará 2006, Fundação Romulo Maiorana, Belém do Pará, Brasil.
-Coletive: Entre la Palabra y la imagen. Fundação Luis Seoane, Coruna, Espanha.
2007 Filmes de Artistas, Brasil 1965-80, OI Futuro, RJ, Brasil.
-Arte como questão-Anos 70. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil.
Detourism. Orchard 47, New York City, NY, USA.
2008 Retrospectiva-Artur Barrio, Museo Tamayo, México.
Arte - Antropologia. MAC USP, São Paulo, Brasil.
-Coleção Gilberto Chateaubriand - Um Século de Arte Brasileira, MASC - Museu de Arte Moderna de Santa Catarina, Brasil.
-Artists Hands Project. S.M.A.K Stedelijk Museum Voor Actuele Kunst, Gent, België.
Mart a Herford, Herford, Germany.
-Desenhos HETERODOXOS. Galeria Millan, São Paulo, Brasil.
-ARTE ≠ VIDA: ACTIONS BY ARTISTS OF THE AMERICAS, 1960-2000. El Museo del Barrio, New York, EUA.
2009 Subversive Practices/Art under Conditions of Political Repression60s-80s / South America / Europe
Württembergischer Kunstverein Stuttgart.

COLEÇÕES:
Gilberto Chateaubriand.
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, (MAM) RJ, Brasil.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ, Brasil.
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, (MAC USP), SP, Brasil.
Museu de Resende, Estado do Rio de janeiro, Brasil.
Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP, Brasil.
Museu de Arte Contemporanea de Serralves, Porto, Portugal.
Fundacion Arco, Madri, Espanha.
Musée d Art Moderne de la Ville de Paris, France.
S.M.A.K Stedelijk Museum Voor Actuele Kunst, Gent, België.
Inhotim Centro de Arte Contemporânea, Belo Horizonte, Brasil.
Livros Registros: Biblioteca do C.C.B.B.-Rio de Janeiro, Brasil.
Centre Pompidou-Paris, France.
Bibliotheque National-Paris, France.
Fondation Maeghe-St.Paul de Vence, France.
MoMA-New York, USA.
Museu Serralves - Porto, Portugal.



LIVROS:
ARTUR BARRIO Uma extensão no tempo, Rio de Janeiro, 1995.
ARTUR BARRIO "A Metáfora dos Fluxos" 2000 / 1968, São Paulo, 2000.
REGIST(R)OS, Porto, Portugal, 2000.
ARTUR BARRIO / Organizado por Ligia Canongia., Rio de Janeiro, 2002.
ARTUR BARRIO "Impropre A La Consommation Humaine", France, 2005.
BARRIO - BEUYS, Gent, België. 2005.
ARTUR BARRIO - Actions After Actions, Philadelphia, 2006.
ARTUR BARRIO - Ensaio sobre a monotonia, editado por Cristina Motta.


fonte : Blog do artista em abril/2011

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Barrio, Artur (1945)



Biografia

Artur Alípio Barrio de Sousa Lopes (Porto, Portugal 1945). Artista multimídia e desenhista. Em 1955, passa a viver no Rio de Janeiro. Começa a se dedicar à pintura em 1965 e, a partir de 1967, freqüenta a Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Nesse período, realiza os "cadernos livres", com registros e anotações que se afastam das linguagens tradicionais. Em 1969, começa a criar as Situações: trabalhos de grande impacto, realizados com materiais orgânicos como lixo, papel higiênico, detritos humanos e carne putrefata (como as Trouxas Ensangüentadas), com os quais realiza intervenções no espaço urbano. No mesmo ano, escreve um manifesto no qual contesta as categorias tradicionais da arte e sua relação com o mercado, e a situação social e política na América Latina. Em 1970, na mostra Do Corpo à Terra, espalha as Trouxas Ensangüentadas em um rio em Belo Horizonte. Barrio documenta essas situações com o uso de fotografia, cadernos de artista e filmes Super-8. Cria também instalações e esculturas, nas quais emprega objetos cotidianos. Realiza constantes viagens, e reside também na África e na Europa - em Portugal, na França e na Holanda. Desde a metade da década de 1990, ocorrem várias publicações e exposições que procuram recuperar sua obra.



Atualizado em 11/11/2005
fonte : Itaú Cultural
Fonte Cda

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.