Biografia |
O cartunista, web designer e artista plástico André Cerino (Marcos André Cerino de Lima) nasceu em Recife-PE, em 10 de setembro de 1964 - justamente no Dia Internacional da Arte. Desde a infância, Cerino adora desenhar e sempre procurou descobrir e pesquisar diferentes autores, estilos e tendências - na pintura, nas artes gráficas, nos quadrinhos e em outras expressões artísticas.
Na adolescência, já fazia caricaturas de seus colegas e professores e de personalidades da história brasileira. Aos 15 anos de idade, Cerino já tinha experimentado muitos desenhos e criado alguns personagens - a maioria deles com um tom de crítica social, marca forte de seu trabalho até hoje.
Deixou as praias pernambucanas em 1983 e aportou em plena capital federal, trazendo na bagagem sua munição artística (lápis, tintas, canetas e muitas idéias) e a vontade de conquistar, junto com seus personagens, novos horizontes. Nos últimos 20 anos, Cerino já trabalhou como desenhista em diversos jornais, revistas e agências de publicidade de Brasília e de São Paulo.
Em 2004, o cartunista criou a empresa Artefix Criações, especializada na elaboração de cartilhas ilustradas, gibis, revistas, catálogos, personagens, sites e livros, entre outros produtos. Em 2005, Cerino lançou o Almanaque da Criança, uma revista ilustrada que ensina e diverte a criançada.
Como cartunista, Cerino já ganhou vários prêmios, como Menção Honrosa no 3º Salão de Humor de Minas Gerais, 2º lugar no IV Salão de Humor de Minas Gerais, Menção Honrosa no 2º Salão de Humor sobre a Fiscalização dos Gastos Públicos (Unacon), 3º lugar e 1º lugar do júri popular no 3º Salão de Humor sobre a Fiscalização dos Gastos Públicos (Unacon), e 1º lugar no 5º Salão de Humor sobre a Fiscalização dos Gastos Públicos (Unacon).
Como artista plástico, ganhou, por exemplo, o 1º lugar no 3º Salão Nacional de Artes Plásticas do Iate Clube, Brasília-DF. Também já foi premiado em concursos de criação de logomarcas e em campanhas publicitárias.
|